sábado, 20 de março de 2010

O Fim.


Eu abri esse blog para curar um pouco da minha própria neurose. Durante o vestibular, era assim que eu me distraia e me livrava da tensão. E o NEUROSE cumpriu bem o seu papel. Mas, o blog cresceu, e comigo, vários outros neuróticos se juntaram à proposta de superar o clima pesado do vestibular. Várias pessoas passaram por esse blog e eu gostaria de agradecer a cada uma delas pela atenção e pelo carinho que depositaram em seus comentários.

Infelizmente, não consigo mais dar o devido cuidado ao NEUROSE e acho que o mais indicado é parar por aqui. O blog foi um excelente laboratório para perceber, ao menos um pouquinho, como é escrever para o público.

Claro que haveria a possibilidade de eu passar o blog para outra pessoa cuidar, mas o NEUROSE foi criado com um propósito: ajudar aos vestibulandos sem fins lucrativos. Enquanto eu pude seguir esse propósito, eu cuidei do blog. Ninguém me garante que ele no futuro não seria infestado por material indesejado, como publicidade e/ou downloads apenas para garantir visitas e lucro.

Se você se interessou pela proposta do NEUROSE, que tal criar um blog também? Você pode usar vários serviços diferentes, muitos deles gratuitos (como o blogger) para colocar suas ideias na internet.

Recebo muitas visitas através do Google. Se você acabou de descobrir o blog, dessa ou de outra maneira, vasculhe-o. Mexa em tudo e clique em todos os links. Eles foram selecionados ao longo desse quase 1 ano para você! Fora isso, não deixe de ser curioso. Há vários sites especializados em vestibular linkados aí nos "Links Interessantes" para você ficar por dentro de tudo que acontece nessa área!

E não desistam. Eu sei o quanto é difícil passar por isso. Mas lá na frente, quando vocês conquistarem a vaga que tanto desejam, verão que valeu a pena cada segundo de estudo! Não desanimem!

Vou deixar meu e-mail para contato: carol.vellei@hotmail.com Podem mandar e-mails, mas coloquem no campo "assunto" algo relacionado a vestibular, para eu dar uma olhada! Além disso vocês já têm o meu orkut aí do lado esquerdo do blog, então é só clicar para me achar. Claro, existe o twitter também, mas esse é mais difícil de eu usar...

O NEUROSE foi uma experiência incrível, que jamais será esquecida por mim. Também não esquecerei a fase de vestibular, afinal, só entra na universidade quem passa por ela. Desejo que todos vocês realizem os seus sonhos, assim como eu realizei o meu.


domingo, 14 de março de 2010

Sites com Resumos das Matérias


Como estão os estudos? Estamos na metade de março já. Acho que ainda existe o clima de empolgação, portanto, continuem estudando firme. Um dia esse clima irá acabar, mas infelizmente, com ele ou sem ele, você deverá continuar estudando. Isso é uma realidade. Quando eu fazia cursinho, minha empolgação acabou no final de abril. Aí comecei a ficar perdida, meio sem saber por onde começar os estudos, já que tudo tinha acumulado e não dava mais para colocar os estudos em dia. Por sorte, um dia chegaram as férias de julho. :D

Bem, mas vamos ao que interessa. Conteúdo interessante para vestibulando: sites com resumos das matérias/livros. São resumos mesmo. Ou seja, apenas tópicos relevantes são abordados e geralmente cai bem mais que o relevante no vestibular, portanto, não confie apenas no resumo. Ele serve para fixar tópicos importantes.

Os sites apresentam resumos com todas as matérias!

Vestibular 1 - Alguns dos principais tópicos dos vestibulares resumidos.
Brasil Escola - Clique na disciplina no menu à esquerda.
Uol Vestibular - Serve mais para uma revisão. Apresenta o resumo de alguns livros de literatura.
Uol Educação - Apresenta os resumos das matérias. No menu, clique em "Disciplina". Conteúdo organizado em ordem alfabética.

Se conhecerem mais algum site com bom conteúdo, por favor, comentem! Se não conhecerem, pode comentar mesmo assim. HAHA

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cursinho Online e Vida de Bixo!


Para não perder o post: Cursinho Pré-Vestibular Online. Cliquem e descubram. É um blog com o conteúdo das matérias e simulados. Não sei se está atualizado, mas tem bastante material. Deem uma olhada!

Eu preciso ler uma porrada de textos para as aulas. É xerox, livros, trabalhos, seminários. Incrível! Você pensa que depois que passar sua vida será as mil maravilhas, vestibulando inocente? HAHA Sim. Você está certo. Sua vida será maravilhosa, por isso que valem a pena todas essas horas de estudo.

Apesar da enorme quantidade de afazeres, a gente sempre dá um jeitinho de ter tempo para ir à festas e eventos. Olha, depois que você entrar, sua vida será bem movimentada! Nada dessa monotonia do cursinho, da vida de vestibulando em geral.

Para vocês terem uma noção do que eu falo, já fui a diversas palestras, já virei a noite em uma festa na ECA (a famosa FestECA), já entrei para a bateria da minha escola e pretendo programar muitos outros passeios com a galera de lá.

Não desistam. Estamos no começo do ano. Vocês têm tempo para aprender bastantes coisas antes de chegar a hora do exame. Não fiquem nervosos. A "prova da sua vida" acontece todos os anos, por isso, se não deu no ano passado, tentem novamente!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fichas de resumo para você!


Você adora montar fichas de todas as matérias para organizar seus estudos? Ou você é daqueles que não têm organização e nunca conseguiu fazer uma ficha decente? HAHA Eu era uma das que não conseguia fazer fichas... Com isso, a curiosidade para encontrar alguma coisa na internet que as substituísse foi crescendo cada vez mais!

Um dia, em um de meus passeios pela web, achei um cursinho do Sul que disponibilizava tabelas, fichas e resumos visando a organização do raciocínio do estudante de maneira fácil e colorida. As tabelas são ilustradas, bem bonitas. HAHA

Se estiver afim, imprima e cole na parede. Se não estiver afim, consulte pelo pc mesmo, não tem problema!

São fichas de todas as matérias (exatas, bio, humanas). Ou seja, sem preconceitos! :D

Só que são muitas... Isso, muitas mesmo. São aproximadamente 125 fichas. Um prato cheio!!! Eu tive paciência para baixar todas. Até faria um pack com elas, mas não sei se estaria infringindo algum direito autoral.

Download das fichas de 2008
Download das fichas de 2005, 2006 e 2007

Estão em formato pdf. Se você clicar na imagem acima pode ter uma ideia de como são as fichas. É um material MUITO BACANA, para você organizar seus estudos. APROVEITE!

sábado, 6 de março de 2010

Simulado Personalizado!


O que você quer fazer hoje? Um simulado? Mas você precisa de um que contenha apenas questões de algumas matérias? Pois seus problemas acabaram! Chegou o mais novo Personal Simulator. HAHA

Quando vi isso na internet eu imaginei como se fosse uma propaganda de um produto das Organizações Tabajara. É simplesmente perfeito! Você seleciona as matérias e os conteúdos que você quer ver no simulado!

Para quem ainda não conhece o simulado personalizado do canal de vestibular do site Brasil Escola, conheça-o agora, clicando aqui.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Plantão de Dúvidas no Orkut!


Preciso comprar um gravador, um pen drive e, se possível, verificar o preço de uma câmera com entrada para microfone. Sim, começaram as exigências materiais de uma jornalista. Ontem foi minha segunda aula e foi a melhor, sem dúvida. Na segunda-feira eu fiquei super deprimida, porque achei que a aula de "Ciências da Linguagem" não era o que eu esperava. Não que ela seja chata, mas é porque quando você entra no seu curso, você espera que assuntos já da sua profissão sejam abordados e a aula foi repleta de teoria da linguagem...

Enfim, o que vocês vestibulandos tem a ver com isso? Quase nada, mas é só um aviso: Não se decepcionem quando entrar no seu curso e ver que tem muito mais teoria do que prática.

Bem, agora é começo de ano e os motores ainda estão esquentando. Não temos simulados marcados (pelo menos não os abertos a todos), mas se tiver e você ficar sabendo, dá um alô aqui no NEUROSE!

Eu estava pensando em montar um plantão de dúvidas aqui, no qual vocês poderiam enviar as dúvidas para o meu e-mail, mas, devido a nova rotina, não conseguiria ter tempo para responder ou perguntar a quem soubesse (já que uma dúvida de exatas eu não saberia responder haha)

Então andei pesquisando por aí e verifiquei que são quase nulas as iniciativas de plantão de dúvidas para vestibular. Mas descobri coisas legais no Orkut.

Plantão de Dúvidas Virtual: Comunidade criada com o objetivo de ajudar nas dúvidas das matérias escolares e de vestibular. Se você não tem um orkut, abra um para experimentar (não para se divertir haha).

Fora essa, é só você colocar o nome da matéria, por exemplo, "Matemática" para pesquisar no orkut, que virão diversas comunidades com fanáticos pela matéria e que sempre estarão dispostos a responder problemas difíceis ou tirar suas dúvidas.

Orkut é assim: pode ser um vício ou uma ferramenta ao seu favor. Se você já tem um, está aí uma ótima ideia para usá-lo sem sua mãe reclamar. :D

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dormir à tarde faz bem!



Isso eu já sabia. Não fiz nenhuma pesquisa, mas eu mesma comprovei que isso é verdade. Já foi dito anteriormente que eu tirava sonecas quase todos os dias depois do almoço. Claro que tem dia que não dá, porque há muita coisa para fazer, mas, sempre que era possível, eu dormia 1 ou 2 horas (dependendo do meu cansaço).

Obrigada pela lembrança Giuseppe, está aí o vídeo do Fantástico sobre o assunto. Então pessoal, chamem os seus pais para verem com vocês! Só assim para eles acreditarem que o sono não é enrolação!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Manual de sobrevivência!


Do mesmo modo como muitos de vocês estão começando as aulas do 3° ano ou cursinho, as minhas também já irão começar. Nessa segunda-feira vou começar a entrar no clima acadêmico da USP, porque até agora só vi o clima estudantil/pirado/alto-astral dos veteranos de lá! A semana dos bixos terminou, e junto com ela também está saindo da minha testa a marca "USP" que ganhei pagando pedágio em um dos faróis de São Paulo. Sim, passei protetor solar, mas não foi o suficiente. E sim, eu pedi dinheiro no semáforo. HAHA

Acho que a maior dúvida de vocês agora (além da clássica "será que vou passar?"), é quanto a organização dos seus estudos e de sua rotina. Bem, aí vão algumas dicas preciosas para você se manter em ordem com a matéria.

1) "Matéria dada é matéria estudada". Dê preferência para estudar a matéria que foi dada no próprio dia. Não adie para não acumular. Se acumulou matéria, faça no final de semana. Sim, final de semana serve para relaxar, mas serve também para colocar matéria em dia.

2) Alimente-se bem. Não adianta... Ano de cursinho é ano de engordar. Queimamos muitas calorias e neurônios estudando. Reponha-as imediatamente, porque ninguém consegue pensar de barriga vazia (bem dizia a nossa mãe "saco vazio não para em pé"). Faça lanchinhos, coma frutas e faça todas as refeições.

3) Beba muito líquido. Manter o corpo hidratado é fundamental. Você vai ver... Em breve terá uma garrafinha na sua mochila. É típico de vestibulando levá-las para simulados, aulas, palestras. Garrafa d'água e barrinha de cereais compõem o look do vestibulando clássico. HAHA

4) Tire uma soneca após chegar da aula. Vai até passar no Fantástico uma matéria sobre isso. Colocarei o vídeo aqui depois. Acho que só passei porque dormia à tarde. É sério. Eu dormia depois do almoço 1 ou 2 horas. Faz muito bem...

5) Fuja da preguiça! Você vai se acostumar a lavar o rosto com água fria e tomar café para não desmaiar sobre os livros. Apesar da soneca que tirava, sempre tinha sono. Ler dá muito sono. Uma dica que eu dou é ficar em ambientes bem iluminados. Ou perto de uma janela, ou no seu quintal mesmo. Ah, e não comece por Humanas... Humanas é sonífero.

6) Monte tabelas. Seja organizado, ok? Não queira estudar tudo no mesmo dia. Seu cérebro tem limites. Por isso, leia o meu post sobre como montar tabelas, e divirta-se. Não fique triste se não conseguir seguir à risca o planejado. As tabelas servem apenas como base.

7) Não converse durante as aulas. Lugar de conversa é no intervalo ou no "recreio". Você já não tem idade para bancar o idiota na sala e ficar enchendo o saco do professor (e de quem quer aprender) com conversa paralela. Pô! Você quer passar no vestibular, cara! Acorda! Preste atenção!

8) Faça anotações. Durante a aula anote os tópicos principais, faça esquemas de pensamento com flechinhas, enumerações, canetas coloridas etc. Se você não anotar nada, pode reparar: você perderá a concentração e do nada estará pensando naquela garota gostosa ou no que tem para o almoço.

9) Durma bem à noite. No mínimo 5 horas de sono. Você pode se assustar com isso, mas tem gente que não dorme nem 3 horas porque fica se matando de estudar. Pergunta pra esses caras se eles aguentam até o meio do ano. Aguentam nada, por isso, se cuide e siga essa minha orientação. O corpo precisa repousar para assimilar a aprendizagem.

10) Tire suas dúvidas na hora. Se não puder ser na hora com o professor, anote-as e pergunte a alguém o mais rápido possível. Tem sempre um amigo que manja a matéria, ou um professor no plantão de dúvidas. Se você estuda sozinho, procure pelo google ou em comunidades no orkut sobre o assunto. Irei fazer um post especial sobre isso (um dia! HAHA). Ficar com dúvidas é horrível. Você colou em todas as provas que não manjava, mas agora é diferente. É crucial que você aprenda pelo menos o essencial de todas as matérias.

Seguir esse "Manual de Sobrevivência" é um grande passo para ser aprovado no vestibular. O resto é sorte, porque o vestibular também é loteria.

Especial: Centros de Orientação Profissional


Começo de ano é para isso mesmo: para colocar sua cabeça em ordem. Afinal, quem tem 100% de certeza sobre o que quer da vida?

Nos posts anteriores, esse assunto já foi tratado, mas agora trouxe informações interessantes para quem quer um apoio de profissionais da área de orientação vocacional para pedir ajuda.

O site do Guia do Estudante elaborou um banco de dados com diversas instituições que prestam esse serviço de orientação vocacional. É organizado por estados, por isso você pode verificar se aí perto de você há algum lugar para pedir orientação. Veja a lista completa de instituições.

Tirar suas dúvidas online

Guia do Estudante: O site tem uma sessão dedicada a isso, com várias perguntas já respondidas e publicadas. Procure na página para saber se há alguma pergunta semelhante a sua! Se não foi o suficiente para resolver o seu problema, envie a sua dúvida para que um dos orientadores a responda. Veja todas as perguntas já publicadas.

Sejabixo!: Esse site também conta com uma orientadora que responde a perguntas enviadas. Da mesma forma é possível ler as que já foram respondidas e as perguntas mais frenquentes.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Uma semana diferente!


Oi pessoal, desculpa a ausência aqui no blog essa semana. Sei que vocês entenderão, pois também estão ansiosos para que isso, em breve, aconteça com vocês!

Lá na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, está ocorrendo a semana dos bixos. Os veteranos se organizaram para fazer diversas atividades para os bixos, principalmente para deixá-los mortos de cansaço. haha

Hoje eu acordei tão cansada (isso porque só teve ainda segunda e terça), que resolvi faltar lá. Espero não ter perdido muita coisa, porque os outros dias foram incríveis! Tenho saído de casa muito cedo e voltado apenas com forças para tomar banho e cair na cama! Quinta e sexta o cronograma parece ser imperdível, portanto terei que ter fôlego para ir nesses dois dias.

Em breve voltarei a postar aqui no NEUROSE. Já recebi algumas sugestões de post e gostaria que continuassem mandando mais sugestões para que, quando eu voltar à atividade, vocês consigam ver as suas ideias aqui no blog!

:D

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Especial: Faça Testes Vocacionais Online!


Só o último post não ajudou você? Está atrás daqueles testes vocacionais que têm pela internet? Olha, eles são muito chatos... Mas ajudam. Não te falarão qual a carreira exata, mas dirão que você pode ser ou bailarina ou astronauta. É sempre assim. Você termina o teste e tem 30 carreiras que tem a sua cara! HAHA Por isso, não se decepcione! Eles não farão nenhum milagre, pois é você quem deve escolher a própria carreira.

Como eu sei que você é um vestibulando super curioso e adora fuçar por aí, apresento a vocês as 7 maravilhas dos testes vocacionais. Se quiser, faça todos e depois compare os resultados ou faça apenas para dar risada e descontrair!

1) Teste Vocacional do Sou Vestibulando: São 28 perguntas, mas é muito rápido de responder. Só dura 2 minutos. Você deve escolher entre duas frases aquela que mais se identifica. É bem intuitivo!

1) Teste Vocacional do Guia da Carreira: Simples e rápido. Com 19 questões que vão desde o básico "Meu sonho é", até a original "Eu vejo o paraíso como um lugar...". Super interessante!

2) Teste Vocacional do Portal dos Estudantes: Um dos mais tradicionais testes empregados. Tem várias colunas, com A e B e é bem maluco. No fim dá certo, pode acreditar, vocês entenderão como o teste funciona! haha

3) Teste Vocacional do consultor Carlos Martins: Segundo o site, "Este é o teste vocacional mais utilizado hoje no mundo inteiro!". :O Ok. Eu também não acredito que seja, mas vamos ao que interessa. Coloque de 0 a 10 em várias frases sobre o que você gosta de fazer. É importante responder a todas as perguntas.

4) Descubra seus interesses (Guia do Estudante): Teste basicão, bem legal, pois é diferente dos demais. São 25 frases que deverão ser assinaladas de acordo com o seu interesse!

5) Teste Vocacional do Globo Online: São 3 blocos de afirmações, as quais voce assinala de acordo com a sua afinidade. Depois o site gera um relatório apresentando a sua possível área de atuação.

6) Teste "O que vou ser quando crescer?": Devem ser assinalados de 15 a 20 itens em uma lista de dezenas de opções, de acordo com o que você gosta de fazer. Interessante.

7) Teste "Conheça o seu potencial" (Guia do Estudante): Não é por nada não, mais a lista de testes do Guia do Estudante é enorme. Clique aqui para ver todos. Esse teste, em especial, é legal para você testar suas potencialidades.

Especial: Não sei qual carreira seguir! E agora?


Estamos em fevereiro. Claro, existem os vestibulares de inverno, aqueles que ocorrem no meio do ano, mas pensando em uma situação ideal, digamos que você vá prestar o vestibular apenas no fim do ano. Isso nos dá mais tempo para pensar. A maioria das inscrições começam em setembro. Bem, temos por volta de 7 meses para responder à essa pergunta. Mas olha, vou ser sincera. Se agora você ainda não sabe, não vai ser na véspera da inscrição que você vai se decidir. Por isso, vamos eliminar, pelo menos, aquilo que você não irá prestar de jeito nenhum! Isso já é um começo.

Tente pensar dessa maneira: "O que eu não gostaria de fazer?". Coloque na mesa: "Não gosto de lidar com pessoas"; "odeio matemática"; "não consigo ver sangue" e por aí vai... No final você verá que terá reduzido a quantidade de opções de carreira. Mas, se você está um pouquinho mais avançado na decisão e está em dúvida entre 2 ou 3 carreiras, comece a explorá-las. Aproveite para conhecê-las melhor.

Conheça melhor a carreira pretendida! Links para se divertir:

Guia de Profissões: Nessa página você tem acesso a mais de 200 profissões, explicadas detalhadamente. Apresenta link com vídeos e tudo o mais. Vá se acostumando a acessar o site do Guia do Estudante. Ele é repleto de coisas bacanas para você!

Guia VEJA de Profissões: Sem dúvida, um link essencial! A VEJA entrevistou profissionais de diversas carreiras, para o vestibulando saber mais sobre o dia a dia de trabalho de cada um deles. Leia e descubra como poderá ser a sua vida depois de formado!

Guia de Carreiras: Quer ser engenheiro, mas não sabe de que área? Você sabe que quer Medicina, mas gostaria de conhecer a especialidade que é a sua cara? Visite esse site. Muito interessante, separado em Exatas, Biológicas, Engenharias e Humanas.

Em breve mais posts sobre "Ajuda Vocacional" aqui no NEUROSE. Acompanhe!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cursinho Online Gratuito!


Eu não estou ganhando nada com essa propaganda, mas achei o cursinho legal. Claro, essa proposta de ser gratuito chama a atenção, mas cuidado! Fique sempre atento para não começar a pagar sem nem ao menos perceber isso!

Achei na internet o cursinho GETUSP. A proposta deles é a seguinte: Você se inscreve no site e aguarda até março para receber seu login e senha. São 10.000 vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Até ai, tudo bem. Você assiste às aulas (tem inclusive aulas demonstrativas) e pronto! As aulas são gratuitas.

SE você quiser, você compra o material deles. Não é obrigatório. Isso é interessante porque você pode assistir aos vídeos, pegar o assunto da aula e pesquisar a matéria na internet (Google) que, diga-se de passagem, é um prato cheio para quem quer conseguir material gratuito.

Então não perca tempo e se inscreva, clicando aqui!

Qualquer problema, é só falar com o atendimento online para ajudá-los com as dúvidas. Eu testei o atendimento e realmente, alguém fala com você. :D

ps: Fique atento à essas propostas tentadoras. Leia sempre os "Termos de Uso" para não ser pego de surpresa. Se não tiver um termo, leia as instruções, qualquer coisa parecida. Eu não me matriculei, porque se não tiraria a vaga de quem realmente precisa. Depois me fale como é o cursinho. Quem avisa, amigo é. HAHA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Atualidades: Fique por dentro!


Eu sei vestibulando... Você não tem tempo nem para dormir, quem dirá então para ver o Jornal Nacional? Não se sinta culpado! Ainda bem que você não assiste isso! Os jornais televisivos só irão te deixar ainda mais confuso e te darão a falsa segurança de que você está "por dentro" dos acontecimentos mundiais. Jornal de tv não é recomendado a vestibulandos justamente por seu caráter resumido e pouco abrangente. O recomendado é que seja feita a leitura de um jornal impresso diário (Estadão, Folha de SP...). Só não vale ler jornais como o Agora e o Diário de SP, porque neles você só encontrará notícias sobre celebridades, aposentados e ocorrências policiais. Vale para qualquer jornal do Brasil, leia apenas os que privilegiam a qualidade de conteúdo.

Se você tem grana, assine o jornal. É legal porque você pode ler no ônibus. Recomendo ler os editoriais, o caderno internacional e alguma coisa de economia, sempre que comentarem sobre o PAC, questão indígena, conflitos com o MST e encontros econômicas mundiais (Doha, OMC). Isso cai no vestibular.

Mas, se você não tem grana e/ou prefere ler coisas pelo computador, a pedida é essa aqui: no site Kotonette, eles disponibilizam DE GRAÇA, download da versão digital do jornal "O Estado de São Paulo". Eu fazia o download todos os dias e lia pelo pc mesmo. É como se fosse o jornal da banca, igualzinho. Fora isso o site sempre coloca coisas legais, como download de revistas Época, Veja, Super Interessante.

Tabela de Atualidades: Bem, se mesmo assim você não tiver tempo para fazer tudo isso, vale fazer o download de uma tabela (clique no ícone abaixo) que eu fiz e que tem as principais notícias de atualidades do ano 2003 até o começo de 2010. É um documento do Word. Você abre e clica no link, ou se for o caso aperta "Ctrl" e o link aparece. Eu organizei em tabela justamente por ser mais prático. Se quiser você pode organizar por assunto e ler atualidades só sobre o Oriente Médio, EUA, Economia. Basta selecionar a coluna e organizar de "A-Z", no próprio Word. No site do Uol Vestibular - Atualidades você poderá acompanhar, daqui para frente, as próximas atualidades. Eles publicam uma matéria por semana.




Se você gosta muito de ler e quer se aprofundar nas atualidades, o meu conselho é ler o jornal "Le Monde Diplomatique". É a edição brasileira do Le Monde, e esse, infelizmente, não está disponível para download. Na banca de jornal (em SP), custa R$9,90 e tem uma edição por mês. Ele é FANTÁSTICO. São feitas análises sobre os assuntos, por isso não se assuste com o tamanho dos textos. No site do jornal tem a "Biblioteca LMD". É possível pesquisar por Temas, Países ou por Autores.

Puxa... E isso é só o começo. Em breve colocarei aqui outras fontes de pesquisa para você ficar realmente por dentro de tudo que acontece no mundo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aulas Online para Vestibular!

Anteriormente, nesse mesmo blog, eu já indiquei diversos sites com Aulas Online. É só digitar na busca do NEUROSE (aí em cima) "Aulas Online". Todos os posts relacionados a isso aparecerão. Mas, como sou muito gentil e adoro facilitar a vida de vocês (HAHA), vou listar aqui um material bem bacana que, para quem tem paciência de clicar e localizar o conteúdo desejado, será sem dúvida, um prato cheio!

Para começar, vamos ao trivial. Quem não conhece, precisa conhecer:

O site do Anglo e do Objetivo apresentam diversas aulas online. O site do Anglo é o mais completo e organizado. É divido por matérias e tem uma lista de programas anteriores e os que ainda serão apresentados, ou seja, dá para você se programar e assistir à aula ao vivo, e ainda por cima enviar suas dúvidas para que elas sejam respondidas no próprio programa! Não precisa ser aluno do cursinho para assistir. Elas são abertas e gratuitas. Olha, sou a prova viva que, se a pergunta for pertinente, eles respondem. Já responderam a várias perguntas que eu enviei.

Clique na TV WEB, na home do site do Anglo, para assitir às aulas.

Os programas do Objetivo são muito legais porque tem todas as obras da FUVEST/UNICAMP e mais outras que são importantes para a Literatura. Além disso tem diversos programas de História/Geografia bacanas, com temas atuais e tradicionais. Para os interessados em Exatas, há diversos programas que abordam esses assuntos. Os programas não são organizados por matéria, por isso requer um pouco de paciência para procurar o que te interessa. Nada que um bom "Ctrl+F" para localizar não resolva. Os programas acontecem todas as quartas-feiras, depois das 16h. Também é possível tirar dúvidas ao vivo. Não é necessário ser aluno do cursinho para participar.

Clique aqui para assistir às aulas do Objetivo. Não se esqueça de clicar em "Ver anteriores" na parte inferior do site para ver as outras páginas com aulas.

Tabela Especial Humanas: Para quem é da área ou precisa de um reforço em Humanas, eu fiz uma tabela com o nome de todos os programas de Humanas do site do Objetivo e Anglo, para facilitar e organizar os meus estudos. Quem estiver interessado, clique aqui e faça o download da tabela. Há 2 planilhas: uma de História e outra de Geografia. Para localizar o programa, basta copiar o nome dele e ir até o site, digitar "Ctrl+F" e colar o nome para realizar a busca.

No site da Globo, na seção de vestibular, também é possível ficar por dentro das notícias e ainda por cima ver dicas de professores sobre conteúdos. São aulas bem curtinhas, de uns 5 minutos mais ou menos, que ajudam a revisar o conteúdo. Todo dia tem uma aula diferente. Nesse link aqui, você pode rever as aulas de todas as semanas.


Para quem estuda sozinho e quer ter um amplo conhecimento através de vídeos abrangentes, sobre todas as matérias, para o vestibular, eu indico esse site de vídeos/documentários educativos gratuitos. É um site bem completo, mas muito mal organizado. Não tem seções, ou seja, você precisa se localizar através do menu a esquerda, que tem link direto para todos os vídeos que tem no site. Vale mais uma vez aquele atalho "Ctrl+F". Digite o que você precisa. Se não encontrar, tenha paciência então e olhe um por um, porque tem muito material interessante.


Bem, por hoje é só. Quem tiver mais algum site interessante com vídeos para o vestibular, comenta aqui! Qualquer dúvida/sugestão, também pode ficar à vontade para comentar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ProUni: Consulte o resultado!


Já é possível consultar no site do ProUni o resultado das inscrições na 1ª fase do programa. A segunda fase de inscrições vai do dia 15 ao dia 20.

Veja o resultado do ProUni aqui.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fuvest: Segunda chamada antecipada

A Fuvest, em outro momento de alegria, resolveu antecipar a divulgação da lista de convocados para o dia 12 (sexta-feira). A matrícula será feita no dia 19 de fevereiro.

A informação é do portal de notícias G1.

Link para notícia completa

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entrevista: "Passar não é impossível"

Algumas garotas de Jornalismo (eu sou a de blusa branca e cabelo verde. HAHA)

Como passar no vestibular? Eu passei, mas ainda não sei responder plenamente a essa questão. A Fernanda, leitora aqui do NEUROSE, me enviou uma entrevista com algumas perguntas. Ela segue na íntegra, aqui no Blog. Qualquer dúvida/comentário, é só postar logo abaixo! Espero que gostem!


From: fernanda_carli@hotmail.com
To: carol.vellei@hotmail.com
Subject: Vest
Date: Wed, 10 Feb 2010 13:43:09 +0000


Oi Carol!
Fiquei muito contente mesmo em saber que deu certo pra você. Foi muito merecido! Pena que pra mim não deu, estou muito atrás na lista de espera. Mas também estou esperando a UNIFESP, estou em 79 na lista de espera (não sei se dá também! =/).
Estou precisando de uma ajuda sua. Queria saber como foi o ano de cursinho pra você. Pra facilitar, vou mandar um monte de perguntas, você poderia me responder? Pode até postar no blog, vou acompanhar ainda. Aqui estão as perguntas:

(Fernanda, tudo que eu respondi no e-mail está em vermelho. Espero que te ajude! Se quiser passar para mais pessoas, fique à vontade. Vou postar no NEUROSE também! Amei a sua entrevista! Minhas respostas ficaram longas, mas leia até o fim, hein?HAHA Beijos!)

Quantas horas de estudo por dia?
Não tinha um horário fixo. No começo é tudo lindo, e você está realmente disposta para estudar, mas chegando ao fim de maio/junho, você não aguenta mais manter a rotina. No começo (1° e 2° mês), estudava todas as matérias do dia, tentando fazer todos os exercícios. No 3° mês em diante, esqueci um pouco exatas, que não era a minha área, e talvez me arrependa um pouco disso, porque acumulou muita matéria e eu só consegui acompanhar as aulas depois das férias, quando dei uma lida no conteúdo, mas sem fazer todos os exercícios, porque é impossível. Depois das férias de julho mantinha uma rotina de umas 3 a 4 horas por dia depois da aula, vendo os exercícios do dia, mas fazendo só os básicos de exatas. Humanas estavam tudo feito e Bio também, porque gostava da matéria. Química sempre foi um terror e não fazia muita coisa.

Quanto tempo dedicado a descanso em um dia?
Eu chegava do cursinho em casa umas 14h. Almoçava e só ia estudar às 16h. Se tirava uma soneca, esse horário mudava para 16h30 ou 17h. E meu rendimento não era pior por isso. Estava muito mais disposta depois da soneca (claro, depois de uma caneca de café e o rosto lavado com água fria). Parava de estudar umas 21h. Jantava nos intervalos, tomava banho e depois ia dormir, essas coisas banais para um vestibulando, sabe? uahAHU

Como organizou os estudos por matéria?
Eu começava a fazer os que eu mais gostava. Talvez isso fosse ruim, porque gostava de humanas e ler textos depois do almoço dá muito sono. Eu recomendo que o vestibulando comece por exatas, coisas mais práticas. Depois passe para Bio e por último Humanas. Lia os textos no ônibus, ou no quintal, onde tinha sol. O sol é muito bom para tirar o sono e dá um ânimo danado! É importante fazer os básicos de todas as matérias (Português/Literatura eu não fazia muito, mas prestava muita atenção às aulas), principalmente exatas, porque um atraso pode ser o fim. Embola tudo depois. Se você se atrasar em uma matéria, deixe o atraso para depois e continue fazendo a matéria do dia. Não dá para colocar em ordem coisas atrasadas, só em feriados prolongados, ou mesmo nas férias e mesmo assim, sempre sobram coisas. Relaxa.

Aos finais de semana, estudava ou dava um dia de descanso?
No fim de semana, sábado, eu tinha aula de manhã, normal. Era o reforço de humanas, o dia da semana que eu mais gostava. Nunca estudei em casa as aulas do reforço, tipo: "ah, hoje vi Revolução Francesa, vamos ler sobre isso". Não dá certo. Humanas é assim: você precisa saber com antecedência o que o professor vai falar, por isso sempre dava um jeito de ler a matéria no caminho, para na hora da aula eu não me perder muito. No domingo, era dia de descanso. Quer dizer, mentira. Eu estudava também, geralmente o que eu não conseguia fazer durante a semana (exercícios de exatas haha). Colocava parte da matéria em dia, mas foram poucos os domingos que tive disposição para isso, porque depois relaxei de vez e deixava atrasar, sem peso na consciência. Domingo era meu dia de folga (no 2° semestre).

Você teve momentos de estresse? Se sim, como fazia pra se acalmar?
Sempre tive momentos de estresse, às vezes nem provocados por mim. Os meus amigos tinham lapsos de pessimismo e isso me contaminava. É ruim isso, por já é difícil manter o controle, imagina com gente que é negativa ao seu lado? Entrei bem confiante, mas a falta de confiança dos outros era péssimo e isso fez com que meu rendimento piorasse. A minha sorte era que nem todos eram assim. Minha dica é que, quando bater esse momento de pânico "ai não vou passar, que droga", você mude de assunto com a outra pessoa, ou mude de companhia. uahUAH Eu sempre acreditei em Deus, mas como uma entidade a qual pudéssemos desabafar à noite e pedir forças. Isso ajuda a manter o equilíbrio. Se você faz yoga, faça isso. Se natação te relaxa, faça isso. Tenha um momento de escapismo.

Além de estudos, você fazia alguma coisa pro seu físico ou vc se manteve sedentária?
Bem, eu nunca fui de me exercitar. Talvez isso seja ruim, porque agora preciso perder os quilinhos que ganhei com a minha ansiedade desenfreada do ano passado. Mas é sério. Quem costuma fazer exercício físico, não pare. Vestibular bagunça tudo na nossa vida e saúde é essencial. Eu acabei comendo demais e isso faz mal. Quando bater a ansiedade, respire fundo e relaxe. Comer não é uma boa saída. uahUHAuha

Como você mesma me falou, estudou em cursinho Objetivo. Como eu também estudei, sei que nos "intocáveis" tinham bastantes exercícios, queria saber se você seguia os exercícios que as apostilas mandavam para realizar e se você fez a maioria deles de todos os livros.
Bem, quem conhece os "Intocáveis", sabe que tem muitos exercícios. História eu fazia todos, porque achava divertido. Geografia é massacrante, tem mais de 100 exercícios em cada capítulo. Impossível. De Biologia (todas as áreas) eu fazia quase todos, porque gostava. Física/Matemática/Química, se eu fizesse os básicos já era muito pra mim. HAHA Mas sei que, assim como todos os cursinhos, sempre há muitos exercícios para fazer. Concentre-se na área que você mais gosta e tente fazer os outros, quando dá. Mas, vou frisar de novo. Faça todos os básicos e leia os conteúdos/resumos das matérias.

O que você achou que contribuiu pra caramba pra te aprovar no vestibular?
Olha, contribuiu bastante eu relaxar e me manter confiante. Essa história de já entrar pra perder, eu não concordo. Você está ali concorrendo de igual para igual com os outros. Você é bastante inteligente pra saber que quer estudar em uma boa universidade, enquanto outros nem se quer se dão conta disso. Eu não acredito até hoje que passei e depois de ver a minha classificação (6° lugar), fico me perguntando o porquê desse milagre, já que muitas vezes eu nem estudava direito. E tenho uma leve desconfiança de que foi a minha calma que fez isso. É muito importante manter-se calmo no dia dos simulados, no dia do vestibular e em todos os outros exames. Vi pessoas muito inteligentes não passarem por conta do nervosismo. Outra coisa também foi eu ter me concentrado em todas as aulas que assistia e anotar o que o professor falava. Tenho milhões de folhas de fichário aqui, cheias de anotações. Sente-se na frente e preste atenção, tentando absorver tudo que o professor diz. Na hora da prova você vai se lembrar de boa parte disso.

Comentário extra: Lendo as minhas respostas, até parece que eu fui um robozinho ano passado. E não é verdade. Eu tinha vida sim. Assistia à novela (haha), cuidava do blog, dormia no sofá. Só não saia com os meus amigos porque não tinha grana, e todo final de semana era lotado com coisas do cursinho. Os resumos ajudam bastante. Assistir às aulas online que têm no Anglo e no Objetivo também, principalmente se você que se aprofundar sobre algum assunto. O bacana é não ficar desanimado, porque você só pensa em coisas negativas e isso não te ajuda de jeito nenhum.

Fernanda: Bommmm, acho que não foram evasivas as minhas perguntas, né? Se eu fosse descrever meu ano, eu falaria que foi muito difícil, porque eu estudei muito. Pelo menos eu acho que eu estudei. Quando você responder as perguntas, eu falo um pouco como foi o meu. Vale também você falar como foi o terceiro ano, quando você saiu da escola e não deu certo. Como foi o terceiro colegial, se estudou como ano passado ou não.

Meu 3° ano foi muito tranquilo. Só estudei pra passar de ano. Estudava para as provas um dia antes, ou no ônibus. Saia com os meus amigos, me divertia e não ficava estressada com coisas banais, porque além do 3° ano, no 1° semestre eu estava terminando o técnico em Gestão Empresarial e sempre dava rolo para entregar trabalhos. E ainda por cima, trabalhei no 2° semestre do meu 3° ano. Fiz estágio no Governo de São Paulo e foi uma experiência muito legal. Fiz a FUVEST no final do 3° ano mais para conhecer a prova e testar meus conhecimentos. Achei que fui bem para quem não tinha estudado para a prova e decidi fazer um ano de cursinho, para me aperfeiçoar. No final, tudo deu certo. Acho que quando as coisas são para acontecerem, elas acontecem. Acredito em destino e em livre-arbítrio. Você luta, batalha e conquista. Sempre há alguma conquista. Pode ser que você conquiste o que sempre quis ou que descubra outro caminho, outro curso, mas sempre porque era justamente aquilo que você deveria fazer e era só uma questão de tempo para descobrir isso.

Espero que você responda, estou esperando... hehe.... (respondi, não respondi? :D)
Beijão Menina! Vai que o ano é seu! Estou muito orgulhosa de conhecer uma futura jornalista da USP.

Fernanda P. Carli

Obrigada pela entrevista, Fernanda. Adorei a oportunidade de falar mais sobre o meu ano de cursinho!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ProUni: Inscrições estão abertas


Anteriormente, em um post que abordava mais informações sobre o ProUni, havia falado que até o fim de semana teríamos uma resposta do Ministério quanto às inscrições. Hoje, sábado (06/02), já é possível se inscrever para o programa. O período de inscrições da primeira etapa se encerra no dia 10 (quarta-feira).

Fiquem atentos ao cronograma. O resultado dos pré-selecionados sairá no dia 13.

Acesse aqui o site do ProUni para fazer sua inscrição.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

RT: Não Passei no Vestibular, e Agora?


Eu estava começando a escrever um texto sobre esse assunto, porque a época em que estamos vivendo, esse começo de ano, é repleto de alegrias e decepções. Alegrias para os que passaram naquela faculdade que desejavam; decepção para aqueles que passaram, mas não na que desejavam; ou na maioria dos casos, decepção por não ter passado em nenhum curso. Mas, eis que me deparo com um tópico no orkut com o seguinte título solene: "Aos que não passaram".

Comecei a ler o conteúdo do tópico e nele havia um link para um texto escrito especialmente para a ocasião. A autora do texto, Jaque, que hoje cursa Arquitetura e Urbanismo na USP, o escreveu com o objetivo de levantar a moral de quem não passou. Ela mostra em seu texto, que com muita determinação e esforço, é possível superar tudo isso. O texto é a prova de quem já sofreu na pele tudo isso que você está passando.

Leia e pense no assunto com a esperança de que seja você no futuro a mostrar sua história de superação e sucesso!

Link para o texto da Jaque

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Unicamp divulga resultado

Confira aqui se você passou no Vestibular da Unicamp.

A matrícula é dia 9. Comemore, mas acompanhe as datas para não se perder.

O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do País. Se você não passou, não se preocupe. Como já venho mostrando sempre aqui no blog, por mais tempo que nós percamos tentando, a vontade de realizar um sonho é muito mais importante do que isso. Tire um tempo para o descanso e volte à luta.

Entenda mais sobre o ProUni


De acordo com a Portaria n°1.132 de 2 de dezembro de 2009, publicada pelo Ministério, os responsáveis têm até 120 dias depois de sua publicação (ou seja, até dia 2 de abril) para instalar o programa esse ano. Há informações de que até o final da semana já seja publicada as datas do cronograma e já se iniciem as inscrições. Fique de olho no site oficial do ProUni.

Entenda mais sobre o programa:

ProUni
O ProUni é um programa do Governo Federal que dá bolsas a pessoas carentes (com bom desempenho do Enem) em universidades privadas. Podem ser de 50% ou 100%.

Nota do Enem
O MEC ainda não definiu como vai fazer a seleção com a nova nota do Enem. Será estabelecido, em breve, a nota mínima para o candidato participar. Nas edições anteriores, era preciso acertar, pelo menos, 45% da prova. Quanto maior a sua nota, maior sua chance de ganhar a bolsa.

Tipos de bolsas
Integral: Para estudantes com até R$765,00 (um salário mínimo e meio) por pessoa, na família.
Parcial: Para quem tem até R$1.530,00 (três salários mínimos) por pessoa, na família.

Antigo Enem
Para o próximo ProUni apenas serão usadas as notas do Novo Enem. As antigas não poderão ser usadas.

Instituições Participantes
A lista definitiva ainda será definida pelo MEC e divulgada em breve.

Cuidado com sua bolsa!
Se você ganhou uma bolsa, mas por algum motivo não se enquadra mais no perfil do ProUni, você será desligado do programa. Além disso, é preciso manter um mínimo de 75% de aprovação nas disciplinas cursadas durante o semestre.

Como posso me inscrever? Veja o passo a passo:

Enem 2009
Você precisa ter feito o Enem do ano passado para concorrer a uma bolsa. Além disso, é preciso se encaixar em uma das modalidades de renda (para bolsa integral ou parcial) ou então ser pessoa com deficiência física.

Inscrição
Com o resultado do Enem na mão (disponível aqui), você deve acessar o site do ProUni e escolher até 5 cursos em instituições de ensino superior participantes do programa.

Rodadas
Vai ser muito parecido com o sistema adotado pelo SiSU. Você participará de rodadas nas quais será definido se você tem nota suficiente ou não para ganhar a bolsa. É recomendado que o site seja visitado diariamente.

Pré-seleção
O processo não acaba com a divulgação do resultado pelo MEC. É preciso que você, depois de aprovado, vá até a instituição escolhida para se informar como proceder quanto a documento e/ou provas adicionais. Isso irá variar de instituição para instituição.

Documentação
Você deverá apresentar todos os documentos que comprovem a sua renda e deve ficar atento se há a necessidade de fazer alguma prova específica adicional.

Devolução
Mesmo que você já tenha começado a pagar sua faculdade, ao ingressar no programa você será restituído, de acordo com sua porcentagem de bolsa (50% ou 100%).

Para mais informações, acesse o site do ProUni e fique atento às datas que poderão ser divulgadas até o final de semana.

Esse site aqui, ProUni 2010, não é oficial, mas tem informações bacanas. Deem uma olhada!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Passei.


Eu já chorei, já liguei para amigos/parentes, já agradeci a Deus, já pulei, chorei de novo, chorei mais um pouco e provavelmente ainda vou chorar mais.

Não se trata apenas de um nome na lista. É a realização de um sonho. Parece tão bobo de se falar, mas é a pura verdade.

Eu sempre pensei que não estudava o suficiente, que não estava me esforçando ao máximo. Preciso ser sincera com vocês, porque acho que me entenderão... Ninguém nunca está satisfeito com seu desempenho. Por se tratar de um vestibular tão concorrido, uma questão pode fazer a diferença.

De ontem para hoje eu também não consegui dormir direito, mesmo sabendo que já havia passado. A ansiedade é ainda maior depois que isso acontece! Agora é esperar pela matrícula...

Para quem não passou, que isso sirva de ânimo! Eu também não passei na primeira vez. Passei de segunda, depois de um ano inteiro de cursinho. E eu faria tudo de novo para experimentar a sensação que estou tendo agora. Aliás, já iria fazer, porque não estava muito confiante em um resultado positivo. Essa semana eu iria me matricular em algum cursinho... Felizmente isso não foi necessário.

O NEUROSE vai continuar. E vocês, em breve, terão uma blogueira formada em Jornalismo, pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Esperar é o maior problema?


Eu fiquei pensando neste título antes de escrever o texto. Será que "esperar é o maior problema"? Se você está na mesma situação que eu, à espera do resultado (ou à espera de um milagre, para ser mais exata), também deve ter medido o seu nível de ansiedade. É óbvio que eu estou ansiosa. Mas, na medida do possível, acho que estou me portanto muito bem. Até agora não tive nenhum ataque de histeria ou crise de choro. Você já teve um momento assim? (dica: controle-se... haha)

Sei que não é o fim do mundo se eu não passar. Mas ocorrendo o contrário, também sei que é o começo de um mundo novo para mim. São muitas transformações. Eu fico imaginando se vocês agem de maneira parecida a mim. Sempre que eu penso na lista de aprovados, eu fico tentando visualizar meu nome, com pensamento positivo. Não sou 100% otimista, mas evito pensar que eu tenho a possibilidade de me matricular novamente no cursinho (já pensei nisso algumas milhares de vezes, para assumir a verdade).

É difícil prever o futuro, mas no meu caso, posso dizer que a essa hora amanhã, minha vida terá mudado. De uma forma ou de outra. Acredito que o pior é essa incerteza que nos ronda... Nossa vida não nas nossas mãos, mas nas mãos de diversos corretores. Mentira. Agora que eu me toquei. Minha vida sempre esteve na minha mão. Sabem aquela história do livre-arbítrio? "Carol, você estudou pra valer ou ficou enrolando?", pergunta-se a minha consciência.

Amanhã eu vou responder a essa pergunta.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Extra: Resultado da Fuvest Sairá dia 3

É isso mesmo. Quem não acredita em mim, veja o link da matéria no Uol.

A lista foi antecipada porque conseguiram terminar os trabalhos de correção antes do dia previsto, graças à contratação de corretores extra.

Ai meu Deus!

É só esperar para ver...

Resultado dia 03/01 às 16h

sábado, 30 de janeiro de 2010

SISU: Ainda dá tempo!

O Guia do Estudante organizou vários tópicos bacanas para você tirar suas dúvidas de maneira mais fácil.

Clique na imagem para acessar o Guia do Estudante.

Dá, inclusive, para tirar dúvidas via twitter com o pessoal do Guia. Para seguí-los: @guiadoestudante

Neste link você confere algumas dúvidas que já foram respondidas. Leia e veja se alguma delas é parecida com a sua.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Novela do Enem... SISU fora do ar.

Agora são 18:25 e o SISU (Sistema de Seleção Unificado) está fora do ar. "HTTP 404 - não encontrado", é a mensagem de erro que é dada. O site do Terra recebeu reclamações de usuários. Leia aqui a matéria completa. Houve quem tentasse usar o site durante horas, sem sucesso.

O problema é: Você se candidata para a vaga. Deve aguardar um dia para o sistema gerar a nota de corte e verificar se você passou. Se não, você tem até o dia 3 para escolher outra vaga. O sitema gera as notas de corte diariamente e o resultado definitivo só sairá no fim do período de inscrições. PORÉM, a ordem de inscrição é muito importante, porque em caso de empate, o candidato que se inscreveu antes leva a vaga.

No blog PontoEdu, do Estadão, também foi relatado problemas para a inscrição. A matéria diz que o número de acessos que o site permite, simultâneamente, é de 200 mil pessoas. Mas, são 2, 5 milhões de pessoas tentando. Isso porque, inicialmente, deveriam ser 4, 5 milhões, porém, com toda a confusão de vazamento de provas, muitas pessoas desistiram do exame.

E nem adianta ficar acordado até a madrugada para tentar usar. O sistema não funciona nesse horário, só a partir das 5h45min.

Que vergonha, hein Ministro? Ministro ou ex-Ministro? É tanta incompetência que talvez seu emprego não esteja tão garantido assim...

Bem que eu previ isso...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Não sei qual carreira prestar! E agora? [Entrevistas Sugeridas]


Há motivo para pânico? Não. Eu pensava também ter decidido que faria jornalismo e ponto. Mas hoje, com as transformações do mercado, jornalismo virará apenas um curso de pós-graduação. É certo que eu farei o curso, porque preciso realizar esse sonho. Mas já penso também em uma 2ª graduação, em uma área como Economia, Educação, Saúde.

Eu também não sei ainda qual. Mas isso é normal. Por isso, não pense que você é doente, só porque todos os seus amigos já sabem desde o jardim de infância o que querem fazer e você, depois de 17, 18 (ou mais) anos de vida, ainda não.

Hoje em dia o mercado não está mais restrito como antigamente. O quesito "idade" já não tem tanto peso se você é um profissional qualificado e preparado para a função. A longevidade é vista, hoje, como a possibilidade de se ter um profissional mais responsável, experiênte e dedicado ao trabalho.

Ou seja, o que nos sobra é tempo para escolher o que queremos. E se não der certo? Sempre há outras possibilidades. Não entre em pânico pensando de forma negativa. Encare tudo como um desafio novo.

O NEUROSE, através das entrevistas sugeridas por vocês, irá apresentar diversos profissionais falando sobre sua carreira. Eu consegui um material muito bom (pois é gente... vida de vestibulando é um pouco restrita, não conseguiria fazer as entrevistas sozinha! haha) e vou postando regularmente. Acompanhem no marcador "ajuda vocacional" todos os posts sobre isso.

Quinta-Feira.


Meu dia começou cedo hoje. Fui fazer prova de bolsa no Etapa, lá da Frei Caneca. Ninguém sabe o dia de amanhã, não é mesmo? Tirei o dia para resolver algumas burocracias. Além de vestibulanda, também sou eleitora agora.

Recebi meu título de eleitor e estou pensando em anular meu voto esse ano se confirmarem esses candidatos (tão divulgados pela mídia) para a presidência. Para começo de conversa, o voto deveria ser livre. Sendo obrigatório, o voto perde o valor. Eu sei que é clichê falar isso, mas onde está a consciência de cidadão de um povo preso a uma obrigação? Se houvesse essa consciência, já há muito tempo teríamos reclamado pelo voto opcional. E o que acontece? Somos obrigados (sim, essa palavra será repetida milhões de vezes nesse texto), além disso, a vermos propagandas políticas obrigatórias. Engolimos todas essas informações, todas as musiquinhas, todas as promessas em todas as mídias.

Eu não participarei dessa lavagem cerebral. Vou anular o meu voto até o dia em que eu tenha condições de acompanhar de perto o meu candidato eleito, escolhido por mim depois de pesquisar seu histórico político. Esses caras acham que o meu voto é banana? Que dá em cacho? Vou contar uma coisa bizarra para vocês. Há uns dias atrás sonhei que estava discutindo com o Kassab (prefeito de São Paulo) por causa das enchentes, do preço da passagem e dos aumentos dos salários dos vereadores/secretários/prefeito.

Uma coisa é certa. Pior que isso é ter pesadelos com o vestibular...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

E o Enem? Saiba mais!



Bem... O Enem é aquela história: dá até desânimo de pensar. Isso porque já houve tanta confusão, que nós nem sabemos se é bom ficar aguardando algum resultado concreto dessa prova. O que o governo diz é que nesta SEXTA-FEIRA (dia 29/01), você já poderá se inscrever para concorrer às vagas oferecidas.

Dizia-se que a busca por vagas no site não estava funcionando ainda. Eu pesquisei o meu curso lá e consegui ver. Tem em Pelotas e em Manaus (que bacana, hein). Tente você também FAZER A BUSCA NO SITE, mas aguarde até sexta, porque o Ministério disse que até lá já estará tudo em ordem no site.

Se você aguarda com ansiedade o seu resultado do Enem, é bom ler antes as PERGUNTAS FREQUENTES. Lá você conseguirá saber como é o processo para participar da seleção de vagas. Portanto, deem uma boa lida e não esqueçam de entrar no site sexta.

Se der pau no site, relaxa. De acordo com o CRONOGRAMA, você tem até dia 3 fevereiro para se inscrever na 1ª Etapa.

Boa sorte!

ps: E é sempre bom contar com a sorte se o assunto for relacionado ao Enem...

Saiba mais:

Mapa do novo Enem - Universidades - Mapa interativo. Passe o mouse sobre a cidade e verifique como o Enem será usado.

Utilização do Enem 2009 pelas Universidades Federais - Veja como a sua universidade escolhida adotará o Enem.

Lista de adesão dos Institutos Federais
- Lista com todos os institutos que adotarão o Enem.



Nova oportunidade para provas de bolsa

Os cursinho darão novas oportunidades para concursos de bolsas para cursos extensivos e semi-extensivos em 2010. Não fazem isso porque são bonzinhos, mas sim porque boa parte dos vestibulandos estão aguardando resultados de federais e outros vestibulares, que só sairão no final de janeiro e começo de fevereiro. Para nossa tristeza (se não passarmos) e para a alegria dos cursinhos, segue abaixo as datas das novas provas de bolsa:

Curso Objetivo
Extensivo/Semi-extensivo Manhã - Tarde - Noite

Dias 30/01 e 06/01
Horário: às 10h

Faça sua inscrição aqui.

Curso Etapa
Extensivo - Manhã - Tarde - Noite

Para São Paulo:
27/01 - às 14h ou às 19h.
28/01 - às 9h

Para Valinhos
06/01 - às 9h

Faça sua inscrição aqui.

Curso Anglo
06/02/2010 (sábado) às 09:30h.
Extensivo Manhã Biomédicas

08/02/2010 (2º feira) às 09:30h.
Extensivo Manhã Humanas / Arquitetura
Semestral Manhã Integrado

08/02/2010 (2º feira) às 14h.
Extensivo Manhã Exatas
Extensivo Tarde MAX

08/02/2010(2º feira) às 19h.
Extensivo Noite MAX
Extensivo Noturno

Faça sua inscrição aqui.

Curso Poliedro
Vários cursos - Manhã - Tarde

Dias 09/02 e 10/02
Diversos horários.

Faça sua inscrição aqui.

Fuvest e Unicamp: Livros para 2011


Boa notícia para quem está tentando o vestibular desde o ano passado. Os livros são os mesmos do vestibular 2010. Não houve mudanças na lista. Para quem ainda não viu, segue a lista a seguir:





"Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida;
"Iracema", de José de Alencar;
"Dom Casmurro", de Machado de Assis;
"A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós;
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos;
“O Cortiço”, de Aluísio Azevedo;
“Capitães da Areia”, de Jorge Amado;
“Antologia Poética” (com base na 2ª edição aumentada), de Vinícius de Moraes.

Só lembrando: Essa lista também vale para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que selecionam seus candidatos também no vestibular da Fuvest, e para a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), que faz parte do Vestibular Unicamp.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que você quer ver no NEUROSE?


Não sejam tímidos! :D


Ultimamente ando um pouco perdida. Sei que são férias, mas preciso saber se vocês estão gostando do NEUROSE como ele está e o que vocês esperam ver nele em 2010.


Eu não sei o que vai ser da minha vida até o dia 4 (resultado da Fuvest), mas sei que antes disso, estarei em casa e com tempo para ajeitar o blog.


Esse blog foi criado para ajudar os vestibulandos. Preciso saber o que você, vestibulando, necessita.


A enquete ao lado tem algumas sugestões. Escolha uma opção lá ou escreva aqui a sua ideia. Ajude o blog a ficar com a sua cara!


Obrigada!


sábado, 23 de janeiro de 2010

Crônica LFV: O Flagelo do Vestibular


Estou de férias e, por isso mesmo, só leio coisas não relacionadas a vestibular. Fui à biblioteca há uns dias e peguei vários livros, entre eles (como sempre) Luis Fernando Veríssimo e Agatha Christie. Lendo algumas crônicas do Veríssimo, me deparo com uma sobre vestibular. É incrível como o humor só funciona quando a gente se identifica ou quando identificamos a situação com alguém... Leiam a seguir, é muito engraçada!


                      O Flagelo do Vestibular

                      Não tenho curso superior. O que eu sei foi a vida que me ensinou, e como eu não prestava muita atenção e faltava muito, aprendi pouco. Sei o essencial, que é amarrar os sapatos, algumas tabuadas e como distinguir um bom Beaujolais pelo rótulo. E tenho um certo jeito — como comprova este exemplo — para usar frases entre travessões, o que me garante o sustento. No caso de alguma dúvida maior, recorro ao bom senso. Que sempre me responde da mesma maneira? "Olha na enciclopédia, pô!"
                      Este naco de autobiografia é apenas para dizer que nunca tive que passar pelo martírio de um vestibular. É uma experiência que jamais vou ter, como a dor do parto. Mas isto não impede que todos os anos, por esta época, eu sofra com o padecimento de amigos que se submetem à terrível prova, ou até de estranhos que vejo pelos jornais chegando um minuto atrasados, tendo insolações e tonturas, roendo metade do lápis durante o exame e no fim olhando para o infinito com aquele ar de sobreviventes da Marcha da Morte de Batan. Enfim, os flagelados do unificado. Só lhes posso oferecer a minha simpatia. Como ofereci a uma conhecida nossa que este ano esteve no inferno.
                      — Calma, calma. Você pode parar de roer as unhas. O pior já passou.
                      — Não consigo. Vou levar duas semanas para me acalmar.
                      — Bom, então roa as suas próprias unhas. Essas são as minhas...
                      — Ah, desculpe. Foi terrível. A incerteza, as noites sem sono. Eu estava de um jeito que calmante me excitava. E quanto conseguia dormir, sonhava com escolhas múltiplas, a) fracasso, b) vexame, c) desilusão. E acordava gritando, NENHUMA DESTAS! NENHUMA DESTAS! Foi horrível.
                      — Só não compreendo porque você inventou de fazer vestibular a esta altura da vida...
                      — Mas quem é que fez vestibular? Foi meu filho! E o cretino está na praia enquanto eu fico aqui, à beira do colapso.
                      Mãe de vestibulando. Os casos mais dolorosos. O inconsciente do filho às vezes nem tá, diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e está matematicamente garantido. E ela ali, desdobrando fila por fila do gabarito. Não haveria um jeito mais humano de fazer a seleção para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amazônica e os que voltassem à civilização estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. E as mães dos reprovados, quando indagadas sobre a sorte do filho, poderiam enxugar uma lágrima e dizer com altivez:
                      — Ele foi um dos que não voltaram...
                      Em vez de:
                      — É um burro!
                      Os candidatos à Engenharia no Rio de Janeiro poderiam ser postos a trabalhar no Metrô dia e noite, quem pedisse água seria desclassificado. O Estado acabaria com poucos engenheiros novos — aliás, uma segurança para a população — mas as obras do Metrô progrediriam como nunca. Na direção errada, mas que diabo.
                      O certo é que do jeito que está não pode continuar. E ainda por cima, há os cursinhos pré-vestibulares. Em São Paulo os cursinhos estão usando helicópteros na guerra pela preferência dos vestibulandos que terão que repetir tudo no ano que vem. Daí para o napalm, o bombardeio estratégico, o desembarque anfíbio e, pior, uma visita do Kissinger para negociar a paz, é um pulo. Em São Paulo há cursinhos tão grandes que o professor, para se comunicar com as filas de trás, tem que usar o correio. Se todos os alunos de cursinhos no centro de São Paulo saíssem para a rua ao mesmo tempo, ia ter gente caindo no mar em Santos. O vestibular virou indústria. E os robôs que saem das usinas pré-vestibulares só tem dois movimentos: marcar cruzinha e rezar.
                      O filho da nossa nervosa amiga chegou em casa meio pessimista com uma das provas.
                      — Sei não. Acho que tubulei. O Inglês não estava mole.
                      — Mas meu filho, hoje não era inglês! Era Física e Matemática!
                      — Oba! Então acho que fui bem.

                                                                                Luis Fernando Veríssimo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Efemérides 2010 (Datas comemorativas)


Oi gente! Espero não ser presa! Como é normal colocar citações de outros sites em nossos blogs, também considero normal colocar citações de jornais, se eu revelo as devidas fontes a vocês. Ano passado tive um trabalhinho de memória, junto com o pessoal que visita o NEUROSE, de lembrar as comemorações de 2009. Já esse ano, O jornal Folha de São Paulo, providenciou um atalho os vestibulandos!

Em matéria publicada no dia 12 de janeiro, no caderno especial "Fovest", a jornalista Patrícia Gomes, juntamente com professores de alguns cursinho, elaboraram o infográfico (imagem acima), ilustrando a matéria com as principais datas, organizadas cronologicamente. Há ainda a separação entre História Geral e do Brasil. Ou seja, um prato cheio para quem já quer ir se preparando!

Eu quis postar esse material porque sei que não é todo mundo que tem acesso a esse jornal. Como o conhecimento deve ser compartilhado, julguei justo colocá-lo aqui no blog, para que mais pessoas pudessem ter acesso. Enfim, voltando às efemérides: esse nome estranho é usado para nomear as datas que são passíveis de comemoração. E quem gosta mesmo de comemorá-las são os vestibulares.

Pode ter certeza! Você irá se deparar com algum desses fatos em sua prova. Ano passado foi assim... Vários vestibulares exploraram a Crise de 29, a Revolução Cubana (1959), a Revolução Chinesa (1949) e muitas outras. Inclusive Woodstock, comemorando 40 anos, foi tema de uma das questões da Fuvest, de inglês na 2ª fase.

Cliquem na imagem para vê-la ampliada e se puderem, imprimam e colem na sua parede. Essas datas não são as únicas, por isso, fique de olho durante o ano nas datas redondas. Deem uma atenção especial, porque um pontinho no final pode fazer a diferença.

Abaixo você tem também, em outra reportagem, mas da mesma edição do caderno Fovest, um infográfico que abrange diversas áreas do conhecimento, como ciências e esporte, mostrando que não é só em História que é possível abordar efemérides! Cliquem na imagem para vê-la ampliada.


Ps: Se você puder assinar algum jornal diário, por exemplo a Folha ou o Estadão, assine. Se não puder, fique de olho nos sites de notícias. É importante você estar por dentro do que acontece no Brasil e no Mundo, não só pelo vestibular, mas também para ampliar seus conhecimento gerais. Sabe aquela história de "bagagem cultural"? Pois é...
 
BlogBlogs.Com.Br