segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Efemérides 2010 (Datas comemorativas)


Oi gente! Espero não ser presa! Como é normal colocar citações de outros sites em nossos blogs, também considero normal colocar citações de jornais, se eu revelo as devidas fontes a vocês. Ano passado tive um trabalhinho de memória, junto com o pessoal que visita o NEUROSE, de lembrar as comemorações de 2009. Já esse ano, O jornal Folha de São Paulo, providenciou um atalho os vestibulandos!

Em matéria publicada no dia 12 de janeiro, no caderno especial "Fovest", a jornalista Patrícia Gomes, juntamente com professores de alguns cursinho, elaboraram o infográfico (imagem acima), ilustrando a matéria com as principais datas, organizadas cronologicamente. Há ainda a separação entre História Geral e do Brasil. Ou seja, um prato cheio para quem já quer ir se preparando!

Eu quis postar esse material porque sei que não é todo mundo que tem acesso a esse jornal. Como o conhecimento deve ser compartilhado, julguei justo colocá-lo aqui no blog, para que mais pessoas pudessem ter acesso. Enfim, voltando às efemérides: esse nome estranho é usado para nomear as datas que são passíveis de comemoração. E quem gosta mesmo de comemorá-las são os vestibulares.

Pode ter certeza! Você irá se deparar com algum desses fatos em sua prova. Ano passado foi assim... Vários vestibulares exploraram a Crise de 29, a Revolução Cubana (1959), a Revolução Chinesa (1949) e muitas outras. Inclusive Woodstock, comemorando 40 anos, foi tema de uma das questões da Fuvest, de inglês na 2ª fase.

Cliquem na imagem para vê-la ampliada e se puderem, imprimam e colem na sua parede. Essas datas não são as únicas, por isso, fique de olho durante o ano nas datas redondas. Deem uma atenção especial, porque um pontinho no final pode fazer a diferença.

Abaixo você tem também, em outra reportagem, mas da mesma edição do caderno Fovest, um infográfico que abrange diversas áreas do conhecimento, como ciências e esporte, mostrando que não é só em História que é possível abordar efemérides! Cliquem na imagem para vê-la ampliada.


Ps: Se você puder assinar algum jornal diário, por exemplo a Folha ou o Estadão, assine. Se não puder, fique de olho nos sites de notícias. É importante você estar por dentro do que acontece no Brasil e no Mundo, não só pelo vestibular, mas também para ampliar seus conhecimento gerais. Sabe aquela história de "bagagem cultural"? Pois é...

1 comentários:

Anônimo disse...

Coisa de carçudo!!!

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br