sábado, 30 de janeiro de 2010

SISU: Ainda dá tempo!

O Guia do Estudante organizou vários tópicos bacanas para você tirar suas dúvidas de maneira mais fácil.

Clique na imagem para acessar o Guia do Estudante.

Dá, inclusive, para tirar dúvidas via twitter com o pessoal do Guia. Para seguí-los: @guiadoestudante

Neste link você confere algumas dúvidas que já foram respondidas. Leia e veja se alguma delas é parecida com a sua.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Novela do Enem... SISU fora do ar.

Agora são 18:25 e o SISU (Sistema de Seleção Unificado) está fora do ar. "HTTP 404 - não encontrado", é a mensagem de erro que é dada. O site do Terra recebeu reclamações de usuários. Leia aqui a matéria completa. Houve quem tentasse usar o site durante horas, sem sucesso.

O problema é: Você se candidata para a vaga. Deve aguardar um dia para o sistema gerar a nota de corte e verificar se você passou. Se não, você tem até o dia 3 para escolher outra vaga. O sitema gera as notas de corte diariamente e o resultado definitivo só sairá no fim do período de inscrições. PORÉM, a ordem de inscrição é muito importante, porque em caso de empate, o candidato que se inscreveu antes leva a vaga.

No blog PontoEdu, do Estadão, também foi relatado problemas para a inscrição. A matéria diz que o número de acessos que o site permite, simultâneamente, é de 200 mil pessoas. Mas, são 2, 5 milhões de pessoas tentando. Isso porque, inicialmente, deveriam ser 4, 5 milhões, porém, com toda a confusão de vazamento de provas, muitas pessoas desistiram do exame.

E nem adianta ficar acordado até a madrugada para tentar usar. O sistema não funciona nesse horário, só a partir das 5h45min.

Que vergonha, hein Ministro? Ministro ou ex-Ministro? É tanta incompetência que talvez seu emprego não esteja tão garantido assim...

Bem que eu previ isso...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Não sei qual carreira prestar! E agora? [Entrevistas Sugeridas]


Há motivo para pânico? Não. Eu pensava também ter decidido que faria jornalismo e ponto. Mas hoje, com as transformações do mercado, jornalismo virará apenas um curso de pós-graduação. É certo que eu farei o curso, porque preciso realizar esse sonho. Mas já penso também em uma 2ª graduação, em uma área como Economia, Educação, Saúde.

Eu também não sei ainda qual. Mas isso é normal. Por isso, não pense que você é doente, só porque todos os seus amigos já sabem desde o jardim de infância o que querem fazer e você, depois de 17, 18 (ou mais) anos de vida, ainda não.

Hoje em dia o mercado não está mais restrito como antigamente. O quesito "idade" já não tem tanto peso se você é um profissional qualificado e preparado para a função. A longevidade é vista, hoje, como a possibilidade de se ter um profissional mais responsável, experiênte e dedicado ao trabalho.

Ou seja, o que nos sobra é tempo para escolher o que queremos. E se não der certo? Sempre há outras possibilidades. Não entre em pânico pensando de forma negativa. Encare tudo como um desafio novo.

O NEUROSE, através das entrevistas sugeridas por vocês, irá apresentar diversos profissionais falando sobre sua carreira. Eu consegui um material muito bom (pois é gente... vida de vestibulando é um pouco restrita, não conseguiria fazer as entrevistas sozinha! haha) e vou postando regularmente. Acompanhem no marcador "ajuda vocacional" todos os posts sobre isso.

Quinta-Feira.


Meu dia começou cedo hoje. Fui fazer prova de bolsa no Etapa, lá da Frei Caneca. Ninguém sabe o dia de amanhã, não é mesmo? Tirei o dia para resolver algumas burocracias. Além de vestibulanda, também sou eleitora agora.

Recebi meu título de eleitor e estou pensando em anular meu voto esse ano se confirmarem esses candidatos (tão divulgados pela mídia) para a presidência. Para começo de conversa, o voto deveria ser livre. Sendo obrigatório, o voto perde o valor. Eu sei que é clichê falar isso, mas onde está a consciência de cidadão de um povo preso a uma obrigação? Se houvesse essa consciência, já há muito tempo teríamos reclamado pelo voto opcional. E o que acontece? Somos obrigados (sim, essa palavra será repetida milhões de vezes nesse texto), além disso, a vermos propagandas políticas obrigatórias. Engolimos todas essas informações, todas as musiquinhas, todas as promessas em todas as mídias.

Eu não participarei dessa lavagem cerebral. Vou anular o meu voto até o dia em que eu tenha condições de acompanhar de perto o meu candidato eleito, escolhido por mim depois de pesquisar seu histórico político. Esses caras acham que o meu voto é banana? Que dá em cacho? Vou contar uma coisa bizarra para vocês. Há uns dias atrás sonhei que estava discutindo com o Kassab (prefeito de São Paulo) por causa das enchentes, do preço da passagem e dos aumentos dos salários dos vereadores/secretários/prefeito.

Uma coisa é certa. Pior que isso é ter pesadelos com o vestibular...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

E o Enem? Saiba mais!



Bem... O Enem é aquela história: dá até desânimo de pensar. Isso porque já houve tanta confusão, que nós nem sabemos se é bom ficar aguardando algum resultado concreto dessa prova. O que o governo diz é que nesta SEXTA-FEIRA (dia 29/01), você já poderá se inscrever para concorrer às vagas oferecidas.

Dizia-se que a busca por vagas no site não estava funcionando ainda. Eu pesquisei o meu curso lá e consegui ver. Tem em Pelotas e em Manaus (que bacana, hein). Tente você também FAZER A BUSCA NO SITE, mas aguarde até sexta, porque o Ministério disse que até lá já estará tudo em ordem no site.

Se você aguarda com ansiedade o seu resultado do Enem, é bom ler antes as PERGUNTAS FREQUENTES. Lá você conseguirá saber como é o processo para participar da seleção de vagas. Portanto, deem uma boa lida e não esqueçam de entrar no site sexta.

Se der pau no site, relaxa. De acordo com o CRONOGRAMA, você tem até dia 3 fevereiro para se inscrever na 1ª Etapa.

Boa sorte!

ps: E é sempre bom contar com a sorte se o assunto for relacionado ao Enem...

Saiba mais:

Mapa do novo Enem - Universidades - Mapa interativo. Passe o mouse sobre a cidade e verifique como o Enem será usado.

Utilização do Enem 2009 pelas Universidades Federais - Veja como a sua universidade escolhida adotará o Enem.

Lista de adesão dos Institutos Federais
- Lista com todos os institutos que adotarão o Enem.



Nova oportunidade para provas de bolsa

Os cursinho darão novas oportunidades para concursos de bolsas para cursos extensivos e semi-extensivos em 2010. Não fazem isso porque são bonzinhos, mas sim porque boa parte dos vestibulandos estão aguardando resultados de federais e outros vestibulares, que só sairão no final de janeiro e começo de fevereiro. Para nossa tristeza (se não passarmos) e para a alegria dos cursinhos, segue abaixo as datas das novas provas de bolsa:

Curso Objetivo
Extensivo/Semi-extensivo Manhã - Tarde - Noite

Dias 30/01 e 06/01
Horário: às 10h

Faça sua inscrição aqui.

Curso Etapa
Extensivo - Manhã - Tarde - Noite

Para São Paulo:
27/01 - às 14h ou às 19h.
28/01 - às 9h

Para Valinhos
06/01 - às 9h

Faça sua inscrição aqui.

Curso Anglo
06/02/2010 (sábado) às 09:30h.
Extensivo Manhã Biomédicas

08/02/2010 (2º feira) às 09:30h.
Extensivo Manhã Humanas / Arquitetura
Semestral Manhã Integrado

08/02/2010 (2º feira) às 14h.
Extensivo Manhã Exatas
Extensivo Tarde MAX

08/02/2010(2º feira) às 19h.
Extensivo Noite MAX
Extensivo Noturno

Faça sua inscrição aqui.

Curso Poliedro
Vários cursos - Manhã - Tarde

Dias 09/02 e 10/02
Diversos horários.

Faça sua inscrição aqui.

Fuvest e Unicamp: Livros para 2011


Boa notícia para quem está tentando o vestibular desde o ano passado. Os livros são os mesmos do vestibular 2010. Não houve mudanças na lista. Para quem ainda não viu, segue a lista a seguir:





"Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida;
"Iracema", de José de Alencar;
"Dom Casmurro", de Machado de Assis;
"A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós;
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos;
“O Cortiço”, de Aluísio Azevedo;
“Capitães da Areia”, de Jorge Amado;
“Antologia Poética” (com base na 2ª edição aumentada), de Vinícius de Moraes.

Só lembrando: Essa lista também vale para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que selecionam seus candidatos também no vestibular da Fuvest, e para a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), que faz parte do Vestibular Unicamp.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que você quer ver no NEUROSE?


Não sejam tímidos! :D


Ultimamente ando um pouco perdida. Sei que são férias, mas preciso saber se vocês estão gostando do NEUROSE como ele está e o que vocês esperam ver nele em 2010.


Eu não sei o que vai ser da minha vida até o dia 4 (resultado da Fuvest), mas sei que antes disso, estarei em casa e com tempo para ajeitar o blog.


Esse blog foi criado para ajudar os vestibulandos. Preciso saber o que você, vestibulando, necessita.


A enquete ao lado tem algumas sugestões. Escolha uma opção lá ou escreva aqui a sua ideia. Ajude o blog a ficar com a sua cara!


Obrigada!


sábado, 23 de janeiro de 2010

Crônica LFV: O Flagelo do Vestibular


Estou de férias e, por isso mesmo, só leio coisas não relacionadas a vestibular. Fui à biblioteca há uns dias e peguei vários livros, entre eles (como sempre) Luis Fernando Veríssimo e Agatha Christie. Lendo algumas crônicas do Veríssimo, me deparo com uma sobre vestibular. É incrível como o humor só funciona quando a gente se identifica ou quando identificamos a situação com alguém... Leiam a seguir, é muito engraçada!


                      O Flagelo do Vestibular

                      Não tenho curso superior. O que eu sei foi a vida que me ensinou, e como eu não prestava muita atenção e faltava muito, aprendi pouco. Sei o essencial, que é amarrar os sapatos, algumas tabuadas e como distinguir um bom Beaujolais pelo rótulo. E tenho um certo jeito — como comprova este exemplo — para usar frases entre travessões, o que me garante o sustento. No caso de alguma dúvida maior, recorro ao bom senso. Que sempre me responde da mesma maneira? "Olha na enciclopédia, pô!"
                      Este naco de autobiografia é apenas para dizer que nunca tive que passar pelo martírio de um vestibular. É uma experiência que jamais vou ter, como a dor do parto. Mas isto não impede que todos os anos, por esta época, eu sofra com o padecimento de amigos que se submetem à terrível prova, ou até de estranhos que vejo pelos jornais chegando um minuto atrasados, tendo insolações e tonturas, roendo metade do lápis durante o exame e no fim olhando para o infinito com aquele ar de sobreviventes da Marcha da Morte de Batan. Enfim, os flagelados do unificado. Só lhes posso oferecer a minha simpatia. Como ofereci a uma conhecida nossa que este ano esteve no inferno.
                      — Calma, calma. Você pode parar de roer as unhas. O pior já passou.
                      — Não consigo. Vou levar duas semanas para me acalmar.
                      — Bom, então roa as suas próprias unhas. Essas são as minhas...
                      — Ah, desculpe. Foi terrível. A incerteza, as noites sem sono. Eu estava de um jeito que calmante me excitava. E quanto conseguia dormir, sonhava com escolhas múltiplas, a) fracasso, b) vexame, c) desilusão. E acordava gritando, NENHUMA DESTAS! NENHUMA DESTAS! Foi horrível.
                      — Só não compreendo porque você inventou de fazer vestibular a esta altura da vida...
                      — Mas quem é que fez vestibular? Foi meu filho! E o cretino está na praia enquanto eu fico aqui, à beira do colapso.
                      Mãe de vestibulando. Os casos mais dolorosos. O inconsciente do filho às vezes nem tá, diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e está matematicamente garantido. E ela ali, desdobrando fila por fila do gabarito. Não haveria um jeito mais humano de fazer a seleção para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amazônica e os que voltassem à civilização estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. E as mães dos reprovados, quando indagadas sobre a sorte do filho, poderiam enxugar uma lágrima e dizer com altivez:
                      — Ele foi um dos que não voltaram...
                      Em vez de:
                      — É um burro!
                      Os candidatos à Engenharia no Rio de Janeiro poderiam ser postos a trabalhar no Metrô dia e noite, quem pedisse água seria desclassificado. O Estado acabaria com poucos engenheiros novos — aliás, uma segurança para a população — mas as obras do Metrô progrediriam como nunca. Na direção errada, mas que diabo.
                      O certo é que do jeito que está não pode continuar. E ainda por cima, há os cursinhos pré-vestibulares. Em São Paulo os cursinhos estão usando helicópteros na guerra pela preferência dos vestibulandos que terão que repetir tudo no ano que vem. Daí para o napalm, o bombardeio estratégico, o desembarque anfíbio e, pior, uma visita do Kissinger para negociar a paz, é um pulo. Em São Paulo há cursinhos tão grandes que o professor, para se comunicar com as filas de trás, tem que usar o correio. Se todos os alunos de cursinhos no centro de São Paulo saíssem para a rua ao mesmo tempo, ia ter gente caindo no mar em Santos. O vestibular virou indústria. E os robôs que saem das usinas pré-vestibulares só tem dois movimentos: marcar cruzinha e rezar.
                      O filho da nossa nervosa amiga chegou em casa meio pessimista com uma das provas.
                      — Sei não. Acho que tubulei. O Inglês não estava mole.
                      — Mas meu filho, hoje não era inglês! Era Física e Matemática!
                      — Oba! Então acho que fui bem.

                                                                                Luis Fernando Veríssimo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Efemérides 2010 (Datas comemorativas)


Oi gente! Espero não ser presa! Como é normal colocar citações de outros sites em nossos blogs, também considero normal colocar citações de jornais, se eu revelo as devidas fontes a vocês. Ano passado tive um trabalhinho de memória, junto com o pessoal que visita o NEUROSE, de lembrar as comemorações de 2009. Já esse ano, O jornal Folha de São Paulo, providenciou um atalho os vestibulandos!

Em matéria publicada no dia 12 de janeiro, no caderno especial "Fovest", a jornalista Patrícia Gomes, juntamente com professores de alguns cursinho, elaboraram o infográfico (imagem acima), ilustrando a matéria com as principais datas, organizadas cronologicamente. Há ainda a separação entre História Geral e do Brasil. Ou seja, um prato cheio para quem já quer ir se preparando!

Eu quis postar esse material porque sei que não é todo mundo que tem acesso a esse jornal. Como o conhecimento deve ser compartilhado, julguei justo colocá-lo aqui no blog, para que mais pessoas pudessem ter acesso. Enfim, voltando às efemérides: esse nome estranho é usado para nomear as datas que são passíveis de comemoração. E quem gosta mesmo de comemorá-las são os vestibulares.

Pode ter certeza! Você irá se deparar com algum desses fatos em sua prova. Ano passado foi assim... Vários vestibulares exploraram a Crise de 29, a Revolução Cubana (1959), a Revolução Chinesa (1949) e muitas outras. Inclusive Woodstock, comemorando 40 anos, foi tema de uma das questões da Fuvest, de inglês na 2ª fase.

Cliquem na imagem para vê-la ampliada e se puderem, imprimam e colem na sua parede. Essas datas não são as únicas, por isso, fique de olho durante o ano nas datas redondas. Deem uma atenção especial, porque um pontinho no final pode fazer a diferença.

Abaixo você tem também, em outra reportagem, mas da mesma edição do caderno Fovest, um infográfico que abrange diversas áreas do conhecimento, como ciências e esporte, mostrando que não é só em História que é possível abordar efemérides! Cliquem na imagem para vê-la ampliada.


Ps: Se você puder assinar algum jornal diário, por exemplo a Folha ou o Estadão, assine. Se não puder, fique de olho nos sites de notícias. É importante você estar por dentro do que acontece no Brasil e no Mundo, não só pelo vestibular, mas também para ampliar seus conhecimento gerais. Sabe aquela história de "bagagem cultural"? Pois é...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Provas para bolsa em cursinhos

Já há muitos meses atrás os grandes cursinhos vêm aplicando provas de bolsa para as turmas de 2010. Eu sei disso porque ano retrasado também fui uma das desesperadas a me inscrever em uma dessas. Fiz a prova em outubro de 2008, no Objetivo, e por lá fiquei.

Fiz a burrice de não fazer em outros lugares. Mas aí é que está o x da questão. Na época eu pesei na balança o custo/benefício. E é isso que você deve fazer na hora de escolher o seu cursinho. O grande mal disso é que, pelo que pesquisei, apenas alguns (Anglo/Etapa/Objetivo/Poliedro) estão oferecendo esse tipo de desconto.

Não vai nessa onda de: "Somos os que mais aprovam blá, blá, blá", porque isso é furada. Qualquer um deles é bom, a aprovação vai depender de você. Vi o material do Objetivo e do Anglo e ambos são bons. Poliedro está muito além das minhas humildes espectativas. É um cursinho (caro), principalmente, para quem está tentando o ITA. Já do Etapa conheço pessoas que conseguiram ir muito bem nos vestibulares com a infraestrutura deles.

Ou seja: Faça todas as provas e escolha aquele que for mais barato e/ou vantajoso pra você, porque no final, o que decide é o seu esforço e dedicação.

Datas: 20/01/2010 (4ª feira) às 14:00h.
Extensivo Tarde MAX.
20/01/2010 (4ª feira) às 19:00h.
Extensivo Noite.
Extensivo Noite MAX.

Para se inscrever, clique aqui.

Datas: Em São Paulo: 14, 27 e 28/o1
Diversos Horários.
Em Valinhos: 23/01
às 9:ooh

Para se inscrever, clique aqui.


Datas: 16, 19 e 21/01
Diversos Horários

Para se inscrever, clique aqui.




Datas: 5, 9 e 10/02
Diversos Horários

Para se inscrever, clique aqui.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Alternativa: Cursinhos Populares

Você quer ter ajuda de um cursinho para se preparar, mas está sem grana?


Depois de muita pesquisa pela internet, consegui selecionar alguns dos cursinhos populares que estão pelo Brasil. A maioria é de São Paulo (capital/Ribeirão Preto e Araraquara), mas consegui achar também do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina. Eu não consegui fazer uma busca mais ampla, mas se você é de outros estados e está interessado em saber se existe algum na sua região, use o Google. Digite "cursinho popular" e o nome do seu estado/cidade. Vale a pena!


Clique em "Veja mais informações" para saber mais sobre o cursinho desejado.


Em São Paulo:

Cursinho Popular dos Estudantes da USP - ACEPUSP
"O cursinho popular é basicamente mantido pelas mensalidades pagas pelos estudantes, que são menos caras do que as de cursinhos comerciais por não atenderem a demanda do lucro"
Matrículas abertas para turma de 2010 (Até dia 29/02) - Veja mais informações
Endereço: Rua da Consolação, 1909 - São Paulo (SP).
Telefone: (11) 3258-1436 / 3231-0692

Cursinho da Psico
"Os professores do Cursinho são em sua maioria profissionais formados ou estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo."
Matrículas para turma de 2010 (de 11/01 à 18/02) - Veja mais informações
Endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária
Telefone: (11) 3532-1992

Cursinho Pré-Vestibular MedEnsina
"O MedEnsina é um cursinho pré-vestibular totalmente gratuito, desenvolvido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP."
Matrículas para turma de 2010 (23 e 24/01) - Veja mais informações
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455, ao lado do metrô Clínicas
Telefone: (11)3711-8985

Cursinho da Poli-USP (Popular de verdade)
"Hoje, em 2009, o Novo Cursinho é todo administrado por alunos da Escola Politécnica. As aulas são ministradas em sua maioria por estudantes que veem neste projeto social uma forma de ajudar pessoas financeiramente carentes"
Veja mais informações


Cursinho da Poli
Incialmente a proposta do cursinho era de oferecer o serviço somente para pessoas de baixa renda. Hoje ele cobra mensalidades. Apesar de não ser popular, comparado a outros cursinho tradionais, tem a mensalidade mais baixa.
Matrículas abertas para a turma de 2010 - Veja mais informações
Endereço: Rua Sabbado D´Angelo, 2040. Zona Leste, São Paulo (SP)
Telefone: 011 2145-7654
Endereço: Rua Desembargador Bandeira de Mello, 468 - Santo Amaro São Paulo (SP)
Telefone: 011 2145-7654
Endereço: Av. Hermano Marchetti, 576. Lapa São Paulo (SP)
Telefone: 011 2145-7654


Cursinho do XI
"O Cursinho do XI é um projeto sem fins lucrativos, fundado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP".
Veja mais informações
Endereço: Av.Brigadeiro Luís Antonio, 277 Bela Vista - São Paulo (Próximo ao Metrô Sé)
Telefone: (11) 3101-4583 3107-6293

Cursinho Aprove

"Fundado por um grupo de professores, os quais grande parte são da USP"
Veja mais informações
Endereço: Av. Doutor Vital Brasil, 215, Butantã, São Paulo
Telefone: (11) 3037-7055/7003/7160




Cursinho FEA - USP

"O Cursinho FEA-USP é uma instituição, sem fins lucrativos, fundada há nove anos por alunos de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo".
Matrículas abertas para turmas de 2010 (Até 14/02) - Veja mais informações
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA1 - Sala A11 - Cidade Universitária
Telefone: (11)3091-5896

Cursinho Alternativo Sapopemba
"Cursinho alternativo de Sapopemba é um projeto universitário mantido pelo CENTRO EDUCACIONAL APROMDESP, associação de ensino e pesquisas comunitárias".
Veja mais informações
Endereço: Av. Sapopemba, 9.429 – Sapopemba = SP
Telefone: (11)2143-1748 (11)2861-2709

Outros cursinhos na cidade de São Paulo: clique aqui



Outras cidades do Estado de São Paulo:



Ribeirão Preto


Cursinho da Medicina
"O cursinho popular da Medicina FMRP-USP é um projeto sem fins lucrativos e sem vínculos de caráter religioso, político ou racial. É uma iniciativa do corpo discente da FMRP-USP".
Matrículas para turma de 2010 (25, 26 e 27/01) - Veja mais informações
Endereço: Av. Bandeirantes, 3900. Monte Alegre
Telefone: (016) 3602-3285


Araraquara


Cursinho Popular - Prefeitura de Araraquara
"O Projeto Cursinho Popular tem como finalidade oferecer 200 (duzentas) vagas a alunos oriundos majoritariamente da rede pública de ensino do município de Araraquara".
Matrículas abertas para turmas de 2010 (até 15/01) - Veja mais informações
Endereço: Secretaria da Educação - Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier
Fone: (16)3301-1900



Em Mato Grosso do Sul


O próprio governo do estado oferece o Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV, que é distribuido por 29 cidades do estado e tem como objetivo oferecer um apoio aos interessados em ingressar em boas universidades através do vestibular. O problema é: no site da Secretaria de Educação não há de forma clara como proceder para se inscrever. Por isso é necessário entrar em contato com a própria Secretaria. - Veja mais informações
Endereço: Parque dos Poderes, Bloco 05 - CEP: 79031-902
Fone: (67) 3318-2200 - Fax: (67) 3318-2281
Campo Grande - MS


Em Santa Catarina

Pré-Vestibular da UFSC
"O Pré-Vestibular da UFSC surgiu para atender a necessidade de estudantes que não dispõem de recursos financeiros para freqüentar cursos preparatórios para o vestibular."
Veja mais informações

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Qual cursinho?


O mais certo é perguntar: Quanto você pode pagar? Os valores são diversos... Alguns, até absurdos. Coloque apenas uma coisa em sua cabeça:


Pagar caro por um cursinho não vai te dar uma vaga na universidade.

Eu vejo isso por experiência própria. Conheço pessoas que passaram direto do 3° ano, outras que passaram apenas estudando sozinhas. Ambas nem sequer sentaram-se na cadeira de um cursinho.

Por outro lado, de dentro do cursinho também observamos tipos diversos. Um dia, quando estava à espera de uma aula de Gramática, que é dada à tarde (eu fazia de manhã), na praça de alimentação pararam na minha mesa 2 garotos. Um deles dizia não ter passado na 1ª fase da Fuvest e que iria tentar alguma particular. O outro... Bem, o outro não havia prestado nenhum exame. Estávamos em novembro e o cara não se inscreveu para nenhum curso! Perguntei a ele se o caso era por indecisão, mas eis que me responde: "Ah, eu venho aqui só pra fazer a social, meu pai paga, mas não estou nem aí."

Tipos como ele não são exceção em um cursinho. Sei que você provavelmente conhece alguém parecido. Se você ainda está terminando o Ensino Médio, não se iluda:


Cursinho não faz milagre. Quem faz é você.


Apesar de tudo, o apoio que eles dão é importante. Material específico, plantão de dúvidas, professores capacitados, palestras, ajuda psicológica etc etc. Porém, se você não tem grana para pagar um cursinho, há outras possibilidades. O NEUROSE, em breve, trará um post com possibilidades para quem tem a grana curta e está afim de passar de um jeito ou de outro!



Também postarei aqui uma lista de cursinhos espalhados pelo Brasil e que, como sempre querem mostrar, são os que mais aprovam em universidades "top de linha".

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Feliz 2010!

Isso! Feliz! Agora estou feliz porque estou de férias. Não quero pensar em vestibular até o dia que sair o resultado do meu. Até lá, vamos sair, curtir e aproveitar esse momento de descanso, sabe por quê?


Porque, de duas, uma. Ou você passou e começará o ano muito bem, sabendo que terá que ralar na universidade, ou você não passou, e terá mais um ano de cursinho. E claro, está incluso aí todo o cansaço e tédio que só quem passou estudando para o vestibular sabe como é.


Então, para que você vai ficar se estressando em pegar gabaritos, tentar corrigir uma 2ª fase dissertativa, seja da Unesp, Federais, Fuvest ou Unicamp? Vai adiantar alguma coisa você ficar sabendo o que errou ou então se iludir com uma suposta questão correta?


É DIS-SER-TA-TI-VO. Ninguém sabe o que se passa na cabeça do louco do corretor. Por isso, sem NEUROSE.


O que tiver de ser, será.


Enfim... Boas férias para quem vai aproveitar e feliz restinho de vestibulares para quem ainda tem mais alguma prova.

De volta à atividade!


E eis que a maratona acaba.


Pelos menos para mim. Sei que semana que vem ainda tem Unicamp, então desejo boa sorte, além de muito fôlego para os 4 dias de prova!


Talvez, se estivesse escrevendo este post no último dia da Fuvest, ele sairia diferente. Aposto como seria mais rígido, tenso e também dolorido. Dolorido porque cheguei em casa com a mão doendo, de tanto escrever naquela bendita prova de humanas.


Se eu vou comentar a prova aqui? Bom, posso tentar fazer um panorama do que eu percebi durante esse 3 dias. Nós, as cobaias, ainda estamos passando pelo teste de fogo dos organizadores do novo modelo. A maior surpresa será a da prova do 2° dia. Eu não posso avaliar se fui bem ou não com base em apenas alguns comentários feitos a respeito do nível de dificuldade da prova ou do que meus amigos falaram a respeito. O 2° dia é a maior incógnita do exame, sem dúvida. Foi uma prova extensa, chata, com alguns enunciados "enigma" (aqueles do tipo: em cada canto do quarto há 4 gatos, todos eles veem 3 gatos, blá blá blá).


Ok. Dia 4 nós ficaremos sabendo o resultado dessa experiência maligna da Fuvest. Sabe o que é mais estranho? A prova de Humanas. (Bem, Exatas e Bio eu não posso opinar... =D)


Pela enquete que fiz aí do lado com vocês, a grande maioria das pessoas que visitam o blog são dessa área. O que vocês acharam? Quando começaram a ler a prova vocês ficaram procurando aquelas questões que você imaginou, as quais seriam impossíveis de responder? Porque nos últimos anos, Geografia era a matéria mais assustadora de todo o exame, empatando com a Matemática de Exatas. E o que vemos nessa prova? Questões de atualidades ou outras que já cairam quase iguais em outros anos... E História não ficou atrás. Questões fáceis. Ou não?

Ao responder a prova fiquei pensado: "P*** que saco! Não era para estar fácil assim...". A correção será rigorosíssima. Podem apostar. Porque senão, como eles farão para desempatar todo mundo? Eu posso estar criando polêmica aqui, mas ainda preferiria uma prova difícil.


...

 
BlogBlogs.Com.Br