quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Extra! Extra! Enem informa:

Oi gente! Vim aqui excepcionalmente hoje para falar sobre um informe divulgado pelo Inep a respeito dos locais de prova do Enem. É possível mudar o seu local de prova, PORÉM, como os casos estão sendo analisados um a um, será visto principalmente se o candidato irá fazer em outra cidade. Ou seja, não adianta você querer fazer em um local mais próximo de sua casa, por comodidade, se você fará em outro bairro a prova.

A prioridade são para maiores distâncias. Existem candidatos que irão fazer a até 200km de distância de sua casa. Esses serão transferidos e se você é um deles, você tem até às 12h do dia 1º (amanhã) para enviar sua solicitação de realocação.

Veja mais informações aqui.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Links que te ajudarão para o Enem


Contagem regressiva para o Enem: Falta 1 semana.

Segue abaixo um apanhado geral de links com conteúdo interessante:

• Veja o que cai na prova de matemática do Enem: O Guia do Estudante perguntou a um professor de matemática quais os assuntos prováveis que poderão estar na prova. Falta uma semana e dá tempo ainda de revisar algumas fórmulas.

Reportagem do SPTV sobre polímeros voltada ao vestibular: O vídeo explica o processo de reciclagem dos polímeros com um professor de química falando sobre os conceitos do assunto.

Infográfico mostrando o caminho do petróleo no Pré-Sal: do início ao fim do processo. É bonitinha a animação. haha

• Só para variar, mais um link com conteúdo de História!: G1 conta a História. Não é porque eu sou sacana com o pessoal de Bio-Exatas, mas é que geralmente chegam a mim mais links de Humanas, porque meu curso será dessa área. Quem for de Bio-Exatas e tiver um link legal, manda pra gente, ok?

Ahá! Achei um link de matemática que eu tinha guardado aqui! Esse site é um site de Cálculo, de um curso da Usp, ao qual não me lembro, mas tem quase tudo sobre Cálculo; o Danilo, um amigo que tem essa matéria lá na Usp, passou pra mim. Para quem gosta, bom divertimento: é interativo.

Na próxima sexta-feira, esse mesmo horário, provavelmente muitos de vocês estarão arrumando suas coisas para a prova. Claro, porque vocês são prevenidos e não deixarão para arrumar a mochila com o lanche e o estojo na última hora. Claro, porque vocês sabem que a prova pode ser longe de sua casa. Claro, porque tudo que tem a chance de dar errado, dá errado. Mas, sejamos otimistas. Tudo dará certo. (Sei que estou falando isso para vocês, mas eu sou a pessoa que mais se atrasa nesse mundo... Chegar no horário vai ser um desafio para mim. HAHA)

Amanhã tenho simulado, mas queria aproveitar esse fim de semana para ver mais alguns filmes que estão parados aqui em casa. Como são todos sobre o mesmo assunto (2ª Guerra Mundial), eu deixo para fazer um post sobre eles, tudo de uma vez.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Resposta: Preenchimento da inscrição para Unicamp

Bom, respondendo à questão feita pela Maressa, quanto a obrigatoriedade ou não de colocar uma segunda opção de curso na inscrição:

Não... Não é obrigatório... Nem a Unicamp, nem a Fuvest e qualquer outro vestibular que tenha mais de uma opção para o candidato. O fato é que, se você colocar, haverá chances de você ser convocada, caso não passe na primeira opção e isso pode ser uma boa. Vários cursos apresentam horários diferentes para a graduação. Se o seu curso tiver outro horário, preencha a 2ª opção com esse curso. Vale a pena também verificar se há além do seu curso, mais algum que te agrade na área.

Como me falaram hoje, lá no cursinho quando fiz a pergunta, "é melhor se arrepender do que você fez do que se arrepender do que não se fez".

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Responsável pelo Novo Enem fala sobre a prova

Essa vocês precisam ler... O Estadão divulgou no site do jornal uma entrevista com o responsável pelas mudanças no Enem, Reynaldo Fernandes, presidente do Inep.

O destaque vai para a afirmação canalha que o entrevistado fez: "Melhor chutar do que deixar em branco". Ah, bom saber sr. Reynaldo. Segundo ele, o sistema super inteligente de estatísticas que irá corrigir a prova identificará os "chutadores" de acordo com a quantidade de acertos. Se o cara acertar uma quantidade X de questões do nível difícil e o sistema "julgar" que foi sorte o acerto, a nota será menor do que a de um cara que acertar várias difíceis.

Bom, então eu, uma reles mortal, que não tem pretensões de gabaritar justamente por saber que não tem poderes para tanto, se quiser me esforçar em uma questão difícil e, por um milagre (ou mais provavelmente por fruto do meu mérito), acertá-la, não terei minha nota integral na questão "porque as outras eu tive que chutar".

Eu posso ser agora um pouco rígida e conservadora com essa opinião, mas um sistema que segrega os candidatos desse jeito não nos levará a lugar algum. Eu não acho certo chutar, mas eu não tiro o mérito do cara que o fez e obteve êxito! Quantos e quantos chutam e não têm essa sorte? O vestibular sempre foi uma loteria. A ideia de acabar com isso assusta quem está entre a cruz e a espada nesse momento.

Não me julgo uma pessoa medíocre. Medíocre é o sistema de ensino que me formou. Medíocre é o Estado, que faz os estudantes lutarem de forma selvagem por uma vaga em uma universidade pública. Hoje sou obrigada a frequentar um cursinho e sei que muitos não têm essa oportunidade. Esse novo Enem aprovará quem sempre teve uma educação de qualidade, ou seja, a elite. Eles conseguirão acertar as questões difíceis, enquanto isso, nós, os "pseudo-chutadores", seremos recriminados por essa atitude.

Acredito que esse meu descontentamento venha do fato de que nós somos os primeiros a experimentar o novo sistema. Talvez nem seja tão ruim assim... Talvez nos favoreça, no final das contas... Talvez mesmo chutando, seja preferível conseguir algum pontinho com as questões difíceis. Talvez seja neurose minha... Talvez... Talvez...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Veja o Local de Prova do Enem!


Já foi liberado pelo Inep o local onde faremos o Enem. Provavelmente ainda chegará a nossos lares a doce correspondência do Governo. Mas, para saciar sua curiosidade, você já pode fazer a consulta do local pelo próprio site do Inep.


O exame acontece nos dias 3 e 4 de outubro e, apesar de já terem divulgado uma amostra das questões, a prova ainda é uma incógnica. Ninguém sabe bem ao certo como será a contagem dos pontos, já que o Inep prometeu um aplicar esse ano um "sistema antichute", que diferenciará o peso das questões na nota final, dependendo de seu nível de dificuldade.

Resta a nós, cobaias, descobrir como isso será feito.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Esse ano promete: Veja o que da História é comemorado!


2009?
.
.
Hum... Isso me cheira a aniversários. Eu tenho o objetivo de listar até o vestibular todos os aniversários de datas importantes que comemoramos nesse ano. Maldito ano! Tudo faz aniversário nele! Só para vocês sentirem o nível de responsabilidade desse ano, alguns aniversários que eu consigo me lembrar agora (Cliquem nos links para saberem mais sobre os assuntos - links especiais):




O Homem na Lua (1969) - 40 anos (de quebra esse ano é comemorado o Ano da Astronomia)



Quebra da Bolsa de NY (1929) - 80 anos (aniversário comemorado com outra crise)




Ah e claro, o aniversário da 2ª Grande Guerra Mundial (1939). Bem, mas para esse eu prometo um especial com filmes, matérias relacionadas e muito mais, aguardem.

Além disso, como disse nosso 'companheiro' Presidente Lula, esse ano é o ano de nossa 2ª Independência. Não você não está louco. A metáfora utilizada remete às descobertas do Pré-Sal, ou seja, questão certa no vestibular porque relaciona tanto conceitos geológicos quanto a questão do controle estatal da exploração, que está em debate.

Esse é o ano das mudanças nos vestibulares e o ano com recorde de aniversários de datas históricas. É, estamos bem...
.
.
Ps: Comentem sobre as datas e aproveitem para lembrar o que mais é comemorado, para o post ser constantemente atualizado, ok?

sábado, 19 de setembro de 2009

Reta Final: Aproveitem os Simulados!


Estou sabendo de 2 simulados, modelos Fuvest dessa vez, que acontecerão em breve.


Um deles é o Fuvestão, do Objetivo. Aquela mesma história... Prêmios para os melhores colocados etc etc. Mas, simulado serve mesmo para você treinar e não para ganhar um carro. Aliás, você conhece alguma pessoa que ganhou os prêmios dos simulados passados? Pois é. Bom, ele rola no dia 18 de outubro e estou avisando já agora para vocês não esquecerem.


Outro simulado é o do Etapa. Você pode escolher entre os dias 27 e 30 de setembro para fazê-lo. Ainda dá tempo de se inscrever e não está claro qual o modelo, mas devem ser as clássicas 90 questões, porque está escrito "Prova de Conhecimentos Gerais".


Quem souber de mais algum simulado, dá um toque aqui, para divulgar, ok?


E o Enem está aí, gente? Como o tempo passa rápido! Daqui a quase 2 meses já é a Fuvest. =O

Por isso, achei um material muito legal para vocês se prepararem ainda mais. No site do Kotonette vocês podem baixar um Guia repleto de dicas de como se preparar para o Enem. Deem uma olhada, afinal, qualquer dica é válida.

De volta! Dica de filme: "A Onda"

Finalmente deu tudo certo e estou de volta. Incrível! É na falta da internet que percebemos o quanto ela é importante. Somos seres dependentes de máquinas. A 3ª Revolução Industrial, processo que se iniciou após a 2ª Guerra Mundial , efetiva-se a cada dia. (sim, já depois da 2ª G.M.... Eu também pensava que fosse coisa das décadas de 70/80, mas hoje um professor de Geografia confirmou a data).

Bom, o ser humano, pelo visto, nunca será autossuficiente. Somos dependentes do capital e das relações sociais. Daqui a pouco precisaremos de um robô para limpar nosso "bumbum" no banheiro. Enquanto ainda conseguimos fazer isso sozinhos, vamos aproveitar o lado bom da tecnologia.

Por exemplo, baixar filmes! =D
Claro, voltando a questão de não-apologia ao crime. Óbvio (cof, cof), é muito melhor comprar o original.

Indicação de filme para o final de semana

"A Onda"

Download

Bem, esse filme retrata passo a passo como construir um regime totalitário. Um professor, na Alemanha de hoje, começa a dar um curso sobre autocracia aos seus alunos e aplica a eles diversas ferramentas que foram utilizadas por Hitler, Mussolini para a sustentação de seus regimes. O incrível é que, como é mostrado em um ambiente atual, exterior a ambientes Históricos, o filme torna-se assustador. Assustador porque, aparentemente, coisas que parecem banais e que são incutidas em um grupo podem gerar conflitos irracionais.

Puxa, vocês precisarão ver o filme para sentir isso! Vale a pena... E não é pesado para baixar... o arquivo é divido em 3 partes e tem +/- 300mb.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

À Espera de Um Milagre...

Só um milagre mesmo para fazer com que eu volte a postar no final de semana. O ruim de ser uma leiga em hardware é que quando quebra algo, nem manual de instrução serve para alguma coisa...



Estou no cursinho, é intervalo e depois terei aula de Geografia. Vi um filme ontem muito bom, "A Onda". Prometo fazer um post especial sobre ele, porque merece.



Bem, é isso. Bom estudo para vocês... Em breve mais notícias sobre o estado de saúde do meu pc.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Esclarecimentos

Oi gente! Pois é... Não abandonei o Neurose! Minha placa de rede queimou e estou sem internet! Por isso, vim aqui esclarecer que essa semana estarei de recesso. Acho que no próximo fim de semana voltarei a rotina normal.

Doug, quanto a parceria, prometo falar com você com mais tempo, quando tudo voltar ao normal! Adorei o seu blog! =D

Bem... ficar sem internet é um tédio... O jeito é aproveitar e continuar estudando. Aproveitem para dar uma olhada nos links sugeridos aqui pelo blog!

Até mais!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fim de Semana: O que fazer?

No meu caso, sábado ir a aula do cursinho e, excepcionalmente, nesse final de semana, fazer simulado. Na verdade não é raro eu fazer isso nos fins de semana, mas é que já estou saturada de simulados com o novo modelo do Enem. Tudo bem que nunca é demais... Mas já estou sentindo falta dos simulados modelo Fuvest.

Final de semana, teoricamente, é o presente semanal do vestibulando. Podemos dizer que é um oásis, depois de cinco dias de sofrimento no deserto dos livros, apostilas, cadernos... Infelizmente, assim como muitos oásis, estes não passam de delírios de nossa mente insana. O que deveria ser descanso, torna-se mais e mais estudo.

Para muitos, principalmente aqueles que também trabalham, é o único tempo livre para se dedicar. E para esses, muitas vezes além do cansaço, há a sensação de que nem sempre o tempo empenhado foi o suficiente. Por isso, é hora de parar e reparar em um detalhe: Você não é uma máquina.

Se você fosse uma máquina, você não precisaria passar em uma faculdade. Logo, sua condição humana requer cuidados. Principalmente com a sua mente. O desgaste te prejudicará no futuro e o que menos queremos é que esse futuro seja justamente o dia em que você estará sentado na cadeira com a prova do vestibular na sua frente.

Alimente sua mente com variedades. Saia com os amigos, vá ao cinema. Se não curte agitos, fique em casa e coloque em dia os livros da sua lista (aproveitando: resumo e análise do livro 'O Cortiço'), leia o jornal de domingo, veja documentários (ótimo blog para documentários: Best Docs). Fica aí minha dica. Esse final de semana, além dos simulados, vou aproveitar para ver uns filmes que baixei aqui há semanas e que ainda não vi. Se for bom dou um toque a vocês.


Relaxem! Bom pseudo-descanso para vocês!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Veja isso na Veja!


Ah, nunca fui boa com trocadilhos... Bom, colocando a minha incapacidade de lado, descobri um site da revista Veja com muita, mas muita coisa sobre História! Puxa, eu amo esses caras... É o Veja na História, organizado por assuntos como, por exemplo: Israel, II Guerra Mundial, Crash na Bolsa e vários outros.

Nosso dia poderia ter 30h para podermos saborear conteúdos como esses... Mas não! O 'criador', muquirana, deu-nos apenas 24h!HAHA Enfim... Ah! Deve haver uma infinidade de outros sites com material da Veja. Eu conheço mais 2:

Veja - Em Profundidade: Atualidades discutidas com conceitos, reportagens relacionadas etc.

Acervo Digital Veja - Todas as edições da Veja. Da primeira, há 40 anos atrás, até a última, todas disponíveis para leitura e busca.

A Internet é uma ferramenta poderosa... Não deixem de aproveitar o máximo dela.

Notícias, lembretes e afins.

Notícias e Lembretes

Gente! Por favor, atenção! O prazo para inscrições na Fuvest termina amanhã, dia 11/09. Aqueles que gostam de deixar para a última hora, cuidado! Sempre há o risco do site sair do ar ou coisa parecida no último dia... Lei de Murphy, sabe? Pois é.
Outra coisa! As inscrições para a Unesp começaram e vão até dia 8 de outubro. A taxa é de R$ 110,00, mas alunos do último ano da rede pública de São Paulo pagarão o valor de R$ 27,50. São 6.394 vagas em 153 opções de cursos oferecidos em 18 cidades.

Sobre Orientação Profissional

O site da Folha fez uma reportagem sobre Orientação Profissional (a antiga Orientação Vocacional) com informações sobre onde procurar ajuda. Há consultas pagas (e caras) e outras gratuitas. Dê uma olhada caso ainda esteja perdido na sua escolha!

Falando ainda em Orientação Profissional, para quem não é do estado de São Paulo, há no site do Guia do Estudante uma relação por estados de onde é possivel conseguir ajuda sobre isso. A relação é bem completa, ou seja, mesmo que você seja do Acre (não desmerecendo o Acre, pois eu sei que ele existe!), acredite, também há orientação lá! [correção: só agora eu confirmei, no estado do Acre não foram encontrados registros]. HAHA

Bom, por hoje é só.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mais uma série de reportagens!

Bom, que nós temos curiosidade para saber como nossos concorrentes estão se preparando, isso eu não tenho dúvida! Inventaram um BBB do Vestibular agora... O SPTV irá acompanhar de perto a rotina de quatro vestibulandos na luta por uma vaga em uma universidade pública.

Haha... Como será que eles escolheram esses estudantes? No Uni-duni-tê? Enfim... É interessante acompanhar para ter uma noção do que está acontecendo, porque além de falarem sobre a rotina de estudos desses caras, o SPTV irá dar dicas e novidades sobre os vestibulares desse ano!

Vejam aí!Parece que vai ter toda semana!

Ps: Uma das minhas profs aparece no vídeo, a Lu do Objetivo! [/momento merchan]

Dúvidas? Medos? Desespero? Veja essa série de reportagens!

Com sugestão da Fernanda Vilela, uma vestibulanda que assim como nós está passando por essa fase "empolgante", coloco aqui uma série de reportagens que foi feita pelo Jornal Hoje, da Globo. Puxa, vi todos os vídeos e valeu a pena! Aquela história de ficar acordada com o café, o problema para memorizar os conteúdos, a dificuldade de escolher uma carreira, tudo isso tratado de forma rápida e direta por esses vídeos especiais! Deem uma olhada e não deixem de passar no site do Jornal Hoje para fazer um teste sobre a qualidade do seu sono!

A Dificuldade de Escolher a Carreira Certa



Teste vocacional auxilia na escolha profissional



Especialistas ensinam técnicas para a memória



Vejam os outros na página do Jornal Hoje! (Não foi preguiça não! Não coloquei porque o código para postar não pareceu nos outros 2!) =/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dicas de quem passou em 1° lugar!

O Guia do Estudante entrevistou um estudante que passou em 1° lugar em Medicina na USP. Eu sempre leio essas entrevistas mais para ver que ainda há luz no fim do tunel. O site do Etapa (cliquem em "Dicas de Estudantes", no menu) também tem uma área destinada a entrevista com pessoas que passaram em cursos concorridos, como Medicina, Direito, Engenharia, entre outros.

O bom de ler essas entrevistas é ver as dicas de quem já passou por isso. O ruim é ver coisas do tipo: "não saia, estudava 12 horas por dia fora o cursinho e engordei 15kg". Falando em engordar, vocês já viram um vídeo no Youtube que mostra o Hitler querendo passar em Medicina? Claro, é uma montagem, mas é muito bom! Bom é apelido, na verdade, é hilário!



Ah aproveitem o finalzinho do feriado para relaxar e curtir o dia... Leiam um livro, vejam um filme, porque amanhã começa tudo de novo! \o/

Ps: Finalmente criei coragem e fiz minha inscrição pro vestibular! Ae!!! Fiquem de olho nas suas datas também, ok?

As melhores universidades

Saiu esses dias atrás o ranking das instituições de Ensino avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Não são todos os cursos avaliados, nem são todas as instituições que participam e não são todos os alunos que comparecem ao exame (a pesquisa é feita por amostragem e fora isso há muito boicote). Depois de tantos "nem todos", esse exame cheio de exceções pode te "ajudar" a escolher uma universidade que seja boa na sua área. Quer dizer... Assim como toda avaliação, ele tem as suas limitações e os critérios utilizados para classificar as instituições também.


Avaliar a qualidade de um curso só com base em uma avaliação que pode ser boicotada (justamente por não utilizar critérios de avaliação corretos) é ridículo. Porém, é essa avaliação que nós temos para ter um panorama geral da situação da sua graduação. Meu curso não está na lista, nem a universidade que eu pretendo fazer (USP).

.
Houve outra avaliação também, só que esta em escala global. A USP ficou em 38°, a Unicamp em 115°. As outras instituições brasileiras citadas entre as 300 primeiras são: Universidade Federal de Santa Catarina (134ª), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (152ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (196ª), Universidade de Brasília (204ª), Universidade Federal de Minas Gerais (241ª) e Universidade Estadual Paulista (269ª).
.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Desabafo: De vestibulanda para vestibulandos

"Oi, meu nome é Carolina e eu sou uma vestibulanda". Tal como em uma reunião do A.A., a apresentação é necessária. A proposta do blog muitos já conhecem: divulgar materiais que sejam úteis para o vestibular. Ok. Mas, como eu disse, também sou uma de vocês.

As aflições, os medos, as alegrias... Aqui não é uma reunião do A.A., mas às vezes o teor do conteúdo dos posts vira uma espécie de guia de auto-ajuda. Vejam vocês o ocorrido: Voltamos das férias com um pique enorme, não é mesmo? Puxa... Tudo lindo, "nós vamos passar", "vou estudar muito esse semestre", "acho que agora vai, hein!". Até que, de repente, surge a prostração.

Véspera de inscrições. Hoje é dia 4 e ainda não tive "disposição" (na verdade, coragem) de fazer minha inscrição para a Fuvest. Claro, uma hora vou fazê-la (de preferência antes do dia 11, HAHA).

O nosso problema é que a cada dia temos que vencer uma batalha. Não é fácil pegar e estudar as matérias do dia ou separar as suas horinhas de estudo. Na verdade, é um saco! Se você, nerd ou dedicado, consegue ter disciplina, parabéns! Mas, saiba que você é raro! Portanto, você, que é desleixado, não tem uma rotina certa, parabéns também! Você não está sozinho!

É isso ae galera, como diriam nas reuniões do A.A: "mais um dia".

Ps: O que vestibulando tem a ver com o A.A? Sei lá... A relação foi abstrata, mas garanto que eu estava sóbria ao escrever o post. :B

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O café e o vestibular


Menos de 1 mês e já quase 2.000 acessos. Bom, imagino que isso para algumas pessoas não seja nada, mas para um blog com um projeto despretensioso é um incentivo e tanto!

Encontrar outros desesperados, assim como eu, faz com que a maratona de estudos seja encarada não como um castigo, mas apenas como uma fase a que muitos também estão sujeitos.

Claro, o castigo existe. Encarar essa tortura para conseguir passar no vestibular é complicado. Ainda mais quando existem tantos obstáculos: a tentação do sofá à tarde, o msn e o orkut, a curtição com a galera, a televisão, o cachorro e claro, sua própria preguiça.

Para superar a preguiça e aumentar a concentração, a saída, para muitos, é o café. Eu odiava café. Sempre fui daquele tipo de pessoa que bebia no "café" da manhã leite com achocolatado. Tudo mudou esse ano. E olha, isso é fato entre os vestibulandos. Você que ainda não aderiu ao café, cuidado! Seu dia está chegando... Cedo ou tarde você cederá em troca da tão sonhada concentração (ou o simples fato de estar acordado) durante os estudos.

Mas, não exagere. Os especialistas dizem que mais de 4 xícaras de café é o suficiente para te deixar pirado. Seus níveis de concentração diminuem e os de estresse aumentam, ou seja, o tiro sai pela culatra.

O que nós não fazemos pelo bendito vestibular?



Para não perder o post:

- Cursinho da Poli faz nesse fim de semana (6 e 7 de setembro) simulado aberto do novo Enem. Vagas limitadas, mais informações no site http://www.cursinhodapoli.org.br/

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um dia a menos para o vestibular

Sem pânico! Não querendo te assustar, mas o dia está chegando!

Anteriormente já havia divulgado uma lista geral com as datas dos principais vestibulares do país e um link para busca para quem for prestar em outras universidades. Hoje, terça-feira (01/08) começaram as inscrições para Unifesp, UFSCar, e provavelmente todas as outras federais, só que é necessário confirmar as datas das demais. Cliquem nos links das postagens ai em cima e deem uma olhada, ok?

Lembrando: Fuvest com inscrições abertas até dia 11 de setembro e Unicamp até dia 6 de outubro. Eu entrei no site, estava realmente disposta a me inscrever... Mas, deu preguiça. Na verdade acho que é a tensão e a responsabilidade, afinal, a inscrição pela internet faz com que só você seja o culpado por algum dado incorreto, ou sei lá! Eu, que sou pouco neurótica, nem penso nisso, óbvio. HAHA

É isso aí galera. Está chegando a data do abate. Não que nós sejamos vacas... Talvez bezerros prestes a desmamarem. [metáfora escrota :D]
 
BlogBlogs.Com.Br