domingo, 28 de fevereiro de 2010

Manual de sobrevivência!


Do mesmo modo como muitos de vocês estão começando as aulas do 3° ano ou cursinho, as minhas também já irão começar. Nessa segunda-feira vou começar a entrar no clima acadêmico da USP, porque até agora só vi o clima estudantil/pirado/alto-astral dos veteranos de lá! A semana dos bixos terminou, e junto com ela também está saindo da minha testa a marca "USP" que ganhei pagando pedágio em um dos faróis de São Paulo. Sim, passei protetor solar, mas não foi o suficiente. E sim, eu pedi dinheiro no semáforo. HAHA

Acho que a maior dúvida de vocês agora (além da clássica "será que vou passar?"), é quanto a organização dos seus estudos e de sua rotina. Bem, aí vão algumas dicas preciosas para você se manter em ordem com a matéria.

1) "Matéria dada é matéria estudada". Dê preferência para estudar a matéria que foi dada no próprio dia. Não adie para não acumular. Se acumulou matéria, faça no final de semana. Sim, final de semana serve para relaxar, mas serve também para colocar matéria em dia.

2) Alimente-se bem. Não adianta... Ano de cursinho é ano de engordar. Queimamos muitas calorias e neurônios estudando. Reponha-as imediatamente, porque ninguém consegue pensar de barriga vazia (bem dizia a nossa mãe "saco vazio não para em pé"). Faça lanchinhos, coma frutas e faça todas as refeições.

3) Beba muito líquido. Manter o corpo hidratado é fundamental. Você vai ver... Em breve terá uma garrafinha na sua mochila. É típico de vestibulando levá-las para simulados, aulas, palestras. Garrafa d'água e barrinha de cereais compõem o look do vestibulando clássico. HAHA

4) Tire uma soneca após chegar da aula. Vai até passar no Fantástico uma matéria sobre isso. Colocarei o vídeo aqui depois. Acho que só passei porque dormia à tarde. É sério. Eu dormia depois do almoço 1 ou 2 horas. Faz muito bem...

5) Fuja da preguiça! Você vai se acostumar a lavar o rosto com água fria e tomar café para não desmaiar sobre os livros. Apesar da soneca que tirava, sempre tinha sono. Ler dá muito sono. Uma dica que eu dou é ficar em ambientes bem iluminados. Ou perto de uma janela, ou no seu quintal mesmo. Ah, e não comece por Humanas... Humanas é sonífero.

6) Monte tabelas. Seja organizado, ok? Não queira estudar tudo no mesmo dia. Seu cérebro tem limites. Por isso, leia o meu post sobre como montar tabelas, e divirta-se. Não fique triste se não conseguir seguir à risca o planejado. As tabelas servem apenas como base.

7) Não converse durante as aulas. Lugar de conversa é no intervalo ou no "recreio". Você já não tem idade para bancar o idiota na sala e ficar enchendo o saco do professor (e de quem quer aprender) com conversa paralela. Pô! Você quer passar no vestibular, cara! Acorda! Preste atenção!

8) Faça anotações. Durante a aula anote os tópicos principais, faça esquemas de pensamento com flechinhas, enumerações, canetas coloridas etc. Se você não anotar nada, pode reparar: você perderá a concentração e do nada estará pensando naquela garota gostosa ou no que tem para o almoço.

9) Durma bem à noite. No mínimo 5 horas de sono. Você pode se assustar com isso, mas tem gente que não dorme nem 3 horas porque fica se matando de estudar. Pergunta pra esses caras se eles aguentam até o meio do ano. Aguentam nada, por isso, se cuide e siga essa minha orientação. O corpo precisa repousar para assimilar a aprendizagem.

10) Tire suas dúvidas na hora. Se não puder ser na hora com o professor, anote-as e pergunte a alguém o mais rápido possível. Tem sempre um amigo que manja a matéria, ou um professor no plantão de dúvidas. Se você estuda sozinho, procure pelo google ou em comunidades no orkut sobre o assunto. Irei fazer um post especial sobre isso (um dia! HAHA). Ficar com dúvidas é horrível. Você colou em todas as provas que não manjava, mas agora é diferente. É crucial que você aprenda pelo menos o essencial de todas as matérias.

Seguir esse "Manual de Sobrevivência" é um grande passo para ser aprovado no vestibular. O resto é sorte, porque o vestibular também é loteria.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!!

Continue postando frequentemente!!

Helen disse...

Nossa, esse post está ótimo.
Bjs

Anônimo disse...

hahahha
"pensando naquela menina gostosa ou no que tem pro almoço..."
ótimo...
adorei engraçado ainda por cima rsrsrsr

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br