domingo, 30 de agosto de 2009

Fuvest divulga que n° do Enem é facultativo

Devido a grande quantidade de pessoas que vêm reclamando a respeito do número do Enem (muitas estão com dificuldade para obtê-lo), a Fuvest divulgou que o candidato não precisará colocá-lo na sua inscrição. Eles localizarão sua nota no Enem através de seu CPF.

Mais informações:
Informe à Imprensa - Fuvest

Interatividade na Internet

Hoje você pode encontrar coisas que piscam, pulam e dançam na tela do seu pc. Para os vestibulandos, encontrei sites interessantes que com certeza te ajudarão, principalmente porque com a interatividade, você pode descobrir muito mais sobre determinados assuntos.

Por exemplo:

No site do Guia do Estudante, fizeram uma seleção de sites interativos para Química e Física. Um deles é o Ciência Tube, site que explora vídeos para ilustrar conceitos de Ciências. Outro é o Ptable, um site com uma tabela periódica, na qual você consegue muitas informações, somente passando o mouse ou clicando nos elementos.


Veja a seleção de sites para:

Fiquem de olho no site do Guia do Estudante! Eles sempre fazem essas listas para nos ajudarem.



Agora é a vez do site do Estadão. Já anteriormente comentei sobre a sessão de Especiais do site da Folha de São Paulo. Hoje descobri que o Estadão também tem uma sessão de Especiais, com a diferença de explorarem infográficos, que são uma maneira interativa de expor conteúdo.

Eu destaco:

e muitos outros!

Fiquem atentos a tudo que estiver fazendo aniversário esse ano... 50 anos daquilo, 20 anos daquilo... Sempre cai no vestibular.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Rapidinhas

Fuvest lança site exclusivo para inscrições - Fiquem espertos, as inscrições começam amanhã, dia 28/08. O lançamento desse site é uma tentativa de evitar congestionamentos e problemas nas inscrições. Temos como exemplo negativo a confusão que foram os últimos dias das inscrições para o Enem. Tiveram que prolongar as inscrições por mais dois dias, se eu não me engano, devido ao intenso fluxo no site dos caras.

Hum... que mais? Ah! Achei materiais incríveis esses dias... Vou destacar alguns, depois coloco os outros. O site Kotonette disponibilizou para download um pack com apostilas de todas as matérias, repletas de conteúdo, muito completas, vale a pena. No mesmo site também é possível encontrar aulas de matemática para download. São aulas curtinhas, dá para assistir sem torrar a paciência. Não porque seja matemática, haha claro! Mas porque não temos muito tempo para ver aulas inacabáveis! (cof, cof)

Ps: O site da Fuvest ainda está em manutenção, mas provavelmente amanhã já estará funcionando normal (assim espero).

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hora da Revisão: Aulas online



No site do G1, você encontra diversas aulas online, bem curtinhas, mas o suficiente para você revisar a matéria ou encontrar novos assuntos. Como são rápidas, dá para assistir tranquilamente, sem ficar cansativo. Geralmente são abordados temas recorrentes no vestibular, portanto, para refinar o seu estudo é interessante você acompanhá-los e ficar por dentro do que pode cair esse ano.

Clique na imagem para ver a busca com os vídeos relacionados a vestibular.

Vinicius de Moraes: Dicas de filme!


Documentário sobre Vinicius de Moraes traça a trajetória do compositor com depoimentos de artistas da MPB, interpretações de Zeca Pagodinho, Monica Salmaso, entre outros, além de poesias declamadas por Camila Morgado e Ricardo Blat.

Exatamente isso. Eu vou ser franca... Achei o filme, mas ainda não o vi. Até já baixei, mas ainda não tive "tempo" (na verdade, disposição). Como sei que vocês são aplicados (cof, cof) e adoram uma ajuda na hora do vestibular, é bom ficar atento! Antologia Poética de Vinicius de Moraes entrou na lista de livros para alguns vestibulares desse ano e sendo novidade, fica difícil prever o que pode cair a respeito. Vejam o filme e se acostumem com o autor.

Download


Vidas Secas em filme!

Hoje comecei a ler novamente o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Ainda faltam alguns para eu completar a lista da Fuvest, principalmente as obras novas: Capitães de Areia e Antologia Poética do Vinicius.

O problema é: nosso tempo está acabando! Quase um mês para o Enem e menos de 3 meses para a Fuvest. Claro, isso para mim. Quem vai fazer outros vestibulares poderá ter menos tempo ainda! E o que fazer com essas obras infindáveis que temos que ler? Nem sempre dá tempo, eu sei. Por isso, fica a dica do filme "Vidas Secas" aqui. Ele é de 1963 e ganhou diversos prêmios pelo mundo. Só digo isso porque assim temos alguma garantia de que esse filme ajude e não atrapalhe, como é o caso do filme "Iracema", que é grotesco.

Mas, devo lembrar que o melhor a se fazer é sempre ler o livro. Em todo caso, o filme ajuda a fixar a narrativa. Baixem o filme, aluguem em outro lugar, sei lá! Na hora do vestibular vale tudo!

Download

Uma amostra para vocês:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Não fique com minhocas na cabeça!


O site do Anglo oferece aos internautas vídeos sobre os principais vestibulares do país. Já foram realizados programas sobre a Unicamp, a UniABC e a Fuvest. Dia 31/08, às 15h00 será a vez da Unesp. Os programas estão disponíveis na TV WEB do cursinho.


Eu não faço cursinho no Anglo, portanto, não é propaganda... O site dos caras é bom mesmo... Eu já dei essa dica: acompanhem as aulas online que eles disponibilizam gratuitamente, ou seja, é só clicar, não precisa de senha ou qualquer outra coisa. Aliás, se sua internet não é uma Brastemp (assim como a minha), fiquem tranquilos, não precisam ter o turbo para acessar os vídeos. Há várias opções, até mesmo só o áudio das aulas.


O que não vale é não estudar. Hoje vendo o programa sobre a Fuvest, depois deles responderem uma pergunta minha no ar, o recado principal é: Estudar! Foi interessante essa interação com o internauta. Eu jurava que eles nem iriam responder, tanto que nem caprichei muito na pergunta, mas acabaram respondendo. Toda informação é válida nessa hora, por isso, quem quiser, assista.


O Vestibular é para todos, a prova é a mesma. A diferença estará no seu nível de dedicação. Eu estou na mesma que vocês, portanto, nem sempre esse discurso funciona comigo, mas tenho a ligeira impressão (haha) que depois veremos que valeu a pena.

domingo, 23 de agosto de 2009

Sobre a Feira...

Fui, nesse sábado, à Feira que o Guia do Estudante ofereceu. Eu não sei se é porque tenho certa tendência a ver o lado ruim das coisas ou se é porque realmente houve pontos negativos no evento. Listei alguns desses possíveis pontos:

1° - A respeito do transporte gratuíto oferecido pelo evento: Péssimo! Quando cheguei à estação Tiête do metrô me deparei com uma fila interminável. Um bom velhinho chegou aos meus amigos e nos ofereceu um "transporte alternativo" até a feira por R$3/cada. Vimos que esse seria o único jeito de não ficar horas na fila, já que apenas 1 van estava fazendo o percurso e de 15 em 15 min. No final, estávamos em uma kombi velha, torcendo para não sermos sequestrados e perdermos nossos orgãos. HAHA

2° - Da Organização - Chegamos a feira e recebemos um mapa do evento. Até aí tudo bem... Tinham milhares de vestibulandos aglomerados e pendurados nos estandes das faculdades. E claro, outros milhares de promotores oferecendo squeezes caso dessemos dados pessoais a eles. Não consegui me achar na feira. Via filas intermináveis por todos os lados... Pessoas cansadas e sentadas pelos cantos. Não fui a nenhuma palestra, mas podia estar pior... Houve sim organização, mas não o suficiente.

3° - Das filas nos banheiros - O banheiro masculino não tinha filas, óbvio: Eles fazem de pé e nem lavam as mãos (eca!). HAHA. Mas em compensação o das mulheres... Ficar na fila do xixi é a pior coisa que tem.

Em todo o caso, pode ter sido bom para alguns ou para a maioria. Mas como não deixo de opinar, precisava mostrar a minha visão da feira. Comentem como foi para vocês!

Últimas Notícias II

Fuvest divulgará lista de beneficiados pela isenção nesta segunda-feira (24/08), mas isso só vale para quem fez o pedido até dia 10 de agosto. Os que fizeram a partir do dia 12 receberão suas respostas depois, em data ainda não divulgada.

Ah! E não vão mais reabrir as inscrições para o Enem. O Inep recorreu na Justiça e conseguiu cassar a liminar que previa a reabertura das inscrições. Bem... o que eu acho disso? Acho que não faria muita diferença. Antes o exame era realizado ainda mais cedo no ano e mesmo assim dava tempo de conseguir o número do CPF, para quem ainda não tinha. Agora, o Enem será em Outubro e uma reabertura de inscrições derrubaria o calendário de muitas universidades. A nota do Enem é usada como bônus para a Fuvest/Unicamp e como isso iria acontecer se a prova também fosse adiada? Teriam que adiar os outros vestibulares também. Bom, isso entre outras mudanças que seriam provocadas pela reabertura.

Últimas Notícias

Unesp lançou um blog para colocar notícias sobre vestibular e para tirar dúvidas (já que esse ano a Unesp fez alterações no método do processo seletivo). Fiquem de olho por lá!

O Anglo fará nos dias 29 e 30 de agosto um simulado aberto do enem. Para quem não fez ainda nenhum, ainda dá tempo de conhecer o novo modelo de prova, com 180 questões e realizado em 2 dias. Os caras do Anglo são muito metidos! HAHA Vocês farão suas inscrições num site especialmente dedicado ao simulado.

Ainda falando do Anglo, essa é imperdível para vocês. O Anglo realizará nessa segunda-feira (24/08 - 15h00) uma entrevista transmitida pela TV WEB do site deles com um professor da USP para tirar dúvidas sobre o novo modelo da Fuvest. Vocês poderão tirar suas dúvidas ao vivo. Quem perder pode conferir o programa depois, que ficará disponível no site.

Assim que verificar outras notícias irei postando aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Especial Redação: Dissertação

Muitos já sabem como se estrutura uma dissertação... Só para lembrar: Dissertação é um texto elaborado pelo aluno a fim de expor ideias sobre determinado assunto, com o objetivo de defender seus pontos de vista a respeito. Para ele é cobrado linguagem culta e formal e um dos desafios é manter o texto com uma estrutura coesa, ou seja, com as ideias ligadas entre si, conectadas.

Bem, vamos lá. Pontos principais em uma dissertação:

Estrutura:
Introdução - apresentação do assunto (elaboração da tese).
Desenvolvimento ou Argumentação - você fará aqui a defesa de sua tese, isto é, defenderá o seu ponto de vista através de argumentos.
Conclusão - Retoma-se a tese, confirmando-a ou simplesmente faz-se uma síntese das ideias anteriormente discutidas no texto.

O texto deve ser escrito em 3° pessoa ou em 1ª pessoa do plural (Ex: "Nós, os brasileiros, devemos..."; "As pessoas são influenciadas..."), evite a 1ª pessoa (Ex: "Eu acho que..."; "O meu ponto de vista é..."), ou melhor, evitar é pouco: fuja da 1ª pessoa, risque ela da sua dissertação. Ela quase nunca é adequada a essa modalidade. Não vou generalizar porque vocês poderão encontrar redações por aí (as "nota 10" da fuvest) com 1ª pessoa. Só para esclarecer: depende do enfoque da proposta. Se a proposta for para desenvolver um tema com cunho pessoal, por exemplo, pedindo para contar experiências sobre determinado assunto, siga a proposta, se não, esqueça a 1ª pessoa.

Cada parte da dissertação será tratada em um post separado, para podermos visualizar melhor o que pode ser feito em cada uma delas.

Até a próxima.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seu maior problema é a redação?


Teremos no Neurose um especial sobre Redação. Diversos assuntos ligados à redação serão abordados nos posts: como ter coerência e coesão nos seus textos, como fazer uma boa dissertação, elaboração de cartas etc etc.

Vamos fazer uma breve introdução ao assunto. Escrever sempre foi o seu pior pesadelo? Bom, se era, agora não é mais. Seu pior pesadelo hoje é o vestibular, tenho quase certeza. Por isso, é hora de superar traumas e colocar a cabeça para funcionar na hora da redação, porque o peso dela nas notas está cada vez maior. A relevância da redação nas notas está no fato de que, com ela, várias competências do aluno podem ser analisadas ao mesmo tempo.

"O cara sabe organizar as ideias? Ele domina a língua? É capaz de convencer a gente a admiti-lo na nossa faculdade?". A redação é isso. Os corretores querem responder a essas questões quando leem nosso texto.

Não se estresse quanto a nova ortografia. Você tem até 2012 para escrever do jeito antigo. Se você tem dificuldade, deixe as mudanças de lado e concentre-se apenas no desenvolvimento do seu texto, se não você pode acabar se distraindo durante a prova e perder muito tempo com algo que ainda não é obrigatório.

Bom, acompanhe as dicas aqui e treine. Se você não tem um professor para mostrar suas redações, mostre a outra pessoa, como um amigo, seus pais etc. Geralmente, mesmo relendo várias vezes nossos textos, nós não conseguimos identificar alguns erros. Alguém de fora poderá ver isso e te dar um toque. Uma coisa que pode te ajudar também é acompanhar o site do Uol Vestibular e ficar atento aos temas de redação propostos, pois eles corrigem os textos enviados e dão conselhos para melhorá-lo.

Última coisa: tenho certeza que você já sabe disso, mas só para lembrá-lo. Leia! Leia tudo... Jornais, revistas, livros. Assim, será muito mais fácil dominar a escrita.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lembretes!


Feira do Guia do Estudante: Dias 21, 22 e 23 de agosto (sexta, sábado e domingo) Das 9h às 19h Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo Av. Otto Baumgart, 1000 Vila Guilherme. Inscreva-se! A feira é gratuita.

Simulado Enem do Etapa - Dias 22 e 23 de agosto. Novo modelo de Enem, não percam a chance de se adaptar às mudanças. Aberto a todos, é só se inscrever.

Mudando de assunto...

Ainda não li, mas como nós somos loucos por tudo que pisca com a palavra "vestibular" na internet, acabei entrando no site para ver o que era. Trata-se de 200 dicas para se dar bem... Quem tiver a fim de ler, dá uma olhada...

Chega por hoje!

Lição de Casa

Eu percebi esse final de semana que, nem sempre, vou conseguir atualizar o blog todos os dias. Portanto, deixo lição de casa para vocês (Como se precisassem de mais ainda... HAHA).

Coloquei aqui no blog um espaço para "Links Interessantes". São diversos sites cujo tema principal é o nosso bendito vestibular. São sempre atualizados e pode ser que alguma novidade chegue antes a eles do que a mim, ou talvez, coisas que eu nem saiba estejam lá e, dessa forma, vocês poderão acessar para ter outras fontes de informações e banco de dados.

Sejam curiosos. A curiosidade é melhor vício que alguém pode ter... Garimpem os sites e boa sorte!

Para Exatas


Eu sei que tenho certa tendência a escrever apenas sobre Humanas, mas para não ser injusta e também ajeitar os meus pontos fracos em Exatas, garimpei uns sites interessantes para você ver conteúdo, exercícios, simulados etc etc

De Física:

Física.net - Site com muito material mesmo... só precisa ter paciência para olhar... É bastante organizado, com fácil localização de assuntos no menu a esquerda.

Física Interativa - Site que promete a Física de forma mais dinâmica. Vi que tem aulas com audio e slides, bom para quem estuda sozinho.

De Matemática:

Matemática do Científico e do Vestibular - Site que se auto qualifica como "O paraíso dos Vestibulando". Eu como sou um pouco avessa à mMatemática, não experimentei muito, mas vi que é organizado em frentes, com Matemática desde a Trigonometria até a Contabilidade.

Só Matemática - Então gente... Esse site é um pouco enrolado para usar. Precisa se cadastrar... mas é coisa rápida. Eles fazem algumas propagandas dos materiais deles para comprar, mas nada muito inconveniente. Existem outros sites da mesma rede, como o Só Geografia, Só Biologia... No menu à esquerda, na parte inferior vocês encontram os links.


Para quem gosta dessas coisas, boa diversão... Para quem, como eu, odeia números, mas quer passar no vestibular: força, esses podem ser os últimos meses de aulas de Exatas da sua vida! \o/


Extra:

Para os mais viciados:

Exatas Online - "Aqui não há incógnitas". Prometem a Matemática "simples e objetiva".

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Feira de Profissões gratuita

"A feira Guia do Estudante chega à sua quarta edição como o maior evento estudantil do país." Bom... isso é o que eles dizem, mas sendo ou ou não a maior, será uma ótima oportunidade para você conhecer mais sobre as carreiras e poder se decidir melhor...

A feira de profissões que a USP iria organizar no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi cancelada...
... com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão do vírus influenza A (H1N1).

Prof. Dr. Ruy Alberto Corrêa Altafim

Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária"

Ok. Mais uma mudança "supostamente" causada pela gripe. Até ai tudo bem... Mas dizer simplesmente que a feira foi cancelada e não remarcada parece ter sido algo muito providencial para os organizadores. Por que não adiaram apenas? Enfim.. vão saber quais os motivos...

O caso é: a feira do Guia do Estudante está de pé. Bora se inscrever, é gratuita.

A loteria do Vestibular


Como isso vale para todas as áreas, as atualidades, encontrei 2 sites nos quais você tem acesso à um grande banco de notícias, organizados por assuntos e, inclusive, por data.

Um deles é o site da Folha Online. Ele é bom justamente por ter uma seção de "Especiais" na qual você pode visualizar todas as matérias divulgadas sobre o assunto que escolher. É ver para crer. Porque coloquei esse link: Cliquem na parte superior, no ano de 2008, e vejam os principais tópicos de especiais... Grande parte foi abordado pelos principais vestibulares no ano passado, ou seja, fiquem atentos aos especiais desse ano, porque irá cair (claro que não só eles, mas já é um começo).

O segundo link é do Uol Notícias, a respeito do PAC, com gráficos dinâmicos e as principais notícias do programa. Eu não sei... Hoje, dentro da sala do cursinho, durante a aula de Geografia, me deparei com uma questão da Fuvest que pedia para indicar quais obras do PAC estavam acontecendo no rio Madeira, no estado do Roraima. Agora para e pensa: Por que, você, um reles mortal, saberia de cor todas as obras que estão ocorrendo no PAC? Ok, parece que nessa houve um impasse e foi divulgada algumas notícias, mas mesmo assim...


Fato: Vestibular é loteria... Tudo é questão de sorte. Só nos resta torcer para cair aquilo que nós estudamos.

Unicamp já abriu as inscrições

Recado rápido: As inscrições para o vestibular da Unicamp foram abertas ontem (13/08) . Fiquem de olho! Elas se encerram dia 6 de outubro. O valor é R$115,00... Bem salgado.

Façam suas inscrições pelo site da Unicamp.

É... A hora está chegando!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A divisão da Alemanha em filmes

Mais uma dica de filmes. Às vezes é mais fácil lembrar de um assunto por filmes do que por explicaçõs de livro.

Quanto às antigas Alemanhas... Esse assunto é recorrente no cinema. A divisão da Alemanha em duas Repúblicas, uma Federativa e capitalista (RFA) e a outra Democrática e socialista (RDA), durou até 1990, ano em que o país foi reunificado. Leia mais sobre o assunto.

Depois da queda do Muro de Berlim, o fracasso do socialismo na ex-URSS, os cineastas resolveram mostrar a época em que o país viveu sob embates ideológicos. O mundo vivia assim, mas a Alemanha era o palco principal, e por isso, ou sei lá se por isso mesmo, conheço 2 filmes interessantes sobre o assunto.

O primeiro é "Adeus Lênin". Vejam o trailer e vocês entenderão o espírito do filme. Vale a pena.

Download do filme Obs: Você será redirecionado para um dos melhores blogs de download de filmes. Aqui você encontrará diversos filmes que com certeza enriquecerão a sua bagagem cultural para o vestibular.



O segundo filme é "A Vida dos Outros", mais recente... Ganhou uma porrada de prêmios e quase conseguiu-me arrancar lágrimas. Vi há pouco tempo e olha... Vejam e entendam porque a URSS fracassou. Não sei porquê, mas me lembrou um pouco o clima do livro "1984" do George Orwell. Aliás, o filme se inicia em 1984.

Download do filme

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cuidado com a gripe-suína, seu pc também pode ficar gripado.

Acabei de ver a maior sacanagem da semana. No meio de uma pandemia de gripe suína, abro minha caixa de e-mails e o que vejo: um pseudo-e-mail com informações sobre a doença, como prevenção e tratamento. Acostumada a identificar esses spans e vírus malditos, passei o mouse sobre o link que eles indicaram e vi que na barra inferior do meu navegador aparecia outro. Isso me revolta. É incrível como tem sempre um querendo se dar bem até nas piores situações. Ah, então cuidado. Não saia clicando em tudo por aí só porque os caras prometem a cura para a AIDS ou coisa parecida, porque se não, além de você, o seu pc também pode pegar vírus.


Mas, para não perder o post, voltando ao vestibular:



Aproveitando a minha busca pela net por material para o vestibular (vide musiquinhas no post anterior) encontrei um site que disponibiliza e-books grátis. Claro, não é novidade isso na internet, mas encontrei uma apostila de Geografia que pode ajudar muita gente. Deem uma olhada no site e vejam o que mais acham de interessante.

A internet pode ser a nossa maior aliada. Existem milhões de sites com materiais para você estudar... Sempre que puderem digitem lá no Google palavras-chave relacionadas a materiais (apostilas/aulas-online/simulados...) e junto a palavra "vestibular". Usem a seu favor essa ferramente, mas cuidado com as pegadinhas que a internet pode te pregar. Afinal, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.

As famosas musiquinhas.

A minha proposta, inicialmente, era não tornar este um blog de downloads. E ele não se tornará... Porém, indicarei onde baixar. Claro, lembrando: baixar é crime, hein gente. (cof, cof)

Recebi de um amigo alguns links das famosas musiquinhas dos cursinhos para o vestibular. Inicialmente elas me pareceram infinitas, pela quantidade de sites que disponibilizava. Mas, apurando com mais atenção, vi que todas tem a raíz neste site para concursos, que conseguiu baixar todas as musicas do site original (não sei como) e colocou para a galera baixar. Claro, com bastante propaganda do site dele (provavelmente para nos obrigar a ver que deu trabalho). Portanto! Baixem e desfrutem desse material visando um bem maior e paro por aqui com a minha apologia a pirataria. Já tenho 18 e posso ser presa. Não quero abusar. HAHA

Literatura
Biologia

Atenção: É necessário uma senha para descompactar. Ao clicar nos links acima você será direcionado para a página onde ela está. Cuidado para não copiá-las errado, selecionando o "espaço" no final, porque não faz parte dos caracteres da senha. Eu baixei e os arquivos estão ok.

Esse site tem músicas de Física, mas só para ouvir no Real Player. De lá vocês conseguem gravar a música para o seu pc, indo em arquivo>gravar>gravar clipe. Não testei todas.

Não sei se essas musiquinhas funcionam ou só servem para te deixar mais neurótico, já que você poderá agora pensar no vestibular em qualquer lugar com o seu mp3; como, por exemplo, no banheiro (HAHA - brincadeira), antes de dormir, no ônibus. Cuidado para não exagerar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Notícias Quentes

De hoje (11/08):

USP abre novo curso de Engenharia - O vestibular 2010 da USP terá mais uma opção para quem quer ser engenheiro.

Fuvest amplia prazo para pedir redução e isenção da taxa de inscrição - O novo prazo terminará dia 21 de agosto, aproveitem.

Prometo dicas igualmente quentes amanhã. Não percam!

Para quem é de fora de SP (Calendário)

Postei anteriormente o calendários com as datas dos principais vestibulares, mas reparei que a maioria é de São Paulo e vi que recebo visitas de pessoas de fora do estado (moro em sp). Para não ser injusta ou polarizar excessivamente o Sudeste, resolvi procurar saber dos vestibulares dos outros estados e achei esse link no G1

Eu não tenho muito acesso às principais universidades fora de São Paulo e não sei quais são as principais, mas nesse link você tem a possibilidade de pesquisar por estado e ver a lista de universidades que já divulgaram suas informações sobre o processo seletivo.

Com isso quero que mais pessoas de outros estados deem uma passada por aqui... Assim esse blog não fica restrito apenas à minha região, já que o objetivo dele é dar apoio aos vestibulandos e esses, felizmente, estão por todo o país.

"A NEUROSE" mais próximo de você


Sim, me refiro ao blog e não a patologia.

Eu proponho um blog interativo. Um blog para desabafos desesperados, sugestões criativas ou mesmo simples pedidos.

O blog 'A Neurose' tentará essa semana avaliar o perfil de quem o visita... Respondam a enquete (aí do lado direito) para eu ter uma noção de qual área preciso dar mais enfoque, postar materiais específicos, ou mesmo para perceber que vocês estão passando por aqui.

Vou tentar colocar uma caixa de texto no blog, assim vocês mandam suas sugestões, reclamações, dicas etc etc etc. Eu disse muito bem, "vou tentar" colocar, porque mexer em layouts de blogs ainda é novidade para mim... Se vocês virem que, de repente, surgiu uma suposta caixa de texto, fiquem à vontade para opinar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Saúde Pública em foco


Gripe Súina, 100 anos da descoberta da Doença de Chagas, doenças tropicais, doenças causadas por parasitas, etc etc etc.

Vestibular nunca se cansa desses assuntos exatamente por serem uma realidade no Brasil. A Gripe Suína é a novidade, mas, por exemplo, doenças causadas pela deficiência da rede de saneamento básico são muito comuns por aqui.

Achei esse link no site do G1, que é interessante por conter videos de curta duração, mas com uma geral sobre esses assuntos. Veja os vídeos com os principais tópicos sobre essas doenças.

5 Motivos para não se cobrar tanto


Cabeça de vestibulando fervilha a cada minuto, pior que uma panela de pressão. Na maioria das vezes pensamos: "E agora, vai ser dessa vez?"

Fiz vestibular no final do Ensino Médio e não passei. Esse é meu primeiro ano de cursinho e o que mais penso é: "Será que vai dar certo?". Nós somos tão neuróticos que às vezes a maior cobrança não vem dos pais ou de alguém de fora, e sim de nós mesmos.

5 motivos para não se cobrar tanto:

1) Nunca é tarde para entrar numa faculdade. Conheço histórias de pessoas com mais de 70 anos que entraram na universidade e se sentem satisfeitos. Bem, o que eu quero dizer não é que você vai ficar tentando até os 70 anos, mas que não adianta se estressar, tudo acontece na hora certa.

2) Cobrança excessiva abala o nosso psicológico. Isso é praticamente óbvio de se notar, mas geralmente quem percebe que estamos ficando neuróticos não somos nós, e sim outras pessoas. Vestibulando não tem autoconsciência. Podem surgir problemas como distúrbios de apetite, depressão e ansiedade. Controle-se, se não na hora da prova esse problema será seu pior inimigo.

3) O desgaste pode afetar seu desempenho nos estudos. Não adianta se matar de estudar e não dormir. Você não é um super-herói. Você precisa dormir, comer, ir ao banheiro. Realizar suas atividades de maneira desequilibrada faz você ficar com déficit de atenção, ou seja, sua capacidade de concentração se torna deficiente.

4) Você pode perder amigos. Sim, nós não temos tempo para viver, eu sei. Mas nossos amigos não são os culpados. Passar na universidade é importante, mas isso não te impede de se comunicar com outras pessoas. O isolamento é prejudicial a sua convivência social. Você precisará de contatos para o trabalho, ou seja, sua vida não acaba assim que você se forma. E principalmente, amigos estão aí para nos ajudarem e apoiarem.

5) "Foco" e "determinação" não têm o mesmo significado de "cobrança". O discurso de muitos: Eu quero passar, por isso me mato de estudar. Não se mate. Ser determinado faz você ser persistente, ou seja, independente de quando, você sabe que um dia irá atingir seus objetivos.


O texto é grande, mas usei todo o meu âmago para fazê-lo. HAHA, brincadeira. Não usei dados científicos para escrevê-lo, mas sim dados de quem vive a situação. Provavelmente você sabe de tudo isso mas não acredita que seja verdade. É verdade, preze pela sua saúde. Seus pais continuarão te amando se você não passar.

domingo, 9 de agosto de 2009

O Novo Enem


Acho que quase todo mundo já sabe do formato do Novo Enem:

180 questões divididas em Matemáticas, códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias + Redação. Dois dias de prova, ou seja, maratona.

Vocês também já viram as questões modelo que o site do INEP divulgou? Se não, vejam as questões e se preparem, porque será uma prova cheia de enrolação. Essa semana o Objetivo, fez um simulado interno e na correção da prova de Linguagens apontaram vários erros, erros bizarros como invenção de expressões que não existem, afirmações equívocas, etc.

Vários cursinho estão preparando simulados abertos do Novo Enem. Sei que o Objetivo vai fazer um, vejam as datas e se programem. Ah, o Etapa também, deem uma olhada e vejam qual é o melhor pra vocês, mas façam pelo menos um!
Palhaçada todas essas mudanças! Só para nos deixar mais NEURÓTICOS. =P

Calendário de Inscrições! Atenção!

Gente... eu não teria tanto tempo assim para sair por aí fuçando o site de todas as faculdades para ver as datas das inscrições... MAS... como eu adoro xeretar, achei um calendário no site do UOL Vestibular. Não fui eu quem fiz, mas estou colocando aqui, porque facilita a vida de vocês.

Fiquem de olho nas datas!

Olha que safadinhos esses caras do UOL, eu achei o link lá, mas o responsável é o Guia do Estudante, enfim... o importante é que está aqui:

Anhanguera – Prova agendada
Inscrições: até 17/08
Taxa de inscrição: R$ 25
Mais informações: 0800-9414444 ou no site www.vestibulares.br

Anhembi
Inscrições: até 14/08
Vestibular: 15/08
Taxa de inscrição: R$ 75,00
Mais informações: 0800 015 9020 ou no site http://portal.anhembi.br/

Estácio UniRadial - Prova agendada
Inscrições: até 4/09
Taxa de inscrição: gratuita
Mais informações: 0800-2823231 ou no site http://www.estaciouniradial.edu.br/

Faculdade Getúlio Vargas (São Paulo)
Inscrições: até 28/09
Prova: depende do curso
Taxa: até 13/09 às 18h, a taxa é de R$75. Depois, passa para R$ 150
Mais informações: 0800-7700423 ou no site www.fgv.br/vestibulares

Fuvest
Inscrições: de 28/08 a 11/09
Taxa de inscrição: R$ 100
Vestibular: nov. e jan.
Mais informações: (11)3093-2300 ou no site http://www.fuvest.br/

Metodista (turismo a distância) – prova agendada
Inscrições: até 12/08
Taxa de inscrição: R$ 42
Mais informações: (11) 4366-5000 ou 0800-7706386 ou no site www.metodista.com.br/vestibular

PUC-SP 2010
Inscrições: entre 19/10 e 24/11
Vestibular: 29/11
Taxa de inscrição: a definir
Mais informações: (11) 3670-3344 ou no site http://www.vestibular.pucsp.br/index.html

UERJ (2º Exame de Qualificação)
Inscrições: até 9/08
Vestibular: em 13/09
Taxa de inscrição: R$ 41,00
Mais informações: 2334-0669/2334-0543/2334-0275 ou no site http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

UFMG
Inscrições: de 12/08 a 8/09
Vestibular: 22/nov (1ª fase)
Taxa: R$ 130
Mais informações: (31) 3409-4408 ou no site www.ufmg.br/copeve

UFRN
Inscrições: até 30/8
Vestibular: entre 22 e 24/11
Taxa de inscrição: R$ 100
Mais informações: (84) 3211-9202 ou no site http://www.comperve.ufrn.br/

UFSCAR
Inscrições: ente 1º e 30/09
Vestibular: dias 13 e 14 de dezembro
Taxa de inscrição: R$75,00
Mais informações: (11) 3874-6300 ou no site www.vunesp.com.br

UNESP
Inscrições: de 8/09 a 2/10
Vestibular: dias 21, 22 e 23/10 (1ª fase)
Taxa de inscrição: não definida
Mais informações: (11) 3874-6300 ou no site www.vunesp.br

Unicamp
Inscrições: de 13/08 a 6/09
Vestibular: 15/12
Taxa de inscrição: R$ 115
Mais informações: (19) 3521-7932 ou no site http://www.comvest.unicamp.br/

UNIFESP
Inscrições: entre 1º/09 até 30/09
Taxa de inscrição: não disponível
Mais informações: (11) 5576-4244 ou no site http://www.unifesp.br/prograd/vestibular/portal/

Unifieo – Prova agendada
Inscrições: até 14/8
Taxa de inscrição: R$20
Mais informações: 0800-17167 ou no site www.unifieo.br

Unip
Inscrições: podem ser feitas até 24 horas antes da prova
Vestibular: nos dias 8/08, 15/08, 22/08 ou 29/08
Taxa de inscrição: R$ 40,00
Mais informações: 0800 010 9000 ou no site www.unip.br

Quer se atualizar todos os dias? Siga essa dica!


Eu não tenho mais grana para assinar um jornal... Vestibulando gasta muito, aliás, gastamos mais que uma perua no shopping. Cursinho, inscrição para vestibular, palestra, livros....

Como para tudo se dá um jeito, fuçando por aí encontrei esse site: Kotonette Downloads. Claro, existem vários outros sites de downloads, mas nesse você consegue conteúdo de qualidade. Todos os dias é postado o jornal 'O Estado de São Paulo' em pdf, na íntegra.

O que mais ouço dos meus professores e passo para vocês: Para escrever bem é preciso ler. Os conselhos que dão é que, de preferência, nós leiamos os editoriais dos jornais. Como eu sei que nem todo mundo tem grana pra comprar o jornal todo dia, fica a dica do site.

Melhore sua redação lendo jornais, revistas (que você também encontra lá) e sério, esqueça o Jornal Nacional. Na tv (conselho de professores também) você não consegue saber o que está acontecendo no mundo.

Como não temos tempo para ler variedades, leia o básico do jornal (ou só passe os olhos pelas manchetes):

Primeiro Caderno: Além dos Editoriais, "Nacional" e "Internacional". Leia também o Caderno "Vida&", que geralmente apresenta novidades no ramo das Ciências e coisas como a "Gripe Suína", HAHA.

Dessa forma, você não será pego de surpresa no vestibular.

Gripe Suína: Veja em que grupo você se encaixa.


Graças a gripe "suína", ficamos mais uma semana em casa e amanhã (10/08) acaba a nossa mamata. Bom, isso no meu caso. Existe quem só volte às aulas dia 17. A notícia de que nossas férias seriam estendidas fez surgir dois grupos de vestibulandos:
.

1)Aqueles que amaram:
- Para dormir mais e estudar menos;
- Para tentar estudar mais (apesar de hoje descobrir que não deu muito certo)
- Para aproveitar mais tempo com a(o) namorada(o)
- E claro, como era o intuito e eu sei que é o caso da maioria (cof, cof), para não pegar a gripe.

2) Aqueles que odiaram:
- Porque iria ficar uma semana sem ver conteúdo novo;
- Porque acham que vestibulando não tem tempo esse ano para ficar gripado;
- Porque teriam que aturar os pais mais uma semana.

Bom, no início eu também pensei que estaria em desvantagem perante a concorrência... Xinguei, reclamei, bradejei. Mas todas as escolas pararam, aí pensei: ah, já que não dá para mudar isso, paciência. Aliás, eu descobri que me encaixo mais no primeiro grupo. Sou preguiçosa, amei ficar mais um tempo em casa.

Olha, quem faz parte do 2° grupo, relaxa. Seu cursinho/escola/colégio/parquinho vai fazer vocês reporem aula de domingo, feriado, inclusive da meia-noite às 6h da manhã.

No final tudo vai dar certo.

sábado, 8 de agosto de 2009

Jogue o Jogo do Enem [HAHA]

A criatividade dos caras supera qualquer coisa... Navegando por aí, descobri esse jogo, que o Guia do Estudante fez com perguntas no estilo do Enem.



Você é um bravo astronauta e precisa responder as questões para chegar ao seu destino e salvar o Universo.

Olha, não querendo tirar um sarro, mas até que o jogo parece ser interessante. Já que a gente só pensa em vestibular, relaxar jogando isso não deve ser nada mal.

Clique na imagem para jogar.

Testado e aprovado. Juro pra vocês que o jogo é interessante!

Revolução Islâmica em quadrinhos e filme.

Bom, esse é um site de dicas e blá blá blá... Não vou fazer uma resenha sobre o filme e os quadrinhos, apesar de merecê-lo, porque se vocês se interessarem, é só colocar no Google para achar.

O meu toque: Esse filme contextualiza a Revolução Islâmica, ocorrida em 1979. Marjane é uma garota que na época tinha 10 anos e sonhava em ser profetisa. O filme é interessante porque você consegue ter uma noção de como era o Irã antes da Revolução, com uma Monarquia Ditatorial, e como foi a implantação da República Islâmica. Ah, e o filme, por incrível que pareça, apesar do tema, não é chato e vale a pena.

Vale lembrar que nesse ano houve eleições para presidente no Irã [há suspeitas de fraude], que muito da Revolução Islâmica foi comentado e que vestibular adora essas coisas...

Fica a dica.

Pra facilitar a vida de vocês:

Filme:
Resenha nesse site.
Download nesse site.

Quadrinhos:
Saiba mais clicando aqui.

Eleições no Irã:
Panorama geral, clique aqui.

Aulas Online

Eu sei que tem muita gente que estuda sozinho para o vestibular. Para esses corajosos e também para quem quer uma forcinha a mais com conteúdos e aulas, eu conheço 2 sites com aulas online, que com certeza ajudarão vocês.

Um deles é o site do curso Objetivo... Não estou fazendo propaganda, tanto que, de cara vou falar que apesar de fazer cursinho no Objetivo, as video-aulas deles no site não estão muito bem organizadas. O conteúdo o bom, mas pra você se localizar demora um pouco... Fora que só funciona no Internet Explorer e no Google Chrome. Mas, apesar de tudo, vale a pena dar uma olhada.

Atualidades On-line - Clique no link para ter acesso às aulas.

Outro site, que também disponibilida aulas online de graça é o site do curso Anglo. Esse, muito mais organizado (é separado por matérias), tem uma variedade maior de assuntos, mas é aquela coisa: funciona bem só no Internet Explorer. Mas dá para ver nos outros navegadores também.

TV WEB Anglo - Clique no link. Na página inicial vocês terão uma espécie de "banner" acima das últimas notícias. Clicando lá vocês acessam o canal da TV WEB.

Bem, divirtam-se!

Se souberem de mais algum site o qual tenha algum material parecido com esses, dá um toque aqui no NEUROSE.

Atualidades do Mundo

Você não sabe o que está acontecendo no Oriente Médio? Qual a situação da Reserva Raposa do Sol? E a Crise, quais as suas razões?

Bem, sem pânico.
No site do Le Monde Diplomatique você tem acesso a uma biblioteca repleta de informações sobre diversos conflitos no mundo e os mais diversos temas da atualidade...

E claro, esse site é um dos que eu recomendo que você coloque em seus favoritos (assim como esse blog, claro), já que até quem vai fazer Engenharia vai ter que escrever sobre Geografia na 2ª fase da Fuvest.

O ruim é que desde março os caras não atualizam... Mas tem muito conteúdo lá... Para quem quiser entender mais sobre o mundo, clica e descubra.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A corrida para as inscrições já começou [Pegadinha - Já corrigido]

Errata: Anteriormente divulguei a data errada. As inscrições para a FUVEST começam apenas no dia 28 de agosto e vão só até dia 11 de setembro. Já está feita a correção.

Aviso: A Unicamp abre as inscriçoes dia 13 de agosto e elas vão até o dia 6 de outubro. Assim que eu souber a data das outras universidades vou divulgando.

Acessem os links para saberem mais informações.

Mudanças - Fuvest

O Estadão divulgou um texto muito bom [faz tempo, mas é sempre bom lembrar], com um resumão das mudanças que a gente vai ter que enfrentar na Fuvest 2010.

Segue abaixo as principais mudanças:

Primeira Fase

Como é: Prova de 90 questões que vale o equivalente à metade da nota final do candidato

Como fica: continua com o mesmo número de questões, mas nota não valerá mais na contagem geral de pontos

Segunda Fase

Como é: a única prova obrigatória para todos os candidatos é a prova de português e redação, sendo que as outras provas (todas de dez questões dissertativas) são sempre relacionadas à carreira escolhida pelo aluno.

Como fica: será dividida em três dias, com provas de quatro horas de duração.O primeiro dia terá dez questões de português e redação. No segundo dia, 20 questões dissertativas de sete disciplinas: biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês. No último dia, 12 questões de duas ou três disciplinas relacionadas ao curso escolhido

Interdisciplinares: na 2.ª fase não haverá número exato de perguntas para cada disciplina e elas poderão ser interdisciplinares ou não. Hoje, 10% das questões da 1.ª fase são interdisciplinares

Mudanças - Unesp

Já deu para reparar que esse ano os caras resolveram mudar tudo nos vestibulares do país. Pra ninguém ficar perdido, segue um quadro divulgado pelo Portal UNESP sobre o novo formato do vestibular deles...

Mas olha, sem neurose, ok? As mudanças parecem ser muitas olhando pro quadro, mas é basicamente: Mais questões na 1ª fase e uma 2ª fase com todas as disciplinas.


Como era

Como fica

Vestibular em fase única, aplicado a todos os candidatos em três dias seguidos.

Vestibular em duas fases, realizado em três dias. A primeira fase é eliminatória.

Primeiro dia: Prova de Conhecimentos Gerais, composta de 84 questões de múltipla escolha para medir conhecimentos de Geografia, História, Língua Estrangeira - Inglês ou Francês -, Matemática, Física, Química e Biologia.

Primeira fase: Prova de Conhecimentos Gerais. Serão 90 testes de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Serão 30 questões para Linguagens, códigos e suas tecnologias. Esta prova avalia conhecimentos de Línguas Portuguesa e Inglesa, Educação Física e Artes.

30 questões para Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias para avaliar conhecimentos de Biologia, Física, Química e Matemática.

30 questões para Ciências Humanas e suas tecnologias, destinadas a averiguar conhecimentos de História, Geografia e Filosofia.

Segunda dia: Prova de Conhecimentos Específicos, composta de 25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso – Ciências Exatas, Ciências Biológicas ou Humanidades).

Segunda fase: A Prova de Conhecimentos Específicos e de Redação será composta de 36 questões discursivas, sendo 12 de Linguagens, códigos e suas tecnologias; 12 de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; 12 de Ciências Humanas e suas tecnologias. Será realizada em dois dias, sendo 24 questões no primeiro, e 12 questões mais a Redação no segundo.

Terceiro dia: Língua Portuguesa, com 10 questões dissertativas e uma redação.

Duração de cada dia de prova: 4 horas.

Duração de cada dia de prova: 4h30

Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em uma escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa têm peso dois e a de Conhecimentos Gerais, peso um. Para os cursos com provas de Habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto Conhecimentos Gerais) e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de Habilidades).

Cálculo da nota final: As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos são avaliadas em uma escala de 0 a 100 pontos. Sendo que Conhecimentos Específicos de 0 a 72 e Redação de 0 a 28, perfazendo uma escala de 0 1 100. Para cursos com provas de Habilidades a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de Habilidades).

Aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de Habilidades).

Aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de Habilidades).

Prova de Habilidades: aplicada aos candidatos dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo de Bauru, Arte-Teatro, Artes Visuais, Educação Artística, Educação Musical e Música.

Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase para os mesmos cursos.

Critérios para desempate: prevalecem, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de Conhecimentos Específicos, de Conhecimentos Gerais (sem considerar a nota do Enem), à Redação (Prova de Língua Portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na Prova de Conhecimentos Específicos da área de opção do candidato.

Critérios para desempate: maior nota na prova de Conhecimentos Gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e maior nota na prova de Redação.

Apresentações e Agradecimentos

Primeiro post...
Façamos nossas apresentações:
Oi eu sou a Carol. Bem, agora já nos conhecemos. Vou aproveitar pra agradecer ao meu amigo lindo, o Danilo, o cara foda em informática, que me ajudou a montar o blog.

Esse blog surgiu de uma ideia maluca minha. Mas não vem ao caso... Porque além de ser maluca, é meio desnecessária aqui. Claro, desnecessária porque você, vestibulando, não tem tempo a perder com bobagens. [Risada malígna]

OK, sem pressão, relaxa. Quem precisa passar no vestibular? Ah sim, todo mundo. É, eu também preciso lidar com a pressão esse ano e, por isso, resolvi abrir esse blog. Aqui vocês encontrarão dicas, notícias e tudo mais sobre vestibular.

Aguardem e coloquem isso aqui nos seus favoritos. Se vocês não colocarem, vocês não passarão no vestibular, hein!! HAHA [Brincadeirinha...]
 
BlogBlogs.Com.Br