quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seu maior problema é a redação?


Teremos no Neurose um especial sobre Redação. Diversos assuntos ligados à redação serão abordados nos posts: como ter coerência e coesão nos seus textos, como fazer uma boa dissertação, elaboração de cartas etc etc.

Vamos fazer uma breve introdução ao assunto. Escrever sempre foi o seu pior pesadelo? Bom, se era, agora não é mais. Seu pior pesadelo hoje é o vestibular, tenho quase certeza. Por isso, é hora de superar traumas e colocar a cabeça para funcionar na hora da redação, porque o peso dela nas notas está cada vez maior. A relevância da redação nas notas está no fato de que, com ela, várias competências do aluno podem ser analisadas ao mesmo tempo.

"O cara sabe organizar as ideias? Ele domina a língua? É capaz de convencer a gente a admiti-lo na nossa faculdade?". A redação é isso. Os corretores querem responder a essas questões quando leem nosso texto.

Não se estresse quanto a nova ortografia. Você tem até 2012 para escrever do jeito antigo. Se você tem dificuldade, deixe as mudanças de lado e concentre-se apenas no desenvolvimento do seu texto, se não você pode acabar se distraindo durante a prova e perder muito tempo com algo que ainda não é obrigatório.

Bom, acompanhe as dicas aqui e treine. Se você não tem um professor para mostrar suas redações, mostre a outra pessoa, como um amigo, seus pais etc. Geralmente, mesmo relendo várias vezes nossos textos, nós não conseguimos identificar alguns erros. Alguém de fora poderá ver isso e te dar um toque. Uma coisa que pode te ajudar também é acompanhar o site do Uol Vestibular e ficar atento aos temas de redação propostos, pois eles corrigem os textos enviados e dão conselhos para melhorá-lo.

Última coisa: tenho certeza que você já sabe disso, mas só para lembrá-lo. Leia! Leia tudo... Jornais, revistas, livros. Assim, será muito mais fácil dominar a escrita.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br