sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Especial Redação: A Coesão Textual


Está de volta o Especial sobre Redação. Não, não é um bicho-de-sete-cabeças fazer um texto. Se você tem medo de redação, está na hora de superá-lo. Em muitos vestibulares ela chega a ser um sexto de sua nota ou mais.

A coesão é um dos itens mais importantes para a correção de uma redação. Mas, o que é coesão? Sendo objetivos, podemos dizer que é o mesmo que "ligação". Tornar um texto coeso é fazer com que ele siga uma sequência lógica de ideias, fazendo com que haja unidade. Ou seja: é não deixar ideias largadas pelo seu texto, desconectadas.

A coesão pode ser posta em ação através de recursos linguísticos, os conectivos, que você já deve conhecer: conjunções, preposições, pronomes ou advérbios.

Alguns conectivos:

1) Para acrescentar ideias, argumentos: e, além de, além disso, ademais, ainda, bem como, também.

2) Relação de concessão, de resignação: embora, não obstante, apesar de, a despeito de.

3) Relação de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto.

4) Completar ou concluir ideias: assim, dessa forma, portanto, desse modo, por fim, enfim.

5) Relação de comparação, semelhança: assim como, da mesma forma que, como, tal qual.

6) Para fazer constatações ou admitir um fato: de fato, realmente, é verdade que, evidentemente, obviamente, está claro que.

7) Para introduzir explicações: porque, devido a, em virtude de.

8) A fim de dar ênfase ou destaque a ideias: antes de mais nada, sobretudo, principalmente, especialmente.

9) A fim de estabelecer relação de tempo: antes que, enquanto, depois que, quando, no momento em que.

10) Para relação de conformidade: conforme, de acordo com.

11) Relação causal: uma vez que, visto que, já que.

É importante ter em mente alguns desses conectivos (existem muitos outros), pois assim, durante a redação, você poderá manipulá-los a seu favor. Escrever é brincar com as palavras, portanto, varie os conectivos para não passar a ideia de limitação de vocabulário. O treino o ajudará a fazer isso.

Na hora de escrever é necessário que você já tenha em mente o que quer escrever para assim poder relacionar as ideias da melhor maneira. Não adianta também usar um conectivo que não é o adequado com o intuito de tentar "passar a perna" no corretor, usando o famoso "embromation", a enrolação. Seja simples e objetivo. A melhor forma de passar sua ideia é ir direto ao ponto. Isso demonstra domínio e de quebra já te ajuda a manter a coerência do texto.

1 comentários:

DougFerrante disse...

Dicas valiosas: Ler o livro Redação - Escrevendo com Prática, do João Jonas Veiga Sobral (baixe no site www.4shared.com) e fazer redações, se possível, toda semana, e pedir para algum colega avaliar. Treinamento é a chave do sucesso, mas antes de se jogar de cabeça e querer fazer uma redação boa, primeiro saiba como fazer uma boa redação lendo a teoria, no livro que indiquei, excelente e gratuito!

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br