quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Há tempo para realizar nossos sonhos?

Incrível!

Considero a internet um dos grandes expoentes da Humanidade. Ela está para o homem hoje como a invenção da roda esteve para o homem há milhares de anos atrás. E não é exagero! Estamos vivendo uma revolução da informação! Gutemberg, com a invenção da imprensa, deu os primeiros passos para a democratização da informação. Hoje, em pleno século XXI, ainda não se pode afirmar que ela está de fato acessível a todos. Menos de 20% dos brasileiros tem acesso à internet.

Bem, e porque desse meu post? Além da internet ter dado a possibilidade desse blog existir, dá também a possibilidade de quem está muito longe conseguir ler o que escrevo. Tanto no exterior como em diversos pontos do Brasil. Isso não é fantástico? E tudo isso instantaneamente, em tempo real.

Claro, você não acha isso mais tão fascinante assim. Você acorda com o alarme de seu IPhone, liga sua tv de plasma, toma café da sua cafeteira elétrica, vai ao cursinho de carro, volta para casa, estuda pelo pc e tudo isso já é muito natural para você.

A velocidade é muito natural para nós. Temos pressa para tudo, inclusive para passar no vestibular. Agora para e pensa: quantos anos você tem? Uma média de 20 anos? Custa esperar um pouco, ter paciência, não se estressar com as mudanças dos vestibulares e as cagadas do governo?

Da mesma forma que a tecnologia avançou, nossa expectativa de vida também. Ela chega a mais de 80 anos nos países desenvolvidos. O Brasil está no caminho certo. Apesar de nos mantermos na 75° colocação do ranking do IDH, divulgado pelo último levantamento Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), nosso índice apresentou um pequeno aumento e o brasileiro já tem uma expectativa de vida de 72 anos.

Por isso, eu volto a lembrar-los: essa é uma fase decisiva para nós. Tenha calma e pense no seu futuro. Sempre há tempo. Vale a pena ralar agora para passar em uma boa universidade, mesmo que isso demore um pouco, afinal, o que vale viver mais de 70 anos sem ter realizado seus sonhos?

9 comentários:

Caio Cezar disse...

Sem dúvida Carol, concordo plenamente com você. Somos cotidianamente influenciados pela rapidez das coisas quando o mais sensato seria pensar em passar numa boa universidade, custe o tempo que custar. Sabe, falo isso porque em medicina, por ser o curso mais concorrido em grande parte das universidades, as pessoas, depois de um tempo, não estão nem aí se vão passar no Acre ou no Rio Grande do Sul, o importante é passar. E o futuro que se exploda, não? Acredito que o imediatismo moderno pode ser deixado de lado quando é a nossa realização pessoal que está em jogo.

DougFerrante disse...

Muito bem colocado, Carol!

ps: ótimo texto, A julgar pelos seus textos dissertativos, vejo que você realmente tem jornalismo no sangue!

.

Turibiana L. disse...

Olá Carolina, saiba que não é só você que se fascina observando como a internet nos ajuda.
Pelo que vi você quer jornalismo, não é mesmo?
Infelizmente a desigualdade no nosso país não permite que todos tenham acesso a esse bem tão precioso que é a internet, espero de coração que quando você se formar não se esqueça disso e seja mais uma na luta pela melhoria da humanidade.
Sou médica e tento fazer isso da minha forma. Levei 2 anos para passar no vestibular, e digo com toda a certeza: Vale a pena! Jamais desista de um sonho, seja ela qual for!
Você tem um dom garota, meus parabéns! Mesmo não te conhecendo ficarei orgulhosa quando você se formar, e mais ainda quando eu ler uma matéria sua seja onde for. Será uma excelente jornalista.
Um grande beijo, Turibiana

Carol disse...

Oi garotos! Adoro os comentários de vocês! Quero encontrar vocês em um futuro próximo, em uma das festinhas da USP, ok? Hoje eu estou pirando! Esse foi um mês muito agitado pra cabeça de um vestibulando! Beijos!

Anônimo disse...

Carol,

Não queres me dar umas aulinhas de redação não?

Carol disse...

Oi Sr. Anônimo!

Era um projeto meu publicar aqui no blog algumas dicas de redação. Dei o pontapé inicial, mas com a correria para o vestibular é difícil seguir uma agenda para as postagens. Mas fique de olho por aqui! Assim que der volto a colocar dicas sobre redação.

Beijos!

Unknown disse...

Fala menina mais gorda(brinks) e eloquente que conheço...

Não é de hoje que falo que vc escreve bempácaraleo né. Eu posso num ter comentado mais, mas eu visito td dia ok???

Estou com saudade de você e daquele povo!!!

Beijo

Anônimo disse...

Olá Carol,

Lendo esse seu belo texto lembro de tudo o que passei no cursinho e depois a grande expectativa da lista de espera da UNIFESP, mas realmente vale muito a pena estar numa boa universaidade demore o tempo que for e custe o que custar, boa sorte pra todos e principalmente pra você, por quem torço muito, bjos!

Anônimo disse...

Olá Carolina, vi seu blog através de um amigo e gostei, queria te parabenizar pela sua grande criatividade e iniciativa de ajudar aqueles que vão prestar um vestibular muito fodido.
Queria te dizer que você me ajudou bastante a me preparar para o vestibular da fuvest.
Espero que você consiga atingir o seu objetivo.
obs: te achei muito bonita ein ^^ bjks e muito obrigado.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br