sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mudanças - Unesp

Já deu para reparar que esse ano os caras resolveram mudar tudo nos vestibulares do país. Pra ninguém ficar perdido, segue um quadro divulgado pelo Portal UNESP sobre o novo formato do vestibular deles...

Mas olha, sem neurose, ok? As mudanças parecem ser muitas olhando pro quadro, mas é basicamente: Mais questões na 1ª fase e uma 2ª fase com todas as disciplinas.


Como era

Como fica

Vestibular em fase única, aplicado a todos os candidatos em três dias seguidos.

Vestibular em duas fases, realizado em três dias. A primeira fase é eliminatória.

Primeiro dia: Prova de Conhecimentos Gerais, composta de 84 questões de múltipla escolha para medir conhecimentos de Geografia, História, Língua Estrangeira - Inglês ou Francês -, Matemática, Física, Química e Biologia.

Primeira fase: Prova de Conhecimentos Gerais. Serão 90 testes de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Serão 30 questões para Linguagens, códigos e suas tecnologias. Esta prova avalia conhecimentos de Línguas Portuguesa e Inglesa, Educação Física e Artes.

30 questões para Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias para avaliar conhecimentos de Biologia, Física, Química e Matemática.

30 questões para Ciências Humanas e suas tecnologias, destinadas a averiguar conhecimentos de História, Geografia e Filosofia.

Segunda dia: Prova de Conhecimentos Específicos, composta de 25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso – Ciências Exatas, Ciências Biológicas ou Humanidades).

Segunda fase: A Prova de Conhecimentos Específicos e de Redação será composta de 36 questões discursivas, sendo 12 de Linguagens, códigos e suas tecnologias; 12 de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; 12 de Ciências Humanas e suas tecnologias. Será realizada em dois dias, sendo 24 questões no primeiro, e 12 questões mais a Redação no segundo.

Terceiro dia: Língua Portuguesa, com 10 questões dissertativas e uma redação.

Duração de cada dia de prova: 4 horas.

Duração de cada dia de prova: 4h30

Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em uma escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa têm peso dois e a de Conhecimentos Gerais, peso um. Para os cursos com provas de Habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto Conhecimentos Gerais) e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de Habilidades).

Cálculo da nota final: As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos são avaliadas em uma escala de 0 a 100 pontos. Sendo que Conhecimentos Específicos de 0 a 72 e Redação de 0 a 28, perfazendo uma escala de 0 1 100. Para cursos com provas de Habilidades a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de Habilidades).

Aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de Habilidades).

Aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de Habilidades).

Prova de Habilidades: aplicada aos candidatos dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo de Bauru, Arte-Teatro, Artes Visuais, Educação Artística, Educação Musical e Música.

Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase para os mesmos cursos.

Critérios para desempate: prevalecem, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de Conhecimentos Específicos, de Conhecimentos Gerais (sem considerar a nota do Enem), à Redação (Prova de Língua Portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na Prova de Conhecimentos Específicos da área de opção do candidato.

Critérios para desempate: maior nota na prova de Conhecimentos Gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e maior nota na prova de Redação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br