

Cure a sua por aqui. Tudo sobre Vestibular
Para vocês terem uma noção de como a concorrência para essa carreira evoluiu, trabalhando com dados da Universidade de São Paulo, em 2007 a procura era de 6.94 c/v. Em 2008 houve uma ligeira alta, para 7.18 e em 2009, com a confirmação e difusão pela mídia das descobertas do Pré-Sal, esse número subiu para 11.50 c/v, um aumento de mais de 60% na procura. Estou curiosa para saber como será esse ano! Quem deve estar odiando isso são as pessoas que escolheram o curso imaginando que mais ninguém teria essa ideia brilhante! HAHA
Vejam as listas completas da concorrência para a UFRJ e UERJ
Olha, é uma boa hora para comprar um caderno de caligrafia se esse for o seu caso. HAHA
Bom, quem quiser utilizar os esquemas é bom ir juntanto dinheiro e contar com a sorte, porque está cada vez mais difícil enganar os organizadores dos vestibulares. Eles chegam até a interceptar sinais de celular e de rádio próximos aos locais de prova e a mínima suspeita, analisam o conteúdo a procura de possíveis fraudes.
Melhor usar sua sorte para tentar passar honestamente no vestibular do que depender dela para não ser preso.
Clique na imagem para fazer o download.
Puxa, que engraçado! Sem 'querer querendo' eu encontrei um Blog só com filmes sobre a 2ª Guerra Mundial. É quase um crime nós não termos tanto tempo livre para desfrutar de todos esses materiais. Descubra mais: Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para Download
Voltando para as dicas... O próximo filme é "Concorrência Desleal", do diretor Ettore Scola, de 2001. Esse filme é para relaxar, nada de muita teoria. A história se baseia na concorrência entre dois comerciantes na Itália de Mussolini. A rivalidade entre os dois é o tempero para o filme, que apresenta também o contexto da visita de Hitler a Mussolini, em 1938, quando é assinado entre eles um pacto contra os judeus. Um dos comerciantes é um judeu italiano... Bem, vejam o filme. Ele é contado a partir do foco de uma criança, filha de um dos comerciantes e que dá ao longa sensibilidade para narrar o assunto.
Clique na imagem para fazer o download.
O último que eu indico (paro por aqui apesar de existirem dezenas de outros filmes que valem a pena) é uma sátira, não exatamente da 2ª GM, mas do pós-guerra, mais especificadamente sobre a Guerra Fria. Não sei se dará tempo de fazer um post só sobre ele, então já aproveito o momento. O filme é "Dr. Fantástico", do diretor Stanley Kubrick, de 1964. A história é marcada, claro, pela oposição EUA x URSS, só que dessa vez o destino da humanidade está nas mãos de um militar americano pirado, que inventa um suposto ataque nuclear soviético. Vale a pena!
Clique na imagem para fazer o download.
5) Ah! Só para lembrar vocês: Esse próximo domingo, dia 18 de outubro, terá o Fuvestão, simulado organizado pelo Objetivo para "começar a viver o clima do vestibular". Vale um carro, não percam! HAHA.
CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2010
ENEM e FUVEST 2010
Informe à Imprensa nº 14/2010 – 07/10/09
A realização do exame do ENEM em 05 e 06 de dezembro, conforme decisão do INEP, inviabiliza, lamentavelmente, a utilização de seus resultados no Vestibular USP/FUVEST 2010, por razões operacionais.
Em consequência, a nota da primeira fase da FUVEST será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver no exame a ser realizado em 22 de novembro próximo.
Para os candidatos que optaram pelo INCLUSP, o cálculo do bônus correspondente à nota do ENEM será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da 1ª fase da FUVEST.
O calendário e as demais regras do Edital 2010 continuam válidos.
E com isso, mais um vestibular é prejudicado. Anteriormente, a Unicamp já havia divulgado que não usaria mais a nota do Enem em seu processo seletivo.
Paciência e mais paciência. É só disso que precisávamos a essa altura do campeonato. Quem vai fazer Unicamp e Fuvest ficou decepcionado em dobro, aposto. O Neurose ficará de olho nas próximas notícias. Acompanhe... Não, melhor não! Desligue esse computador e vá estudar mais, porque esse ano só muita dedicação garantirá sua vaga.
O "bom" é que caso esse ano você bata na trave, haverá diversas desculpas para justificar tal fato. Ideias:
"Puts pai... Nem deu! Se tivesse o Enem eu teria passado, foi por um triz só!".
"Ah, mãe! Meu psicológico ficou abalado! Muita mudança... Eu não aguentei!"
"Então pai... No próximo ano eu passo, não se preocupa! Não vai ter fraude que me detone."
É impossível não segurar o meu pessimismo... Mas sempre há esperanças! Boa sorte para nós!
A carreira mais concorrida é para Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Masculino), seguida de Medicina e Publicidade e Propaganda.
Veja o Top 12 da Fuvest esse ano.
A relação completa de candidato/vaga será divulgada depois dos resultados das provas específicas de música e artes plásticas, que serão realizadas entre os dias 11 e 16 de outubro.
Paulo Saldaña, ESPECIAL PARA O ESTADO DE S. PAULO
São Paulo - Alunos que fizerem a prova anulada do Enem poderão saber seu desempenho segundo o modelo de correção que será utlizado pelo Inep, órgão responsável pelo exame. O grupo de ensino COC irá corrigir a prova com um software similar ao utilizado pelo Inep, baseado na Teoria da Resposta ao Item (TRI). A correção vai calcular a provável pontuação alcançada pelo candidato, que ainda poderá comparar a sua classificação em porcentagem em relação a outros candidatos. Basta que o vestibulando entre no portal http://www.boletimenem.com.br/ (disponível a partir de domingo) e anote suas respostas.
Para quem estiver a fim, a proposta parece interessante. É... Eu já estou cansada de ver e ouvir falar sobre essa porcaria. Minha revolta é tamanha que nem sei ainda se farei esse Enem. Se não contar para a Fuvest, as probabilidades de eu ficar em casa estudando em vez de fazer essa prova serão enormes.
Mas, para quem ainda tem esperanças (e principalmente paciência), a proposta do COC é bastante útil para ir se familiarizando com esse novo sistema de pontuação.
Leiam a matéria completa.
Comunicado da Universidade de São Paulo (USP) sobre o ENEM
Assessoria de Imprensa da Reitoria
01/10/2009 17:13Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP
Em razão do adiamento da prova do ENEM, a Pró-Reitoria de Graduação e a FUVEST comunicam que estão em contato com o INEP para verificar a possibilidade de compatibilização dos calendários, com o intuito de avaliar se o uso da nota do ENEM será viável no Vestibular FUVEST 2010. Ressalte-se que os candidatos serão informados antecipadamente caso haja qualquer alteração.
São Paulo, 1º de outubro de 2009.
Lá se foram nosso queridos pontinhos a mais...
Esse exame era sua prova de fogo no Ministério, não era? Manobra política, insistentemente anunciada já para esse ano. Claro, porque as mudanças deveriam ocorrer antes das próximas eleições. Mas, uma obra dessa magnitude não foi bem estruturada. O Enem esse ano seria revolucionário, um marco na Educação, diriam os envolvidos em sua mudança. Disseram, aliás, que substituir ou influenciar os vestibulares de quase 1.500 universidades do País não seria tarefa fácil e, realmente, não foi.
O Enem está cancelado. O recado do nosso querido Ministro é que simplesmente aproveitemos essas próximas semanas para estudar mais. O problema é que teoricamente, para esse final de semana já estava tudo esquematizado em nossas mentes. Não só nelas, diga-se de passagem.
Imaginem o quanto o Governo não gastará novamente em logística para remarcar esse exame e na impressão das novas provas? Só para ilustrar o fato: Hoje passei em uma livraria para comprar um Guia do Estudante. O caixa, em uma tentativa de puxar assunto, me perguntou se iria fazer o Enem. Repondi a ele que não, já que este foi cancelado. Surpreso, a única coisa que me respondeu foi: "Puts, cancelaram uma prova que eu iria ter na 'facu' porque iam usar o prédio para o Enem, e agora?". O aluguel das instalações para uma nova data também sairá do nosso bolso.
E agora, Haddad? Nossas vidas não giram unicamente em torno do Enem! Muitos de nós irão fazer também outras provas e como serão conciliadas as datas? E outra! O Enem também serviria de bônus para a Fuvest, por exemplo. Como serão atribuídos tais bônus ainda na primeira fase?
Não querendo ser fatalista, mas esse ano foi escolhido como "O Ano" para os vestibulandos pirarem! O antigo Enem deixará saudades. Podia até ser um pouco modesto e ingênuo, mas o bicho-papão que é essa nova prova já está assustando a muitos de nós. Além de abalados psicologicamente, nós estamos agora também em uma corda bamba.
Enquanto isso, no mundo da malacagem, o ser que tentou vender essas provas ao jornal "O Estado de São Paulo", este ser com contagiante inteligência (se fosse para vender, tivesse vendido em uma rede de cursinhos, oras!), conseguiu mudar o final de semana de mais de 4 milhões de brasileiros. Além de bancar o malandro, de quebra deu uma de "Sr. do Destino"
Parabéns cara!
PS: Segundo esse portal de notícias, a prova do Enem que não foi aplicada poderá virar um simulado.
Sobre Orientação Profissional
O site da Folha fez uma reportagem sobre Orientação Profissional (a antiga Orientação Vocacional) com informações sobre onde procurar ajuda. Há consultas pagas (e caras) e outras gratuitas. Dê uma olhada caso ainda esteja perdido na sua escolha!