segunda-feira, 7 de setembro de 2009

As melhores universidades

Saiu esses dias atrás o ranking das instituições de Ensino avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Não são todos os cursos avaliados, nem são todas as instituições que participam e não são todos os alunos que comparecem ao exame (a pesquisa é feita por amostragem e fora isso há muito boicote). Depois de tantos "nem todos", esse exame cheio de exceções pode te "ajudar" a escolher uma universidade que seja boa na sua área. Quer dizer... Assim como toda avaliação, ele tem as suas limitações e os critérios utilizados para classificar as instituições também.


Avaliar a qualidade de um curso só com base em uma avaliação que pode ser boicotada (justamente por não utilizar critérios de avaliação corretos) é ridículo. Porém, é essa avaliação que nós temos para ter um panorama geral da situação da sua graduação. Meu curso não está na lista, nem a universidade que eu pretendo fazer (USP).

.
Houve outra avaliação também, só que esta em escala global. A USP ficou em 38°, a Unicamp em 115°. As outras instituições brasileiras citadas entre as 300 primeiras são: Universidade Federal de Santa Catarina (134ª), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (152ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (196ª), Universidade de Brasília (204ª), Universidade Federal de Minas Gerais (241ª) e Universidade Estadual Paulista (269ª).
.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br