quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Atualidades: Fique por dentro!


Eu sei vestibulando... Você não tem tempo nem para dormir, quem dirá então para ver o Jornal Nacional? Não se sinta culpado! Ainda bem que você não assiste isso! Os jornais televisivos só irão te deixar ainda mais confuso e te darão a falsa segurança de que você está "por dentro" dos acontecimentos mundiais. Jornal de tv não é recomendado a vestibulandos justamente por seu caráter resumido e pouco abrangente. O recomendado é que seja feita a leitura de um jornal impresso diário (Estadão, Folha de SP...). Só não vale ler jornais como o Agora e o Diário de SP, porque neles você só encontrará notícias sobre celebridades, aposentados e ocorrências policiais. Vale para qualquer jornal do Brasil, leia apenas os que privilegiam a qualidade de conteúdo.

Se você tem grana, assine o jornal. É legal porque você pode ler no ônibus. Recomendo ler os editoriais, o caderno internacional e alguma coisa de economia, sempre que comentarem sobre o PAC, questão indígena, conflitos com o MST e encontros econômicas mundiais (Doha, OMC). Isso cai no vestibular.

Mas, se você não tem grana e/ou prefere ler coisas pelo computador, a pedida é essa aqui: no site Kotonette, eles disponibilizam DE GRAÇA, download da versão digital do jornal "O Estado de São Paulo". Eu fazia o download todos os dias e lia pelo pc mesmo. É como se fosse o jornal da banca, igualzinho. Fora isso o site sempre coloca coisas legais, como download de revistas Época, Veja, Super Interessante.

Tabela de Atualidades: Bem, se mesmo assim você não tiver tempo para fazer tudo isso, vale fazer o download de uma tabela (clique no ícone abaixo) que eu fiz e que tem as principais notícias de atualidades do ano 2003 até o começo de 2010. É um documento do Word. Você abre e clica no link, ou se for o caso aperta "Ctrl" e o link aparece. Eu organizei em tabela justamente por ser mais prático. Se quiser você pode organizar por assunto e ler atualidades só sobre o Oriente Médio, EUA, Economia. Basta selecionar a coluna e organizar de "A-Z", no próprio Word. No site do Uol Vestibular - Atualidades você poderá acompanhar, daqui para frente, as próximas atualidades. Eles publicam uma matéria por semana.




Se você gosta muito de ler e quer se aprofundar nas atualidades, o meu conselho é ler o jornal "Le Monde Diplomatique". É a edição brasileira do Le Monde, e esse, infelizmente, não está disponível para download. Na banca de jornal (em SP), custa R$9,90 e tem uma edição por mês. Ele é FANTÁSTICO. São feitas análises sobre os assuntos, por isso não se assuste com o tamanho dos textos. No site do jornal tem a "Biblioteca LMD". É possível pesquisar por Temas, Países ou por Autores.

Puxa... E isso é só o começo. Em breve colocarei aqui outras fontes de pesquisa para você ficar realmente por dentro de tudo que acontece no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br