quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teste: Você fez a escolha certa?


O site do Guia do estudante elaborou, com ajuda de especialistas em cada área, testes para verificar a sua aptidão para certas carreiras. Vejam as analisadas até agora:

Jornalismo (fiz e recebi SINAL VERDE =D)
Medicina
Engenharia
Publicidade



Se sua carreira está entre as acima, faça o teste e verifique o resultado. Os testes não têm valor científico, mas são interessantes para ver como anda a sua visão sobre a sua carreira.



Se sua carreira não está entre essas, não fique triste! O site disponibiliza outros testes, como um de Autoconhecimeto, Teste Vocacional e outros.



De início podem parecer bobinhos, mas não podemos esquecer que ainda existem muitas pessoas que não sabem o que querem para o futuro. O melhor a se fazer é pesquisar. Leia tudo que puder na internet, em revistas, livros especializados e peça ajuda de especialistas se você puder. Outra dica é bater um papo com pessoas que te conheçam bem e saibam como é o seu jeito. Conselhos são importantes! E é isso ai... Boa sorte!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Simulados e Dicas para Redação!


Você está afim de fazer um simulado, mas já está cansado (leia-se também "com preguiça") das maratonas aos finais de semana? Aí vai uma dica! O site do Estadão preparou 2 simulados para você se preparar melhor para o vestibular. Um deles é modelo Fuvest e o outro modelo Novo Enem. Quem ainda não está de saco cheio de tanto fazer simulado pode, além dos outros, também fazer esses online. É... Haja fôlego para terminar essa maratona!


Vamos lá, aproveitando o post, o site também apresentou os "7 pecados da redação". Vale a pena dar uma conferida para você aperfeiçoar a técnica. Os pecados vão desde "fuga do tema" até a aparência da sua "letra". Segundo especialistas, a letra com garranchos pode demonstrar incapacidade para se comunicar.



Olha, é uma boa hora para comprar um caderno de caligrafia se esse for o seu caso. HAHA

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Exercícios - Atualizado c/ 2ª Parte

Segue o link para download dos exercícios.


Bom, infelizmente esse material é só para o pessoal do meu cursinho... Como eu não quero ser presa, muito menos prejudicar a prof que está facilitando a nossa vida para não precisarmos ter aulas extras fora do horário, esse arquivo tem senha. Enfim, é aquela história: direitos autorais e blá blá blá.


Sabe como é... Final de ano, revisão chegando e é preciso correr com a matéria e aqui acabou se tornando um meio mais simples para repassar esse material! Mas vocês não estão perdendo nada! Continuem acompanhando as próximas dicas aqui do NEUROSE que, claro, voltarão assim que eu tiver uma brecha para postar!




Para quem não sabe fazer download pelo 4shared, veja um "manual de instruções" bem simples.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um sinal de vida.

Para quem acompanha o blog e ultimamente não tem encontrado nenhuma novidade, notícias, dicas ou um simples um sinal de vida, não se preocupe! Eu estou viva, mas é difícil manter um blog atualizado com o vestibular tão próximo. Por mais que eu queira me dedicar ao blog (acreditem, essa vontade é maior do que a que eu tenho para estudar) eu não posso ficar aqui.


Primeiro: minha consciência doerá demais se no momento em que eu estiver corrigindo minha prova ver que poderia ter atingido o corte se tivesse estudado mais e enrolado menos.

Segundo: E como eu adoro enrolar e é exatamente isso que eu estou fazendo agora (já deveria ter começado a estudar), prefiro nem ligar o computador.

Terceiro: Geralmente o tempo livre que eu tenho uso para curar minha exaustão. Por menos que eu estude, ainda me canso. Sim! Isso é possível! O cursinho é estressante, a tensão é estressante, tudo é estressante!




E outra, a tentação é algo cruel. Você dificilmente escapa dela. Eu, uma pessoa fraca, dada aos pecados da carne, sou muito mais suscetível à preguiça, à gula e à vadiagem. Quem dera o mundo fosse um lugar menos agressivo, com menos concorrentes, mais vagas nas universidades públicas, enfim, um lugar de paz e justiça.


Mas, como moramos em um planeta repleto de paradoxos (a exemplo do Nobel da Paz que foi para um presidente com 2 guerras em andamento), me conformo mais e reclamo menos.


E chega por hoje! Vamos estudar!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quanto vale a sua vaga na Universidade?

Antes que me esqueça: Saíram as estatísticas da Unicamp de candidatos/vaga para o vestibular de 2010.


Mudando de assunto, saiu na Folha de São Paulo uma matéria (com ilustrações bem bacanas)sobre as principais formas de trapaça para passar no vestibular, inclusive o quanto cada pessoa chega a pagar pelo serviço de especialistas para dar aquela "forcinha extra". O custo chega aos R$30.000,00 para fraudes mais sofisticadas, com equipamentos que só em filmes nós chegamos a ver.


Bom, quem quiser utilizar os esquemas é bom ir juntanto dinheiro e contar com a sorte, porque está cada vez mais difícil enganar os organizadores dos vestibulares. Eles chegam até a interceptar sinais de celular e de rádio próximos aos locais de prova e a mínima suspeita, analisam o conteúdo a procura de possíveis fraudes.


Brincadeirinha gente! Gastar toda essa grana para passar em um vestibular é mostrar o quanto você se acha incapaz para conseguir por mérito próprio. Sem aquele blá blá blá moral, mas só lembrando que mentira tem perna curta.


Melhor usar sua sorte para tentar passar honestamente no vestibular do que depender dela para não ser preso.



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Especial 2ª Guerra Mundial - Filmes

Esse ano completa 70 do início da 2ªGM. Vejam as dicas para conhecer mais sobre o assunto!


Filmes:

Alguns são clássicos e provavelmente vocês já ouviram falar ou até já viram. Um deles é "Arquitetura da Destruição", do diretor Peter Cohen, de 1992. É um documentário que destrincha o nazismo e a conduta de Hitler, desde o começo. No Youtube tem ele completo, mas acho que está sem legenda. Quem manja inglês, é uma boa pedida. Mas, nada melhor que uma boa legenda.

Clique na imagem para fazer o download.


Puxa, que engraçado! Sem 'querer querendo' eu encontrei um Blog só com filmes sobre a 2ª Guerra Mundial. É quase um crime nós não termos tanto tempo livre para desfrutar de todos esses materiais. Descubra mais: Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para Download


Voltando para as dicas... O próximo filme é "Concorrência Desleal", do diretor Ettore Scola, de 2001. Esse filme é para relaxar, nada de muita teoria. A história se baseia na concorrência entre dois comerciantes na Itália de Mussolini. A rivalidade entre os dois é o tempero para o filme, que apresenta também o contexto da visita de Hitler a Mussolini, em 1938, quando é assinado entre eles um pacto contra os judeus. Um dos comerciantes é um judeu italiano... Bem, vejam o filme. Ele é contado a partir do foco de uma criança, filha de um dos comerciantes e que dá ao longa sensibilidade para narrar o assunto.

Clique na imagem para fazer o download.


O último que eu indico (paro por aqui apesar de existirem dezenas de outros filmes que valem a pena) é uma sátira, não exatamente da 2ª GM, mas do pós-guerra, mais especificadamente sobre a Guerra Fria. Não sei se dará tempo de fazer um post só sobre ele, então já aproveito o momento. O filme é "Dr. Fantástico", do diretor Stanley Kubrick, de 1964. A história é marcada, claro, pela oposição EUA x URSS, só que dessa vez o destino da humanidade está nas mãos de um militar americano pirado, que inventa um suposto ataque nuclear soviético. Vale a pena!


Clique na imagem para fazer o download.


Nem tudo que reluz é ouro


Que decepção!

Quem ficou em casa estudando ganhou o dia! O pseudo-protesto não reuniu nem 30 pessoas e posso afirmar que delas, só a metade, ou nem isso, estava ali protestando pela educação e não pela farra.

Faltou organização e uma base ideológica para os participantes. Eu fui embora logo que percebi que aquela não era a minha luta (nossa, ficou parecendo frase de sindicalista HAHA). Iria fazer uma reportagem especial, entrevistar alguns "organizadores", mas perdi o tesão.

Encontramos a Fernanda Lima gravando para aquele programa que tenta falar de sexo na Globo; ela aproveitou e gritou algumas de nossas frases-feitas na Paulista. Além desse acontecimento, outro grupo estava lá, mas com um protesto silencioso: os aposentados da Varig. Eles estavam com faixas e pediam mais atenção das autoridades para suas reivindicações (não consegui descobrir quais eram).

Eu sei que o que vocês querem mesmo são as dicas para o vestibular, pois estão totalmente focados (cof, cof). Pois bem, no próximo post também retornarei eu ao foco.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Amanhã!

Sei que todos nós temos o que fazer à tarde, depois do cursinho, ou antes (sabe-se lá qual o horário que vocês fazem ou se fazem). Tanto sei que é por isso que não tenho postado com regularidade aqui no NEUROSE. A carga de estudo aumentou muito agora na reta final.

Mas, como nem tudo pode se resumir a nossa humilde existência, convido vocês (novamente) a participar do protesto que acontecerá amanhã, às 14h em frente ao MASP, na Av. Paulista. O protesto é contra a falta de organização do Estado quanto ao ENEM e a favor da valorização do estudante.

Eu irei ao protesto porque penso que só assim teremos como visualizar a possibilidade de mudanças positivas. Mudar a minha vida é obrigação minha, lógico, por isso eu estudo, por isso quero uma universidade pública. Mas mudar a vida da nossa sociedade, do meio em que vivemos, também é obrigação nossa. Não basta apenas nos prepararmos para passar no vestibular e vivermos alienados.

Bom, enfim... Doarei a minha tarde de amanhã por uma boa causa. Espero que vocês reflitam, não só sobre o maldito Enem, mas sobre a mobilização, aquela antiga história de "a união faz a força".

domingo, 11 de outubro de 2009

As melhores dicas da semana!




Dicas por aí:


1) Você quer saber como é a prova da UFPE? UnB? UFGD? Você também quer saber que siglas são essas? HAHA Nesse link você consegue baixar as provas de dezenas de universidades por todo o país, inclusive as que você nem sabia que existia! Muito bem organizado, o download é fácil e rápido. Ótimo para quem quer treinar!




2) Você acha que é possível estudar pelo YouTube? O Guia do Estudante mostrou que isso é possível! Foram selecionados vários canais com conteúdos direcionados para educação, vídeos de Biologia, Física, Química, História, Geografia...




3) No site do G1, as aulas dessa semana abordaram queda livre, pronomes, transportes, Revolução Francesa e Passive Voice. Aproveite para dar uma olhada nos vídeos!




4) Esse site aqui é ma-ra-vi-lho-so. Separado por assuntos, que vão desde Sociologia até Mitologia, aborda diversas áreas e claro, as nossas clássicas para o vestibular. Não deixem de passar por esse site e salvar em favoritos. Ótimo banco de dados.



5) Ah! Só para lembrar vocês: Esse próximo domingo, dia 18 de outubro, terá o Fuvestão, simulado organizado pelo Objetivo para "começar a viver o clima do vestibular". Vale um carro, não percam! HAHA.


sábado, 10 de outubro de 2009

Protesto: vExame Nacional do Ensino Médio

Clique na imagem para ampliar o cartaz.

Hoje no cursinho, em todas as portas (na parte interna) do banheiro das meninas estava essa folha com dados sobre o manifesto pacífico que terá no dia 16 de outubro, essa sexta-feira, às 14h em frente ao MASP. Fiz questão de arrancar uma e postar aqui no blog para divulgar o evento.

O protesto será sobre a vergonha do vExame Nacional do Ensino Médio. Isso, VEXAME.
Nós, estudantes que servimos de marionetes nesse espetáculo que são as mudanças nos vestibulares, precisamos reclamar sobre a falta de respeito e organização dos orgãos de Educação.

Tudo isso acontecendo e os estudantes acompanham a tudo apáticos e pasmados. O problema é que essa atitude passiva fará com que o ciclo vicioso dos abusos continue. É claro que o ensino no país precisa e deve melhorar e que mudanças devem ser feitas. Mas que sejam então mudanças efetivas e que alterem a base da educação, desde o ensino infantil, que é negligenciado atualmente pelas autoridades.

Sua presença é muito importante. Você que é de São Paulo, não deixe de comparecer.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Especial Redação: A Coesão Textual


Está de volta o Especial sobre Redação. Não, não é um bicho-de-sete-cabeças fazer um texto. Se você tem medo de redação, está na hora de superá-lo. Em muitos vestibulares ela chega a ser um sexto de sua nota ou mais.

A coesão é um dos itens mais importantes para a correção de uma redação. Mas, o que é coesão? Sendo objetivos, podemos dizer que é o mesmo que "ligação". Tornar um texto coeso é fazer com que ele siga uma sequência lógica de ideias, fazendo com que haja unidade. Ou seja: é não deixar ideias largadas pelo seu texto, desconectadas.

A coesão pode ser posta em ação através de recursos linguísticos, os conectivos, que você já deve conhecer: conjunções, preposições, pronomes ou advérbios.

Alguns conectivos:

1) Para acrescentar ideias, argumentos: e, além de, além disso, ademais, ainda, bem como, também.

2) Relação de concessão, de resignação: embora, não obstante, apesar de, a despeito de.

3) Relação de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto.

4) Completar ou concluir ideias: assim, dessa forma, portanto, desse modo, por fim, enfim.

5) Relação de comparação, semelhança: assim como, da mesma forma que, como, tal qual.

6) Para fazer constatações ou admitir um fato: de fato, realmente, é verdade que, evidentemente, obviamente, está claro que.

7) Para introduzir explicações: porque, devido a, em virtude de.

8) A fim de dar ênfase ou destaque a ideias: antes de mais nada, sobretudo, principalmente, especialmente.

9) A fim de estabelecer relação de tempo: antes que, enquanto, depois que, quando, no momento em que.

10) Para relação de conformidade: conforme, de acordo com.

11) Relação causal: uma vez que, visto que, já que.

É importante ter em mente alguns desses conectivos (existem muitos outros), pois assim, durante a redação, você poderá manipulá-los a seu favor. Escrever é brincar com as palavras, portanto, varie os conectivos para não passar a ideia de limitação de vocabulário. O treino o ajudará a fazer isso.

Na hora de escrever é necessário que você já tenha em mente o que quer escrever para assim poder relacionar as ideias da melhor maneira. Não adianta também usar um conectivo que não é o adequado com o intuito de tentar "passar a perna" no corretor, usando o famoso "embromation", a enrolação. Seja simples e objetivo. A melhor forma de passar sua ideia é ir direto ao ponto. Isso demonstra domínio e de quebra já te ajuda a manter a coerência do texto.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Há tempo para realizar nossos sonhos?

Incrível!

Considero a internet um dos grandes expoentes da Humanidade. Ela está para o homem hoje como a invenção da roda esteve para o homem há milhares de anos atrás. E não é exagero! Estamos vivendo uma revolução da informação! Gutemberg, com a invenção da imprensa, deu os primeiros passos para a democratização da informação. Hoje, em pleno século XXI, ainda não se pode afirmar que ela está de fato acessível a todos. Menos de 20% dos brasileiros tem acesso à internet.

Bem, e porque desse meu post? Além da internet ter dado a possibilidade desse blog existir, dá também a possibilidade de quem está muito longe conseguir ler o que escrevo. Tanto no exterior como em diversos pontos do Brasil. Isso não é fantástico? E tudo isso instantaneamente, em tempo real.

Claro, você não acha isso mais tão fascinante assim. Você acorda com o alarme de seu IPhone, liga sua tv de plasma, toma café da sua cafeteira elétrica, vai ao cursinho de carro, volta para casa, estuda pelo pc e tudo isso já é muito natural para você.

A velocidade é muito natural para nós. Temos pressa para tudo, inclusive para passar no vestibular. Agora para e pensa: quantos anos você tem? Uma média de 20 anos? Custa esperar um pouco, ter paciência, não se estressar com as mudanças dos vestibulares e as cagadas do governo?

Da mesma forma que a tecnologia avançou, nossa expectativa de vida também. Ela chega a mais de 80 anos nos países desenvolvidos. O Brasil está no caminho certo. Apesar de nos mantermos na 75° colocação do ranking do IDH, divulgado pelo último levantamento Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), nosso índice apresentou um pequeno aumento e o brasileiro já tem uma expectativa de vida de 72 anos.

Por isso, eu volto a lembrar-los: essa é uma fase decisiva para nós. Tenha calma e pense no seu futuro. Sempre há tempo. Vale a pena ralar agora para passar em uma boa universidade, mesmo que isso demore um pouco, afinal, o que vale viver mais de 70 anos sem ter realizado seus sonhos?

Enem: 5 e 6 de dezembro!

Próximo do Natal, estaremos nós, fazendo esse bendito exame. E o pior! A data escolhida coincide com os vestibulares da UnB, UFSC, Ufla e UFJF.

Vejam como essas universidades acomodarão suas datas.

Para mim, não faz mais sentido eu fazer o Enem esse ano. Iria usar a nota para bônus na Fuvest. Mas, como vestibulando deve pensar com a razão e não com o coração, irei fazer essa prova mesmo assim. Ninguém sabe se eu vou passar ou não. Em todo caso, prefiro ir fazer porque há a possibilidade desse ano minha nota ser maior do que a do próximo Enem e eu poder recorrer a essa nota para os bônus da Fuvest 2011 (que deprimente!). Isso sendo bem pragmática, sem aquela agitação que todo amigo e parente te passa: "ah Carol, mas você passa!". O estímulo é importante e quer saber? Eu quero que chegue logo a data do vestibular para decidir isso!

Odeio espectativas!

Ps: Ainda há chances para você mudar o local de prova do Enem. O Inep prorrogou o prazo (nossa... como eles são bonzinhos, não é? ¬¬') e a partir de hoje, dia 7, você terá 5 dias para enviar sua solicitação a eles.

Veja mais informações no site do Inep

Informe da Fuvest à Imprensa

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2010
ENEM e FUVEST 2010
Informe à Imprensa nº 14/2010 – 07/10/09

A realização do exame do ENEM em 05 e 06 de dezembro, conforme decisão do INEP, inviabiliza, lamentavelmente, a utilização de seus resultados no Vestibular USP/FUVEST 2010, por razões operacionais.

Em consequência, a nota da primeira fase da FUVEST será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver no exame a ser realizado em 22 de novembro próximo.

Para os candidatos que optaram pelo INCLUSP, o cálculo do bônus correspondente à nota do ENEM será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da 1ª fase da FUVEST.

O calendário e as demais regras do Edital 2010 continuam válidos.



E com isso, mais um vestibular é prejudicado. Anteriormente, a Unicamp já havia divulgado que não usaria mais a nota do Enem em seu processo seletivo.


Paciência e mais paciência. É só disso que precisávamos a essa altura do campeonato. Quem vai fazer Unicamp e Fuvest ficou decepcionado em dobro, aposto. O Neurose ficará de olho nas próximas notícias. Acompanhe... Não, melhor não! Desligue esse computador e vá estudar mais, porque esse ano só muita dedicação garantirá sua vaga.


O "bom" é que caso esse ano você bata na trave, haverá diversas desculpas para justificar tal fato. Ideias:


"Puts pai... Nem deu! Se tivesse o Enem eu teria passado, foi por um triz só!".


"Ah, mãe! Meu psicológico ficou abalado! Muita mudança... Eu não aguentei!"


"Então pai... No próximo ano eu passo, não se preocupa! Não vai ter fraude que me detone."


É impossível não segurar o meu pessimismo... Mas sempre há esperanças! Boa sorte para nós!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Veja as carreiras mais concorridas da Fuvest 2010

Finalmente alguma coisa que não seja a respeito do Enem. Saiu nessa segunda-feira, dia 5, a lista com o top top da Fuvest 2010.


A carreira mais concorrida é para Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Masculino), seguida de Medicina e Publicidade e Propaganda.


Veja o Top 12 da Fuvest esse ano.


A relação completa de candidato/vaga será divulgada depois dos resultados das provas específicas de música e artes plásticas, que serão realizadas entre os dias 11 e 16 de outubro.

domingo, 4 de outubro de 2009

As Metamorfoses da Vida


Você também sente como se sua vida estivesse parada, à espera do fim dessa fase? Sentiu como se toda a sua vida dependesse disso, daqui para o futuro? Sentiu também que uma escolha sua agora pode mudar sua vida?

Antes: você no colégio, sua vida seguindo tranquilamente com conflitos existenciais da adolescência, vivendo paixões arrebatadoras, saindo com amigos, tendo vida com a família, colando nas provas...

Hoje: você enfiado em uma sala, tentando absorver o máximo e o impossível do conteúdo, estudando como um condenado (ou pelo menos fingindo que está), tirando dúvidas de matérias que você abomina, mas que sabe que sem elas você não passará. Ah, e claro, sem vida social.

E dá para fugir dessa fase? Sim, sempre há uma saída. Você pode largar os livros, virar hippie, montar uma barraquinha de artesanato em uma feirinha e sobreviver disso. Mas, se você não leva jeito para os negócios e muito menos para essa vida alternativa, sinto lhe informar: Não há saída.

Às vezes a única vontade que tenho é abandonar tudo isso e dormir o dia inteiro, esperando que meus pais me aceitem dessa maneira e não impliquem com o fato de eles me sustentarem o resto da vida. Dormir, dormir, dormir! Provavelmente eles me aceitariam, mas minha vida seria repleta de restrições. Viveria como uma adolescente aos 45 anos, precisando da grana dos meus pais e tudo o mais. "Isso até que não seria tão ruim", pensou o meu cérebro cansado às 5:00 da manhã de uma segunda-feira qualquer.

Óbvio que o meu juízo às cinco horas da manhã, ao acordar para ir ao cursinho, não é dos melhores. Hoje eu já me conformo com a ideia de que essa fase é passageira e que em breve esses delírios insanos de uma vestibulanda neurótica serão deixados para trás, virando apenas doces lembranças.

Sei que estamos hibernando nesse momento... São momentos de inverno, mas o verão logo virá.


sábado, 3 de outubro de 2009

Aulas Online Semanais


Eu já mostrei pra vocês algumas das aulas do site do G1. Mas para aqueles que não se lembram ou não chegaram a ler sobre isso por aqui, volto a falar:

O site do G1 tem videozinhos curtinhos, sobre os principais temas dos vestibulares, de todas as matérias. Esses videos são apresentados por professores de cursinhos e servem para dar aquela geral no assunto ou, se você ainda vai estudá-lo, serve como uma introdução ao tema.

Quem estiver a fim, é só dar uma olhada.

Essa semana os temas foram:
• China
• Revoluções Burguesas
• Fontes alternativas de energia
• Trajetórias abertas e fechadas
• Diferenças fundamentais entre “Memórias de um sargento de milícias” e “Iracema”
• Present Perfect

Veja como seria seu desempenho no Enem

Paulo Saldaña, ESPECIAL PARA O ESTADO DE S. PAULO

São Paulo - Alunos que fizerem a prova anulada do Enem poderão saber seu desempenho segundo o modelo de correção que será utlizado pelo Inep, órgão responsável pelo exame. O grupo de ensino COC irá corrigir a prova com um software similar ao utilizado pelo Inep, baseado na Teoria da Resposta ao Item (TRI). A correção vai calcular a provável pontuação alcançada pelo candidato, que ainda poderá comparar a sua classificação em porcentagem em relação a outros candidatos. Basta que o vestibulando entre no portal http://www.boletimenem.com.br/ (disponível a partir de domingo) e anote suas respostas.


Para quem estiver a fim, a proposta parece interessante. É... Eu já estou cansada de ver e ouvir falar sobre essa porcaria. Minha revolta é tamanha que nem sei ainda se farei esse Enem. Se não contar para a Fuvest, as probabilidades de eu ficar em casa estudando em vez de fazer essa prova serão enormes.

Mas, para quem ainda tem esperanças (e principalmente paciência), a proposta do COC é bastante útil para ir se familiarizando com esse novo sistema de pontuação.

Leiam a matéria completa.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Unicamp: Se o prazo for cumprido usará o Enem.

O site do Estadão divulgou uma matéria sobre como a Unicamp procederá a respeito dos prazos. E ela apenas aceitará o exame se o Inep cumprir o cronograma de entrega dos resultados.

Assim fica difícil, ? É mais do que óbvio que não conseguirão cumprir o prazo. O Enem será feito só daqui a 45 dias. Nem se o Ministério trabalhasse dia e noite conseguiriam concretizar tal tarefa hercúlea.

Eu não sei se esses caras perceberam, mas nós, os estudantes, é que fomos prejudicados. São nessas horas que falta um pouco de senso humanitário. Quais serão os motivos para não ocorrer a flexibilização dos prazos? Serão apenas rixas políticas? Gastos além do previsto? Bem... Se nós já iremos pagar mais de R$30 mi para a impressão das novas provas (e especula-se que tudo isso não passou de uma sabotagem contra o Ministério), que gastem um pouco mais então em prol de nossas garantias.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Faça o download da prova fraudada do Enem

Ótimo! Saiu. O Ministério divulgou agora à noite a prova que seria aplicada nesse final de semana. Sei lá... Dá até uma dor no coração imaginar o transtorno que isso causará na nossa vida de vestibulando.

Mas, dos males o menor. Pelo menos vamos ver o nível da prova e ter uma noção de como estará a nova, preparada para novembro, provavelmente.

Façam o download das provas.

A fala da USP sobre o Enem

Comunicado da Universidade de São Paulo (USP) sobre o ENEM
Assessoria de Imprensa da Reitoria
01/10/2009 17:13

Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP

Em razão do adiamento da prova do ENEM, a Pró-Reitoria de Graduação e a FUVEST comunicam que estão em contato com o INEP para verificar a possibilidade de compatibilização dos calendários, com o intuito de avaliar se o uso da nota do ENEM será viável no Vestibular FUVEST 2010. Ressalte-se que os candidatos serão informados antecipadamente caso haja qualquer alteração.

São Paulo, 1º de outubro de 2009.

Lá se foram nosso queridos pontinhos a mais...

E Agora, Haddad?







Pois é. E agora, Haddad?


Esse exame era sua prova de fogo no Ministério, não era? Manobra política, insistentemente anunciada já para esse ano. Claro, porque as mudanças deveriam ocorrer antes das próximas eleições. Mas, uma obra dessa magnitude não foi bem estruturada. O Enem esse ano seria revolucionário, um marco na Educação, diriam os envolvidos em sua mudança. Disseram, aliás, que substituir ou influenciar os vestibulares de quase 1.500 universidades do País não seria tarefa fácil e, realmente, não foi.


O Enem está cancelado. O recado do nosso querido Ministro é que simplesmente aproveitemos essas próximas semanas para estudar mais. O problema é que teoricamente, para esse final de semana já estava tudo esquematizado em nossas mentes. Não só nelas, diga-se de passagem.


Imaginem o quanto o Governo não gastará novamente em logística para remarcar esse exame e na impressão das novas provas? Só para ilustrar o fato: Hoje passei em uma livraria para comprar um Guia do Estudante. O caixa, em uma tentativa de puxar assunto, me perguntou se iria fazer o Enem. Repondi a ele que não, já que este foi cancelado. Surpreso, a única coisa que me respondeu foi: "Puts, cancelaram uma prova que eu iria ter na 'facu' porque iam usar o prédio para o Enem, e agora?". O aluguel das instalações para uma nova data também sairá do nosso bolso.


E agora, Haddad? Nossas vidas não giram unicamente em torno do Enem! Muitos de nós irão fazer também outras provas e como serão conciliadas as datas? E outra! O Enem também serviria de bônus para a Fuvest, por exemplo. Como serão atribuídos tais bônus ainda na primeira fase?


Não querendo ser fatalista, mas esse ano foi escolhido como "O Ano" para os vestibulandos pirarem! O antigo Enem deixará saudades. Podia até ser um pouco modesto e ingênuo, mas o bicho-papão que é essa nova prova já está assustando a muitos de nós. Além de abalados psicologicamente, nós estamos agora também em uma corda bamba.


Enquanto isso, no mundo da malacagem, o ser que tentou vender essas provas ao jornal "O Estado de São Paulo", este ser com contagiante inteligência (se fosse para vender, tivesse vendido em uma rede de cursinhos, oras!), conseguiu mudar o final de semana de mais de 4 milhões de brasileiros. Além de bancar o malandro, de quebra deu uma de "Sr. do Destino"


Parabéns cara!



PS: Segundo esse portal de notícias, a prova do Enem que não foi aplicada poderá virar um simulado.

 
BlogBlogs.Com.Br