segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Filmes: África e Ásia

Existem diversos filmes sobre a África e a Ásia. Boa parte deles relata conflitos que ocorrem ou já ocorreram. É aí que entra nossa preocupação para o vestibular. Tudo bem que estamos já na boca do gol, mas se sobrar um tempinho (HAHA) vale a pena dar uma conferida nesses filmes. Se não forem ver agora, deixem na lista de espera para o futuro, pois são histórias que valem a pena ser vistas.

Depois de tanto explorar a América, o nosso bom e velho colonizador europeu resolveu tirar proveito também da África e da Ásia durante o período conhecido como Neocolonialismo, lá por meados do século XIX. O contexto era a 2ª Revolução Industrial... Já dá para perceber onde quero chegar... Necessidade de matérias-primas e mercado consumidor. A voraz fome do colonizador não só retirou riquezas dos territórios, como também conseguiu provocar diversos conflitos internos.

Vamos aos exemplos:

Hotel Ruanda





O filme é de 2004 e relata a história de um homem que trabalha em um luxuoso hotel, totalmente desconectado da realidade local do país (Ruanda - África). O país é uma ex-colônia belga e viveu em 1994 um grande conflito étnico. Hutus contra tutsis. Em meio ao caos, vários refugiados são abrigados nesse hotel.

Download

Gandhi




O filme é de 1982 e conta a história de Mahatma Gandhi e, apesar de longo, é muito interessante. É relatado desde os primeiros contatos de Gandhi com a luta indiana até a sua morte, sempre ligado ao processo de descolonização. Gandhi pregou uma luta pacífica contra os colonizadores britânicos, mas acabou assassinado. Eu vi esse filme antes do meio do ano... Gostei muito porque, de ínicio, quem não conhece a história do Gandhi jamais imaginaria o quanto esse homem abdicou e lutou em prol da libertação do povo indiano.

Download

Outros:

Falcão Negro em Perigo - 2001 - Conflitos civis na Somália
Senhor das Armas - 2005 - Mostra o fornecimento de armas para conflitos africanos
O Jardineiro Fiel - 2005 - Aborda uso ilegal de cobaias humanas por laboratório farmacêutico no Quênia
Diamante de Sangue - 2006 - Conflitos civis em Serra Leoa e tráfico de diamantes
Deus se Cansou de Nós - Os Meninos Perdidos do Sudão - 2006 - Relata a vida de refugiados da guerra civil no Sudão (entre muçulmanos e não-muçulmanos) que vão para os EUA para tentar uma nova vida. Assisti essa semana na TV, no canal Cinemax e é muito interessante.

Apocalypse Now


Ah! Esse filme trata da Guerra do Vietnã, tudo bem que ele é ex-colônia francesa, mas aí nós já entramos no contexto da Guerra Fria. Esse é um clássico e por isso estou aproveitando o post. De certa forma até os conflitos da África não deixam de ter um viés de polarização na Guerra Fria, pois em muitos casos eram as potências as grandes fornecedoras de armamentos para os embates. Vale a pena ver esse filme.


Download

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br