quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Especial Redação: Dissertação

Muitos já sabem como se estrutura uma dissertação... Só para lembrar: Dissertação é um texto elaborado pelo aluno a fim de expor ideias sobre determinado assunto, com o objetivo de defender seus pontos de vista a respeito. Para ele é cobrado linguagem culta e formal e um dos desafios é manter o texto com uma estrutura coesa, ou seja, com as ideias ligadas entre si, conectadas.

Bem, vamos lá. Pontos principais em uma dissertação:

Estrutura:
Introdução - apresentação do assunto (elaboração da tese).
Desenvolvimento ou Argumentação - você fará aqui a defesa de sua tese, isto é, defenderá o seu ponto de vista através de argumentos.
Conclusão - Retoma-se a tese, confirmando-a ou simplesmente faz-se uma síntese das ideias anteriormente discutidas no texto.

O texto deve ser escrito em 3° pessoa ou em 1ª pessoa do plural (Ex: "Nós, os brasileiros, devemos..."; "As pessoas são influenciadas..."), evite a 1ª pessoa (Ex: "Eu acho que..."; "O meu ponto de vista é..."), ou melhor, evitar é pouco: fuja da 1ª pessoa, risque ela da sua dissertação. Ela quase nunca é adequada a essa modalidade. Não vou generalizar porque vocês poderão encontrar redações por aí (as "nota 10" da fuvest) com 1ª pessoa. Só para esclarecer: depende do enfoque da proposta. Se a proposta for para desenvolver um tema com cunho pessoal, por exemplo, pedindo para contar experiências sobre determinado assunto, siga a proposta, se não, esqueça a 1ª pessoa.

Cada parte da dissertação será tratada em um post separado, para podermos visualizar melhor o que pode ser feito em cada uma delas.

Até a próxima.

3 comentários:

Lud disse...

Huuuumm... ótima matéria ein =D
Acho que vou indicar para alguém, sabe?

;**

Unknown disse...

OWWW menina, num sei se vc percebeu q ngm tá escrevendo na caixa de texto...PQ NINGUEM TÁ VENDO ELA!!!

coloca a caixa de texto mais pra cima, assim vc num obriga os usuários a decerem td o scroll p/ ve-la.

Depois pego minha comissão por dicas de layout...rs

bjo

Carol disse...

haha o danilo é tão engraçado! vestibulando não é preguiçoso não ooo! uhaUhaUHA Eles descem até o fim da pagina...

mas tudo bem, não vou desobedecer um programador. uhaUHA

bjo

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br