domingo, 22 de novembro de 2009

Blog Fora do Ar

Sem data para voltar, pelo menos até o final da segunda fase da Fuvest! Boa sorte para quem está na mesma situação!

Até mais!

Aproveitem o conteúdo do blog, mas foco, ok pessoal?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fuvest: Locais de Exame e C/V



Menos de uma semana para a tão temida e esperada prova. Quem fez a Unicamp esse final de semana já está no embalo para encarar a Fuvest no próximo domingo. Eu ainda não fiz nenhum vestibular, mas pela quantidade enorme de simulados que fiz esse ano provavelmente não será muito diferente.


Sem mais delongas:


Vejam o local onde vocês irão fazer a prova. Não esqueçam de se certificarem de que conhecem o local, para no dia não serem pegos de surpresa. E boa sorte!


Relação candidatos por vaga: Finalmente publicada.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicas para o chute (quase sempre) perfeito!


Em mais um de meus passeios pela internet, deparei-me com um blog intrigante. Assim como o NEUROSE, ele também trata sobre concursos, mas de forma mais direcionada. Indica, por exemplo, os principais tópicos a ser estudados para os vestibulares, além de dedicar uma "filial" do blog só sobre "como passa no vestibular da UFRJ"


Bom... Todos sabemos que não há fórmulas mágicas para se passar no vestibular, PORÉM, conhecer alguns macetes pode ser o que faltava para garantir alguns pontos a mais no exame. Esse mesmo blog de concursos para a polícia, divulgou, através de estatísticas, que geralmente uma letra não se repete mais que 25% no gabarito. Ou seja: Em um vestibular de 90 questões, é praticamente improvável que a letra (A) apareça mais de 22 vezes, e assim sucessivamente.


Vale a pena conferir essas dicas, principalmente quem vai prestar a UFRJ.


Fora essas dicas, pesquisando pelo Google achei milhares de outros blogs que faziam referência a um conjunto de dicas divulgado pela Master Concursos e que vale a pena ser visto, ainda mais porque na véspera das provas, qualquer ajuda é válida! HAHA São dicas instintivas, mas que talvez você ainda não tenha utilizado. Eu já praticava algumas e posso afirmar que quase sempre dá certo!


Vejam as dicas para aperfeiçoar o seu chute de maneira prática!

Unicamp é a próxima!


Eu não vou fazer Unicamp pelo simples fato de não ter meu curso lá. Isso, no entanto, não significa que ela não seja uma boa universidade, muito menos que o meu curso seja tão ruim que não mereça estar lá. Haha. A Unicamp é famosa por seus cursos tecnológicos e pelo desempenho positivo na área de saúde. Como quero Jornalismo e o mais próximo que a universidade chega disso é Linguística, vou ter uma folguinha esse final de semana.

A prova é no próximo domingo (15/11) e já está todo mundo em clima de tensão. A Unesp nesse último final de semana (08/11) surpreendeu a todos com uma prova extensa e cansativa, com erros (principalmente em História e Matemática), o que prejudicou o exame que só tinha 4h30min.

Esse ano, repleto de mudanças, fez os estudantes ficarem desesperados, pois não há como saber o que nos espera pela frente. A Unicamp não prometeu mudanças para agora, mas especula-se que no ano que vem o formato da prova se altere para facilitar o desempate entre as carreiras mais concorridas.

Então boa sorte aos guerreiros nesse domingo. Procurem relaxar, pois tudo o que podia ser feito já foi feito.

Ah! Não se esqueçam, de quem ainda não viu, pegar a correção da prova da Unesp para dar uma olhada nas questões e no que foi abordado. Geralmente vestibulares seguem tendências.


Como anda a concorrência no RJ

Saiu hoje (11/11) a lista de candidatos por vaga tanto da UFRJ como da UERJ. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, as carreiras mais concorridas são Medicina (para variar um pouco) com 34,97 c/v, Desenho Industrial com 20,63 c/v; e Jornalismo, com 18,54 c/v.

Já na Federal, os cursos mais concorridos são novamente Medicina (46,80 candidatos por vaga na Cidade Universitária e 34,20 no Campus Macaé) e SURPRESA! Geologia é 2ª carreira mais concorrida, com mais de 21 candidatos por vaga.

Pré-Sal: um novo nicho profissional




Para vocês terem uma noção de como a concorrência para essa carreira evoluiu, trabalhando com dados da Universidade de São Paulo, em 2007 a procura era de 6.94 c/v. Em 2008 houve uma ligeira alta, para 7.18 e em 2009, com a confirmação e difusão pela mídia das descobertas do Pré-Sal, esse número subiu para 11.50 c/v, um aumento de mais de 60% na procura. Estou curiosa para saber como será esse ano! Quem deve estar odiando isso são as pessoas que escolheram o curso imaginando que mais ninguém teria essa ideia brilhante! HAHA

Vejam as listas completas da concorrência para a UFRJ e UERJ

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Filmes: África e Ásia

Existem diversos filmes sobre a África e a Ásia. Boa parte deles relata conflitos que ocorrem ou já ocorreram. É aí que entra nossa preocupação para o vestibular. Tudo bem que estamos já na boca do gol, mas se sobrar um tempinho (HAHA) vale a pena dar uma conferida nesses filmes. Se não forem ver agora, deixem na lista de espera para o futuro, pois são histórias que valem a pena ser vistas.

Depois de tanto explorar a América, o nosso bom e velho colonizador europeu resolveu tirar proveito também da África e da Ásia durante o período conhecido como Neocolonialismo, lá por meados do século XIX. O contexto era a 2ª Revolução Industrial... Já dá para perceber onde quero chegar... Necessidade de matérias-primas e mercado consumidor. A voraz fome do colonizador não só retirou riquezas dos territórios, como também conseguiu provocar diversos conflitos internos.

Vamos aos exemplos:

Hotel Ruanda





O filme é de 2004 e relata a história de um homem que trabalha em um luxuoso hotel, totalmente desconectado da realidade local do país (Ruanda - África). O país é uma ex-colônia belga e viveu em 1994 um grande conflito étnico. Hutus contra tutsis. Em meio ao caos, vários refugiados são abrigados nesse hotel.

Download

Gandhi




O filme é de 1982 e conta a história de Mahatma Gandhi e, apesar de longo, é muito interessante. É relatado desde os primeiros contatos de Gandhi com a luta indiana até a sua morte, sempre ligado ao processo de descolonização. Gandhi pregou uma luta pacífica contra os colonizadores britânicos, mas acabou assassinado. Eu vi esse filme antes do meio do ano... Gostei muito porque, de ínicio, quem não conhece a história do Gandhi jamais imaginaria o quanto esse homem abdicou e lutou em prol da libertação do povo indiano.

Download

Outros:

Falcão Negro em Perigo - 2001 - Conflitos civis na Somália
Senhor das Armas - 2005 - Mostra o fornecimento de armas para conflitos africanos
O Jardineiro Fiel - 2005 - Aborda uso ilegal de cobaias humanas por laboratório farmacêutico no Quênia
Diamante de Sangue - 2006 - Conflitos civis em Serra Leoa e tráfico de diamantes
Deus se Cansou de Nós - Os Meninos Perdidos do Sudão - 2006 - Relata a vida de refugiados da guerra civil no Sudão (entre muçulmanos e não-muçulmanos) que vão para os EUA para tentar uma nova vida. Assisti essa semana na TV, no canal Cinemax e é muito interessante.

Apocalypse Now


Ah! Esse filme trata da Guerra do Vietnã, tudo bem que ele é ex-colônia francesa, mas aí nós já entramos no contexto da Guerra Fria. Esse é um clássico e por isso estou aproveitando o post. De certa forma até os conflitos da África não deixam de ter um viés de polarização na Guerra Fria, pois em muitos casos eram as potências as grandes fornecedoras de armamentos para os embates. Vale a pena ver esse filme.


Download

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Exercícios - Final

Bom, segue aí a parte final dos Exercícios que faltaram para o pessoal do meu cursinho. Eu duvido que dê tempo de olhar todas as resoluções, mas vale a pena conferir. Para quem não é da sala, bem... Só tem as respostas... Se tivesse também as questões eu até liberava para todo mundo.

Desculpe galera! Prometo que essa é a última vez que o NEUROSE é injusto com os outros. Aliás, não considero uma injustiça. Pensem que é uma coisa a menos para vocês olharem nessa vastidão de informações que recebemos para o vestibular. Às vezes o excesso faz mal. Aproveitem o final de semana para relaxar.

Estou planejando uma lista de filmes para recomendar a vocês sobre a Descolonização da África e Ásia. Se der eu coloco aqui nos próximos dias!

Download dos Exercícios

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Conspiração Tecnológica

Meu computador está boicotando minhas visitas ao blog. Está decidido a fazer com que minha única preocupação seja estudar. Enfim, como é difícil conseguir acessar o blog por ele, estou escrevendo aqui do cursinho. Esse post, porém, é mais um desejo de boa sorte a todos que terão vestibular esse fim de semana.

Não sei se além da UNESP terá mais algum, mas é provável que tenha, portanto, fiquem tranquilos. O vestibular de lá mudou, mas de um jeito ou de outro, tudo na nossa vida mudou esse ano. Além das mudanças nos vestibulares, estamos em um novo ambiente. Estudar agora é o que fará a diferença para nós. Sorte também, porque há a chance de cair a matéria que você estudou como também há a probabilidade de cair a que você não estudou. Os japas não precisam de sorte. Sempre cai a matéria que eles estudaram. HAHA

Bom, esse fim de semana é apenas o começo da reta final. Muitos ainda enfrentarão 2 ou 3 meses de provas incessantes. Enquanto isso, resta a mim apenas uma coisa: estudar. A conspiração não tem data definida para acabar e estendo meu desejo de boa sorte aos outros vestibulares que virão.

É tudo ou nada agora.

Ps: Em um futuro, não muito distante, as dicas do NEUROSE voltarão.
 
BlogBlogs.Com.Br