quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entenda mais sobre o ProUni


De acordo com a Portaria n°1.132 de 2 de dezembro de 2009, publicada pelo Ministério, os responsáveis têm até 120 dias depois de sua publicação (ou seja, até dia 2 de abril) para instalar o programa esse ano. Há informações de que até o final da semana já seja publicada as datas do cronograma e já se iniciem as inscrições. Fique de olho no site oficial do ProUni.

Entenda mais sobre o programa:

ProUni
O ProUni é um programa do Governo Federal que dá bolsas a pessoas carentes (com bom desempenho do Enem) em universidades privadas. Podem ser de 50% ou 100%.

Nota do Enem
O MEC ainda não definiu como vai fazer a seleção com a nova nota do Enem. Será estabelecido, em breve, a nota mínima para o candidato participar. Nas edições anteriores, era preciso acertar, pelo menos, 45% da prova. Quanto maior a sua nota, maior sua chance de ganhar a bolsa.

Tipos de bolsas
Integral: Para estudantes com até R$765,00 (um salário mínimo e meio) por pessoa, na família.
Parcial: Para quem tem até R$1.530,00 (três salários mínimos) por pessoa, na família.

Antigo Enem
Para o próximo ProUni apenas serão usadas as notas do Novo Enem. As antigas não poderão ser usadas.

Instituições Participantes
A lista definitiva ainda será definida pelo MEC e divulgada em breve.

Cuidado com sua bolsa!
Se você ganhou uma bolsa, mas por algum motivo não se enquadra mais no perfil do ProUni, você será desligado do programa. Além disso, é preciso manter um mínimo de 75% de aprovação nas disciplinas cursadas durante o semestre.

Como posso me inscrever? Veja o passo a passo:

Enem 2009
Você precisa ter feito o Enem do ano passado para concorrer a uma bolsa. Além disso, é preciso se encaixar em uma das modalidades de renda (para bolsa integral ou parcial) ou então ser pessoa com deficiência física.

Inscrição
Com o resultado do Enem na mão (disponível aqui), você deve acessar o site do ProUni e escolher até 5 cursos em instituições de ensino superior participantes do programa.

Rodadas
Vai ser muito parecido com o sistema adotado pelo SiSU. Você participará de rodadas nas quais será definido se você tem nota suficiente ou não para ganhar a bolsa. É recomendado que o site seja visitado diariamente.

Pré-seleção
O processo não acaba com a divulgação do resultado pelo MEC. É preciso que você, depois de aprovado, vá até a instituição escolhida para se informar como proceder quanto a documento e/ou provas adicionais. Isso irá variar de instituição para instituição.

Documentação
Você deverá apresentar todos os documentos que comprovem a sua renda e deve ficar atento se há a necessidade de fazer alguma prova específica adicional.

Devolução
Mesmo que você já tenha começado a pagar sua faculdade, ao ingressar no programa você será restituído, de acordo com sua porcentagem de bolsa (50% ou 100%).

Para mais informações, acesse o site do ProUni e fique atento às datas que poderão ser divulgadas até o final de semana.

Esse site aqui, ProUni 2010, não é oficial, mas tem informações bacanas. Deem uma olhada!

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br