quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entrevista: "Passar não é impossível"

Algumas garotas de Jornalismo (eu sou a de blusa branca e cabelo verde. HAHA)

Como passar no vestibular? Eu passei, mas ainda não sei responder plenamente a essa questão. A Fernanda, leitora aqui do NEUROSE, me enviou uma entrevista com algumas perguntas. Ela segue na íntegra, aqui no Blog. Qualquer dúvida/comentário, é só postar logo abaixo! Espero que gostem!


From: fernanda_carli@hotmail.com
To: carol.vellei@hotmail.com
Subject: Vest
Date: Wed, 10 Feb 2010 13:43:09 +0000


Oi Carol!
Fiquei muito contente mesmo em saber que deu certo pra você. Foi muito merecido! Pena que pra mim não deu, estou muito atrás na lista de espera. Mas também estou esperando a UNIFESP, estou em 79 na lista de espera (não sei se dá também! =/).
Estou precisando de uma ajuda sua. Queria saber como foi o ano de cursinho pra você. Pra facilitar, vou mandar um monte de perguntas, você poderia me responder? Pode até postar no blog, vou acompanhar ainda. Aqui estão as perguntas:

(Fernanda, tudo que eu respondi no e-mail está em vermelho. Espero que te ajude! Se quiser passar para mais pessoas, fique à vontade. Vou postar no NEUROSE também! Amei a sua entrevista! Minhas respostas ficaram longas, mas leia até o fim, hein?HAHA Beijos!)

Quantas horas de estudo por dia?
Não tinha um horário fixo. No começo é tudo lindo, e você está realmente disposta para estudar, mas chegando ao fim de maio/junho, você não aguenta mais manter a rotina. No começo (1° e 2° mês), estudava todas as matérias do dia, tentando fazer todos os exercícios. No 3° mês em diante, esqueci um pouco exatas, que não era a minha área, e talvez me arrependa um pouco disso, porque acumulou muita matéria e eu só consegui acompanhar as aulas depois das férias, quando dei uma lida no conteúdo, mas sem fazer todos os exercícios, porque é impossível. Depois das férias de julho mantinha uma rotina de umas 3 a 4 horas por dia depois da aula, vendo os exercícios do dia, mas fazendo só os básicos de exatas. Humanas estavam tudo feito e Bio também, porque gostava da matéria. Química sempre foi um terror e não fazia muita coisa.

Quanto tempo dedicado a descanso em um dia?
Eu chegava do cursinho em casa umas 14h. Almoçava e só ia estudar às 16h. Se tirava uma soneca, esse horário mudava para 16h30 ou 17h. E meu rendimento não era pior por isso. Estava muito mais disposta depois da soneca (claro, depois de uma caneca de café e o rosto lavado com água fria). Parava de estudar umas 21h. Jantava nos intervalos, tomava banho e depois ia dormir, essas coisas banais para um vestibulando, sabe? uahAHU

Como organizou os estudos por matéria?
Eu começava a fazer os que eu mais gostava. Talvez isso fosse ruim, porque gostava de humanas e ler textos depois do almoço dá muito sono. Eu recomendo que o vestibulando comece por exatas, coisas mais práticas. Depois passe para Bio e por último Humanas. Lia os textos no ônibus, ou no quintal, onde tinha sol. O sol é muito bom para tirar o sono e dá um ânimo danado! É importante fazer os básicos de todas as matérias (Português/Literatura eu não fazia muito, mas prestava muita atenção às aulas), principalmente exatas, porque um atraso pode ser o fim. Embola tudo depois. Se você se atrasar em uma matéria, deixe o atraso para depois e continue fazendo a matéria do dia. Não dá para colocar em ordem coisas atrasadas, só em feriados prolongados, ou mesmo nas férias e mesmo assim, sempre sobram coisas. Relaxa.

Aos finais de semana, estudava ou dava um dia de descanso?
No fim de semana, sábado, eu tinha aula de manhã, normal. Era o reforço de humanas, o dia da semana que eu mais gostava. Nunca estudei em casa as aulas do reforço, tipo: "ah, hoje vi Revolução Francesa, vamos ler sobre isso". Não dá certo. Humanas é assim: você precisa saber com antecedência o que o professor vai falar, por isso sempre dava um jeito de ler a matéria no caminho, para na hora da aula eu não me perder muito. No domingo, era dia de descanso. Quer dizer, mentira. Eu estudava também, geralmente o que eu não conseguia fazer durante a semana (exercícios de exatas haha). Colocava parte da matéria em dia, mas foram poucos os domingos que tive disposição para isso, porque depois relaxei de vez e deixava atrasar, sem peso na consciência. Domingo era meu dia de folga (no 2° semestre).

Você teve momentos de estresse? Se sim, como fazia pra se acalmar?
Sempre tive momentos de estresse, às vezes nem provocados por mim. Os meus amigos tinham lapsos de pessimismo e isso me contaminava. É ruim isso, por já é difícil manter o controle, imagina com gente que é negativa ao seu lado? Entrei bem confiante, mas a falta de confiança dos outros era péssimo e isso fez com que meu rendimento piorasse. A minha sorte era que nem todos eram assim. Minha dica é que, quando bater esse momento de pânico "ai não vou passar, que droga", você mude de assunto com a outra pessoa, ou mude de companhia. uahUAH Eu sempre acreditei em Deus, mas como uma entidade a qual pudéssemos desabafar à noite e pedir forças. Isso ajuda a manter o equilíbrio. Se você faz yoga, faça isso. Se natação te relaxa, faça isso. Tenha um momento de escapismo.

Além de estudos, você fazia alguma coisa pro seu físico ou vc se manteve sedentária?
Bem, eu nunca fui de me exercitar. Talvez isso seja ruim, porque agora preciso perder os quilinhos que ganhei com a minha ansiedade desenfreada do ano passado. Mas é sério. Quem costuma fazer exercício físico, não pare. Vestibular bagunça tudo na nossa vida e saúde é essencial. Eu acabei comendo demais e isso faz mal. Quando bater a ansiedade, respire fundo e relaxe. Comer não é uma boa saída. uahUHAuha

Como você mesma me falou, estudou em cursinho Objetivo. Como eu também estudei, sei que nos "intocáveis" tinham bastantes exercícios, queria saber se você seguia os exercícios que as apostilas mandavam para realizar e se você fez a maioria deles de todos os livros.
Bem, quem conhece os "Intocáveis", sabe que tem muitos exercícios. História eu fazia todos, porque achava divertido. Geografia é massacrante, tem mais de 100 exercícios em cada capítulo. Impossível. De Biologia (todas as áreas) eu fazia quase todos, porque gostava. Física/Matemática/Química, se eu fizesse os básicos já era muito pra mim. HAHA Mas sei que, assim como todos os cursinhos, sempre há muitos exercícios para fazer. Concentre-se na área que você mais gosta e tente fazer os outros, quando dá. Mas, vou frisar de novo. Faça todos os básicos e leia os conteúdos/resumos das matérias.

O que você achou que contribuiu pra caramba pra te aprovar no vestibular?
Olha, contribuiu bastante eu relaxar e me manter confiante. Essa história de já entrar pra perder, eu não concordo. Você está ali concorrendo de igual para igual com os outros. Você é bastante inteligente pra saber que quer estudar em uma boa universidade, enquanto outros nem se quer se dão conta disso. Eu não acredito até hoje que passei e depois de ver a minha classificação (6° lugar), fico me perguntando o porquê desse milagre, já que muitas vezes eu nem estudava direito. E tenho uma leve desconfiança de que foi a minha calma que fez isso. É muito importante manter-se calmo no dia dos simulados, no dia do vestibular e em todos os outros exames. Vi pessoas muito inteligentes não passarem por conta do nervosismo. Outra coisa também foi eu ter me concentrado em todas as aulas que assistia e anotar o que o professor falava. Tenho milhões de folhas de fichário aqui, cheias de anotações. Sente-se na frente e preste atenção, tentando absorver tudo que o professor diz. Na hora da prova você vai se lembrar de boa parte disso.

Comentário extra: Lendo as minhas respostas, até parece que eu fui um robozinho ano passado. E não é verdade. Eu tinha vida sim. Assistia à novela (haha), cuidava do blog, dormia no sofá. Só não saia com os meus amigos porque não tinha grana, e todo final de semana era lotado com coisas do cursinho. Os resumos ajudam bastante. Assistir às aulas online que têm no Anglo e no Objetivo também, principalmente se você que se aprofundar sobre algum assunto. O bacana é não ficar desanimado, porque você só pensa em coisas negativas e isso não te ajuda de jeito nenhum.

Fernanda: Bommmm, acho que não foram evasivas as minhas perguntas, né? Se eu fosse descrever meu ano, eu falaria que foi muito difícil, porque eu estudei muito. Pelo menos eu acho que eu estudei. Quando você responder as perguntas, eu falo um pouco como foi o meu. Vale também você falar como foi o terceiro ano, quando você saiu da escola e não deu certo. Como foi o terceiro colegial, se estudou como ano passado ou não.

Meu 3° ano foi muito tranquilo. Só estudei pra passar de ano. Estudava para as provas um dia antes, ou no ônibus. Saia com os meus amigos, me divertia e não ficava estressada com coisas banais, porque além do 3° ano, no 1° semestre eu estava terminando o técnico em Gestão Empresarial e sempre dava rolo para entregar trabalhos. E ainda por cima, trabalhei no 2° semestre do meu 3° ano. Fiz estágio no Governo de São Paulo e foi uma experiência muito legal. Fiz a FUVEST no final do 3° ano mais para conhecer a prova e testar meus conhecimentos. Achei que fui bem para quem não tinha estudado para a prova e decidi fazer um ano de cursinho, para me aperfeiçoar. No final, tudo deu certo. Acho que quando as coisas são para acontecerem, elas acontecem. Acredito em destino e em livre-arbítrio. Você luta, batalha e conquista. Sempre há alguma conquista. Pode ser que você conquiste o que sempre quis ou que descubra outro caminho, outro curso, mas sempre porque era justamente aquilo que você deveria fazer e era só uma questão de tempo para descobrir isso.

Espero que você responda, estou esperando... hehe.... (respondi, não respondi? :D)
Beijão Menina! Vai que o ano é seu! Estou muito orgulhosa de conhecer uma futura jornalista da USP.

Fernanda P. Carli

Obrigada pela entrevista, Fernanda. Adorei a oportunidade de falar mais sobre o meu ano de cursinho!

4 comentários:

Fernanda Carli disse...

Que orgulho! *-*
Eu mandei as peguntas porque eu vou recomeçar esse ano no cursinho. E agora que a minha vó falou que se eu não passar esse ano, ela vai mandar minha mãe não pagar nem faculdade nem cursinho ano que vem! O que mais doeu é que eu estudei e não deu certo. Mas tudo tem seus porquês. Deus escreve certo por linhas tortas. ;)

Jaque disse...

Oi de novo ahaha

que entrevista fofa, mas vc foi bem disciplinada, mereceu. Ninguém precisa ser um robô mesmo, é só não perder o foco :)

e eu fiz meus muito dos meus intocaveis de matemática e história, mas odeeeeio matemática... foi por pura necessidade msm xD

Filipe disse...

Oi, conheci o blog pela comunidade da fuvest, parabens pela iniciativa.
Esse negocio de pessimismo eu estou tentando abandonar. Ano passado fiz 3º colegial, e nunca fui pessimista, sempre tentei pensar positivo. Mas ao não passar agora e ver pessoas muito inteligentes não passando me bateu um desanimo e cheguei até a pensar que isso não era pra mim, e que eu faria um ano de cursinho a toa. Mas já coloquei na cabeça que ao entrar no cursinho preciso entrar o mais otimista possivel, o que me parece dificil agora pós não passar na fuvest. Mas vamos que vamos, e parabens de novo, pelo blog e pela aprovação :)

Carol disse...

Obrigada pelos elogios pessoal! Fe, você sabe que sua família te ama e eles jamais abandonariam o seu sonho. Eles falam isso para te darem um "acorda", só para assustar. Eles pagariam mais um ano, mas vc não vai precisar, vai passar nesse mesmo! [*figas*]

Jaque! Obrigada pela visita! Li seu ultimo post no seu blog e adorei! Fui disciplinada às vezes, não sempre. haha

E Filipe, seja bem vindo ao blog! Espero que volte mais vezes! E não desanime! Foi seu 1° ano tentando o vestibular é isso, mas não é o fim do mundo. Vale a pena estudar mais um ano para estudar em uma universidade que está entre as 50 melhores do mundo!

E aos que não comentaram, mas que leram a entrevista [UFA!], SEJAM BEM VINDOS AO NEUROSE. :D

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br